Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Agosto
Setembro
Outubro

Novembro

Divulgue
seu evento


 


Pesquisadores buscam tratamento para epilepsia
com células-tronco maduras

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia encontraram evidências de que o transplante de células-tronco da medula óssea pode ser uma alternativa eficaz no tratamento da epilepsia. Eles conseguiram demonstrar que as células, injetadas na corrente sangüínea de camundongos epilépticos, são capazes de migrar e alojar-se no cérebro dos roedores em quantidades bem maiores que em animais saudáveis. A verificação da migração das células é uma etapa fundamental já que, para chegarem ao órgão, as células precisam ultrapassar a barreira hemato-encefálica, que tem como função impedir a passagem de algumas substâncias. Muitas terapias neurológicas falham porque os medicamentos não conseguem transpor esse obstáculo. Resta agora saber se as células transplantadas irão recompor neurônios lesados, para então testar a técnica em seres humanos.

Para investigar trajeto das células transplantadas, os pesquisadores usaram camundongos geneticamente modificados, que produzem uma proteína fluorescente facilmente visualizada na corrente sangüínea. De acordo com a coordenadora da pesquisa, a neurocientista Beatriz Monteiro Longo, as perspectivas são positivas, já que outros estudos da Fiocruz da Bahia indicam que as células-tronco da medula óssea são capazes de reparar tecidos lesados.

Longo conta que tomou como exemplo o tratamento da doença de Chagas desenvolvido no laboratório de engenharia tecidual e imunofarmacologia, que teve resultados positivos. "Pacientes chagásicos recebem um transplante autólogo (do próprio indivíduo) de células-tronco da medula óssea. Uma vez circulando na corrente sangüínea, elas se alojam no coração e fazem o reparo do tecido. É mais ou menos assim que o paciente epiléptico seria tratado", explica a pesquisadora.

Existem vários tipos de epilepsia. Os modelos experimentais usados pelos investigadores simulam a que afeta uma região do cérebro chamada lobo-temporal. Geralmente, os portadores dessa forma de epilepsia apresentam um evento anterior, como convulsão febril, traumatismo craniano ou tumor cerebral, que desencadeia a primeira crise convulsiva. Segundo Longo, estudos indicam que há comprometimento de neurônios em determinadas áreas do cérebro de animais com essa condição.

Nesta primeira etapa do trabalho, Longo e sua equipe investigam a dinâmica das células-tronco na crise epiléptica aguda - verificam se elas se multiplicam, se migram para o cérebro no momento crítico, em que tipos celulares se diferenciam e em que área cerebral isto ocorre. Na segunda etapa, os pesquisadores irão verificar a possibilidade de tratar os animais epilépticos crônicos, que apresentam crises espontâneas e recorrentes, com as células transplantadas. Nessa fase, eles poderão determinar se o método diminui a freqüência ou modifica o padrão das crises, além de avaliar o grau de lesão no cérebro.

Perspectivas
Caso o método se mostre eficaz, a pesquisadora acredita que será possível suprimir a condição epiléptica ou reduzir a incidência das convulsões. Existe uma possibilidade de que o tratamento na fase aguda da doença seja mais efetivo e talvez possa reverter o quadro, suprimindo crises posteriores. Na fase crônica, quando a doença já está instalada, acredita-se que a técnica possa ajudar na diminuição da freqüência das crises.

"Não sabemos ainda se as células-tronco irão substituir os neurônios perdidos ou lesados durante a crise ou se podem, simplesmente, suprir a área lesada com substratos metabólicos e fatores tróficos (nutrientes), entre outros", afirma Longo. A pesquisadora explica que a maioria dos trabalhos que propõem o uso de células-tronco maduras para tratamento de epilepsia optaram por células-tronco neurais, o que exige técnicas mais sofisticadas. "A proposta de utilizar células-tronco de medula óssea é inédita, ou pelo menos era até o começo de 2004, e não depende de manipulações muito complicadas. Isso indica que estamos no caminho certo", conclui.

Atualizado em 27/08/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil