Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Agosto
Setembro
Outubro

Novembro

Divulgue
seu evento

 

Notícias
31/08/04
Incentivo
Concurso pretende identificar e preservar patrimônio histórico brasileiro

Promover a identificação de novos bens culturais e a revitalização do patrimônio já existente é o objetivo do concurso "Tesouros do Brasil", promovido pela Fiat em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O concurso destina-se a alunos do ensino fundamental e médio que serão orientados por seus professores. As inscrições vão até o dia 20 de novembro e os quatro melhores trabalhos receberão uma verba de R$ 7 mil para dar início à implantação da proposta de ação de sensibilização da comunidade sobre o patrimônio escolhido. (Leia mais)
30/08/04
Tecnologia
Grafite magnético é produzido de forma mais barata

Físicos brasileiros e uruguaios desenvolveram um novo processo para obtenção de grafite magnético, que desperta interesse nas áreas tecnológicas e biomédicas. O material é alcançado por um processo químico que permite obter quantidades que podem ser vistas a olho nu de carbono magnético estável à temperatura ambiente. O novo processo é resultado da colaboração entre o Departamento de Física da UFSCar e o Instituto de Física da Faculdade de Química da Universidade da República de Montevidéu no Uruguai. O pedido de patente do invento já foi depositado pela UFSCar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). (Leia mais)
27/08/04
Amazônia
Ambientalistas declaram inexistente a polêmica sobre "privatização"

A polêmica sobre a possível privatização de terras públicas na Amazônia continua causando inflamadas manifestações. O boato começou com o protesto de alguns militares e intelectuais brasileiros contra um plano para "privatizar a Amazônia" que o governo brasileiro estaria preparando na forma de um projeto de lei elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o projeto trabalha para evitar a grilagem de terra e qualquer tipo de pretensão em relação à Amazônia que não respeite a soberania. Muitas ONGs e movimentos sociais que atuam na Amazônia também desmentiram o boato de que estariam preocupados ou preparando protestos contra o projeto de lei e declararam, ao contrário, participação ativa na elaboração do projeto de lei. (Leia mais)
27/08/04
Epilepsia
Pesquisadores buscam tratamento com células-tronco maduras
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia encontraram evidências de que o transplante de células-tronco da medula óssea pode ser uma alternativa eficaz no tratamento da epilepsia. Eles conseguiram demonstrar que as células, injetadas na corrente sangüínea de camundongos epilépticos, são capazes de migrar e alojar-se no cérebro dos roedores em quantidades bem maiores que em animais saudáveis. Resta agora saber se as células transplantadas irão recompor neurônios lesados, para então testar a técnica em seres humanos. (Leia mais)
26/08/04
Aqüicultura
Inseminação artificial otimiza produção do camarão cultivado
O Brasil é sexto maior produtor mundial de camarão marinho e o primeiro em produtividade por hectare, alcançando em algumas regiões, cerca de seis toneladas ao ano, enquanto a média mundial não ultrapassa a metade deste valor. Avanços nas técnicas de reprodução do camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis), realizada na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg-RS), possibilitaram o fechamento do ciclo de vida desta espécie em cativeiro, o que poderá representar a independência da captura de estoques selvagens em alto mar e implementar ainda mais a produtividade desta atividade no país. (Leia mais)
25/08/04
Descuido
Injeção de anticoncepcional é vendida com erro na forma de aplicação
Desde a semana passada, a Pfizer está recolhendo dois lotes do anti-concepcional Depo-Provera, num um total de 58 mil unidades do medicamento - 16 mil delas já nas farmácias. Injetável, o produto deve ser aplicado, a cada três meses, no músculo de mulheres que desejam evitar a gravidez. A bula e a caixa informam corretamente como o medicamento deve ser usado. Mas, no corpo da seringa, está indicada a aplicação intravenosa. O diretor-médico da Pfizer, João Fittipaldi, acredita que ''pouquíssimas mulheres venham a tomar o contraceptivo na veia'' já que - pelo menos pela lei - o produto requer prescrição e só deve ser aplicado por um médico ou um farmacêutico. (Leia mais)

Notas

Descoberto menor planeta fora do Sistema Solar

Astrônomos do Observatório Austral Europeu (ESO) identificaram o menor planeta extrasolar entre os mais de 120 já descobertos. Segundo comunicado à imprensa divulgado no último dia 25, a massa do planeta é apenas 14 vezes maior que a terrestre. Por isso, os pesquisadores acreditam que se trata de um planeta telúrico, ou seja, semelhante a Terra, com superfície rochosa. A grande maioria dos planetas fora do Sistema Solar descobertos até hoje é de gigantes gasosos. Esse é o segundo planeta encontrado ao redor da estrela Mu Arae, a 50 anos luz da Terra, e leva nove dias e meio para completar sua órbita. O outro, do tamanho de Júpiter, faz a rotação em 650 dias. O estudo completo foi submetido para publicação na revista "Astronomy and Astrophysics".

Rede eletrônica ibero-americana reúne informações de C,T&I

Foi lançada, no último dia 24, a Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (ScienTI), que atualiza informações de atividades ligadas à ciência e a tecnologia da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. O site pretende ser um canal de intercâmbio gratuito e público, para acessar o currículo e contatos de especialistas, grupos de pesquisa, instituições ou projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, todos padronizados com referenciais internacionais para facilitar a operacionalidade da Rede. A expectativa é que a que haja a promoção de programas de cooperação internacional, incluindo todos os países ibero-americanos e permitindo a interação com outros sistemas de informação em ciência, tecnologia e inovação disponíveis no mundo.

Leia também no Radar da Ciência:

Espirais no Coração

Uma equipe de cientistas, liderados por dois cientistas franceses, descobriram que a descarga elétrica dos desfibriladores convencionais causa uma corrente em forma de espiral que desordena a corrente natural do coração, a mesma que o faz pulsar normalmente. Eles propõem que uma pequena descarga elétrica, controlada por um minúsculo computador instalado no próprio músculo cardíaco, gere uma espiral no sentido contrário, fazendo com que ambas se anulem, e assim acabando com esse efeito indesejado

Po
r Fábio Reis Brassolatti

Patrícia Mariuzzo, Margareth Franco,
Yuri Catelfranchi, Solange Henriques,
Michela de Paulo e Rafael Evangelista

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil