Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Dezembro
2005

Divulgue
seu evento

 

Notícias
03/12/04
Reforma do Judiciário
Juízes apontam problemas na Justiça que estão fora da reforma

Com a recente aprovação da reforma do Judiciário no Senado Federal, medidas que visam a acelerar o andamento de processos que correm na Justiça brasileira devem ser promulgadas nas próximas semanas. Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), da Unicamp, revela a opinião de juízes de primeira e de segunda instância sobre fatores não contemplados na reforma e que, na avaliação deles, seriam os responsáveis pela lentidão da Justiça, dentre eles, a exploração por pessoas, empresas, grupos de interesses e pelo próprio Estado, da morosidade no julgamento de processos. (Leia mais)
02/12/04
Aids
Mídia precisa se engajar na questão durante todo o ano

Seminário Mídia na Luta contra a Aids, que terminou em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, destacou a banalização da doença, a vulnerabilidade social e o papel da mídia enquanto prestadora de serviços. Para Stella Botelho, do Programa Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, as campanhas de saúde e as notícias da mídia não devem se concentrar em períodos específicos para tratar da doença, mas também no restante do ano, quando as ONGs e entidades governamentais continuam se empenhando na prevenção e tratamento da doença. (Leia mais)
01/12/04
Negócios
Incubadoras de empresas avançam no Brasil, mas ainda há obstáculos

Na presidência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) desde outubro do ano passado, José Eduardo Fiates falou à ComCiência sobre os entraves para a criação e consolidação de pequenas empresas no Brasil e qual tem sido o papel das incubadoras de empresas na minimização de obstáculos, o que leva a um aumento anual de cerca de 10% do número de incubadoras no Brasil. (Leia mais)
30/11/04
Fim do acordo nuclear
Alemanha quer investir agora em energia solar e eólica

O Jornal alemão Die Zeit (O Tempo) dedicou na semana passada quase uma página inteira ao cancelamento do acordo nuclear entre o Brasil e a Alemanha. A matéria fez uma apologia aos 3 estados da matéria mostrando que o sólido acordo de cooperação para o desenvolvimento de energia nuclear, estabelecido em 1975 pelo Chanceler Federal alemão Helmut Schmidt e pelo então Presidente do Brasil Ernesto Geisel, passou por um longo período no qual as expectativas iniciais não foram concretizadas e, após quase 30 anos, dissolveu-se. (Leia mais)
29/11/04
Medicina
Pesquisadores Franceses criam anticorpos que podem gerar vacina contra HIV

A revista especializada Immunity publicou, na edição de novembro, um estudo que conseguiu gerar anticorpos capazes de bloquear, em experimentos laboratoriais (in vitro), o vírus HIV, causador da aids. A experiência foi realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa - Instituto Pasteur, de Paris, e pelo Centro Nacional de Pesquisa de Estrasburgo, no nordeste da França. O desenvolvimento de uma possível vacina, no entanto, ainda deve demorar pelo menos mais seis anos. (Leia mais)

Notas

Programa de rádio divulga ciência e tecnologia nacional

A partir do dia 11 de dezembro a rádio Eldorado AM transmitirá aos sábados, às 12h30 - com reprise no mesmo dia às 19h30 e aos domingos às 20h30 -, o programa Pesquisa Brasil, em parceria com a revista Pesquisa FAPESP e com produção do Cotta Hossepian/Escritório de Comunicação. Cada programa contará com uma entrevista com pesquisadores brasileiros a respeito de temas abordados na revista. Um fato científico será destaque por semana e estudos recentes e inovações tecnológicas serão o tema de notícias sobre a caminho do mercado. Memórias científicas comentadas e perguntas respondidas por especialistas também estão previstas. Ouvintes da capital paulista e de cidades a até 100 quilômetros poderão sintonizar o programa na freqüência de 700 kHz, mas também é possível acompanhar pela Direct TV ou pelo site da Rádio Eldorado AM. A jornalista Tatiana Ferraz apresenta o programa, com a participação de Mariluce Moura, diretora de redação da Pesquisa FAPESP.

Eventos relembram a morte dos moradores de rua de SP

A cidade de São Paulo promoveu na última sexta-feira, dia 26 de novembro, dois eventos para relembrar as mortes de moradores de rua do centro da cidade, assassinados enquanto dormiam entre os dias 19 e 22 de agosto deste ano, e exigir a punição dos culpados. Dentre os homens e mulheres atingidos, sete morreram e oito ficaram feridos. Na Câmara Municipal de São Paulo, o evento Viver e Morrer na Cidade de São Paulo: o Massacre no Centro reuniu representantes de cerca de 20 instituições numa mesa-redonda sobre o assunto. À noite, no Pátio do Colégio, no centro da cidade, foi realizado o Ritual de Intervenção & Celebração à Vida, para reunir os chamados Coletivos de Ação Urbana - grupos que desenvolvem atividades artísticas junto aos moradores de rua do centro de São Paulo. Durante o evento foi apresentado o vídeo Carta de Porto Alegre, realizado em março de 2004, pelos moradores de rua que produzem o jornal Boca de Rua, sob coordenação da psicóloga social Janaína Bechler. O vídeo registra imagens da cidade vivida pelas pessoas que habitam o seu espaço público e concretiza uma correspondência entre os moradores de rua de duas diferentes cidades brasileiras: os realizadores do jornal Boca de Rua, de Porto Alegre, e os vendedores da revista Ocas, de São Paulo, que se conheceram durante o III Fórum Social Mundial de 2003.

Ceará inaugura terceira Garagem Digital

A cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, acaba de inaugurar o Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), que faz parte do programa de educação Garagem Digital, voltado para a capacitação de jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas. A iniciativa, da HP Brasil e Fundação Abrinq, prevê o uso de computadores e da Internet para a inclusão digital e social. Essa foi a terceira unidade do NIT no Ceará, o segundo Estado a receber o programa iniciado com duas unidades em São Paulo, em 2001. As duas primeiras garagens cearenses foram instaladas em Beberibe e São Gonçalo do Amarante, em agosto e setembro desse ano. Nas unidades cearenses e paulistas, foram formados cerca de 360 jovens, que depois de 300 horas de aulas lançaram o portal Meninos do Morumbi, o site Escola Estadual Senador Adolfo Gordo e o site Rede de Monitoramento da Criança. Para viabilizar o Garagem Digital, a HP Brasil fornece a tecnologia e o apoio financeiro. A Fundação Abrinq participa como parceira estratégica e o Instituto Centec (Centro de Ensino Tecnológico) como parceiro institucional. E os governos estaduais incluem a iniciativa em seus projetos. A Secretaria de Ciência & Tecnologia do Ceará, por exemplo, já incluiu o programa no Centro Digital do Ceará, que prevê até 2007 a instalação de 87 unidades no Estado. A cidade de Sobral receberá a sua primeira Garagem Digital em dezembro.

Definidas as datas das audiências públicas para o Licenciamento Ambiental do Projeto São Francisco

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), disponibilizou em seu site as datas e os locais de realização das audiências públicas sobre o Projeto de Integração das Bacias do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional. As audiências públicas que serão realizadas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte, são uma convocação à sociedade civil, com o objetivo de debater as problemáticas ambientais levantadas acerca do projeto São Francisco. Após seu término, o Ibama concede a Licença Prévia Ambiental (LPA), uma obrigação legal a qualquer empreendimento ou atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente. Com a concessão da licença, o Governo estará liberado a prosseguir com as obras, dando início ao processo de licitação e posterior execução. O Projeto São Francisco, com obras marcadas para janeiro de 2005, pretende transportar água do São Francisco, através de dois canais artificiais a céu aberto, à região do semi-árido nordestino, também conhecido como "polígono da seca".

Confira aqui as datas e locais das audiências públicas.

Leia também no Radar da Ciência:

Empresa faz parceria para testes com Biodiesel

O biodiesel já é uma realidade brasileira. O produto, que consiste, basicamente, em uma mistura de óleo vegetal como os de soja, milho, dendê, mamona etc. e um reagente que pode ser metanol ou álcool de cana, em diferentes proporções, está sendo testado pela Companhia de Bebidas Ipiranga, fabricante dos produtos Coca-Cola de Ribeirão Preto.

Por Juliana Caliento

Carolina Cantarino, Germana Barata, Simone Pallone,
Elizete Rodrigues e Daniel Chiozzini

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil