Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

Divulgue
seu evento


 


Setor energético ganha curso de jornalismo

Teve início hoje o curso de Extensão em Jornalismo Científico voltado à Energia, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O curso é voltado para jornalistas da região de cobertura da CPFL que concorreram ao prêmio CPFL de Jornalismo em 2004. Ao todo foram selecionados 28 profissionais de jornais, rádios e TVs de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Piracicaba e São Paulo Capital.

Na apresentação, o professor Carlos Vogt, coordenador do Labjor, ressaltou o esforço dos parceiros na criação de um programa voltado para a melhoria da cobertura da área de energia pela imprensa da região. Elaborado a partir do modelo do curso de especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Labjor desde 1999, a proposta da extensão em jornalismo voltado para energia terá duração de quatro meses, com disciplinas voltadas para jornalismo, ciência e tecnologia, com enfoque especial para a o setor energético.

O diretor de comunicação da CPFL, Augusto Rodrigues, destacou a necessidade de colaboração das chefias dos veículos de comunicação, que deverão disponibilizar seus profissionais para o curso, tendo em vista a qualificação dos jornalistas. Para ele, o curso é resultado de uma parceria de sucesso da CPFL com a Unicamp, que deverá resultar em novos projetos no futuro.

A constante abordagem na mídia de questões ligadas à produção e distribuição de energia foi uma das motivações para a elaboração do curso especializado. Segundo o pesquisador Isaías Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético e professor no curso, uma vez que as disciplinas farão uma revisão dos conceitos em energia, deverá facilitar o trabalho dos jornalistas na elaboração de notícias mais precisas sobre o tema.

Luís Cortez, coordenador de relações internacionais da Unicamp, compartilha desta opinião, afirmando que é comum a imprensa incorrer em erros técnicos ou de conceitos, que podem ser evitados e corrigidos a partir da maior compreensão sobre o assunto. Cortez lembra que o episódio do apagão, em 2001, teve ao menos um efeito positivo, que foi conscientizar a população da importância da geração e distribuição de energia para o país, o que se refletiu no aumento da cobertura sobre o tema por parte dos veículos de comunicação.

A abertura do curso contou com a presença dos pró-reitores Daniel Hogan (Pós-Graduação), Rubens Maciel (Extensão e Assuntos Comunitários) e Fernando Ferreira Costa (Pesquisa), do coordenador dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Eduardo Guimarães, do coordenador do Núcleo de Criatividade (Nudecri), Marcelo Knobel e dos professores do curso. O caráter interdisciplinar da iniciativa do curso também foi destacado por Daniel Hogan durante a abertura.

Atualizado em 02/08/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil