CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVECARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE
 

 

Alice no país do Quantum
Robert Gilmore

Físicos, Mésons e Política
Ana Maria Ribeiro de Andrade

Os trinta anos que abalaram a Física
George Gamow

Outras resenhas

Envie sua resenha
rae34@uol.com.br


 

Os trinta anos que abalaram a Física
George Gamow
Editora Paperback , 1985

por Alexandre
Barros

O leitor mais desavisado, havido por livros de divulgação científica, pode ao se deparar nas prateleiras de uma livraria com, Thirty Years that Shook Physics - The Story of Quantum Theory (Trinta Anos que Agitaram a Física - A História da Teoria Quântica), de George Gamow (editora Dover, em inglês), achar que está diante de mais um livro de auto ajuda em ciências, mas não, a começar pelo autor, que é um dos mais renomados físicos do século XX. O curioso, é que George Gamow pode não ter seu nome reconhecido pelo grande público, mas sua teoria do nascimento do universo através do Big Bang é extremamente popular.

Mais do que um livro de divulgação científica, Thirty Years that Shook Physics, apresenta informações históricas em conjunto com informações técnicas sobre física quântica. Ai entra um diferencial desse livro, ao contrário de Stephen Hawking, que no prefácio de Uma Breve História do Tempo, relata que seu editor o havia proibido de usar qualquer equação matemática, Gamow não se sente constrangido em carregar o texto com equações, intercaladas por um texto claro e ilustrações de próprio punho. Isso pode assustar o leitor de primeira viagem, mas também causa propagandas apaixonadas em físicos, que tem um texto atraente recheado por informações técnicas sobre física quântica.

Uma outra particularidade, é que os capítulos não estão estruturados em ordem cronológica do surgimento dos conceitos da teoria quântica, mas cada capítulo é dedicado aos principais cientistas que a fizeram, com seus conceitos sendo expostos conforme a vida de cada um. Assim, temos capítulos com títulos como: M. Planck e a Luz Quântica, N. Bohr e as Órbitas Quânticas e P. A. M. Dirac e as Anti-Partículas. Enfim, a física quântica é contada por quem a fez.

Entre os fatos relatados, temos vários depoimentos pessoais de Gamow, afinal de contas, ele foi colega, contemporâneo, e para alguns, até amigo dos pesquisadores citados no texto. E isso fica claro nas dez fotos do arquivo pessoal do autor, onde ele aparece ao lado de Pauli, Einstein, Bohr, além das conferencias de Copenhague de 1930 e 1932.

O curioso, é que muitos fatos históricos que circulam entre os físicos como se fossem lendas são esclarecidos. Como a fantástica fuga de Bohr do regime nazista, ou a influência da cerveja Carlsberg na mecânica quântica.

Ao final, o livro reserva uma surpresa como apêndice. Na conferência de Copenhague de 1932, Niels Bohr em conjunto com seus alunos e colegas, adaptaram e encenaram a peça Fausto para o mundo da física quântica. Nessa parte, o leitor tendo os conhecimentos transmitidos pelo texto certamente irá delirar com as rimas criadas para o peça adaptada. Como amostra do que as mentes criativas dos físicos foram capazes de compor, aqui vão dois trechos:

... My Mass is zero,
My Charge is the same.
You are my hero,
Neutrino's my name. ...

The Neutron has come to be.
Loaded with Mass is he.
Of Charge, forever free.
Pauli, do you agree? ...

Mas porque Fausto ? As disputas entre Deus e Menfisto pelo virtuoso Fausto são perfeitas para mostrar a época conturbada que a física estava vivendo. Onde Deus é interpretado por Niels Bohr, os anjos são Eddington, Jeans e Milne, Menfisto é Pauli e Fausto é Ehrenfest. Durante a peça, o leitor irá se divertir com as situações inusitadas criadas para o mundo das partículas, mas com certeza, os conflitos parodiados foram alvos de calorosas discussões reais.

O copyright do livro é de 1966, e o texto, como o próprio título deixa claro, trata dos trinta primeiros anos da física quântica, dessa forma, o texto vale mais pelo seu relato histórico do que atualizar conceitos. Infelizmente, Thirty Years that Shook Physics, não tem uma tradução para o português, limitando o público somente para os fluentes em inglês. Também o uso de um texto extremamente técnico, onde não há nenhum constrangimento em colocar o desmembramento de equações, limita o público para os que tem fluência em matemática. Outro livro de Gamow, "O Incrível Mundo da Física Moderna", editora Ibrasa, além de ter uma tradução para o português é mais indicado para leigos por tratar da física de forma mais básica.

Thirty Years that Shook Physics, é o típico livro que causa entusiásticas manifestações nos físicos e estudantes de algum curso superior que tenha uma boa carga de física, como engenharia. Mas é aquele livro que irá causar rancor aos leigos de outras áreas, muito provavelmente, um leigo total em física irá se ater somente aos fatos históricos.

Atualizado em 10/05/01
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil