Notícias da Semana

Novembro

Divulgue
seu evento

Empresa norte-americana já oferece
clonagem de animais de estimação

No filme O Sexto Dia, o hoje governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger interpreta um piloto de helicóptero vivendo em um tempo futuro no qual a clonagem de animais de estimação é feita por empresas legalmente constituídas. Quando o cachorro de seu filho morre, Arnold procura uma empresa que lhe entrega uma cópia idêntica do bicho. O enredo, que foi levado às telas em 2000, torna-se cada vez mais factível. Como na ficção, o serviço já está disponível aos consumidores por US$ 50 mil, pela Genetic Savings & Clone, que já conseguiu produzir dois filhotes clonados de um gato adulto. A empresa também comercializa a guarda e armazenamento de material genético, o que já fazia antes mesmo de ter conseguido clonar algum animal.

O sucesso na clonagem de gatos não é propriamente um fato inédito. Em dezembro de 2001, nasceu Cc (CopyCat), clone da gata Rainbow. Usando a mesma técnica já empregada na clonagem da ovelha Dolly - a transferência nuclear - cientistas da Universidade do Texas A&M realizaram o feito usando o dinheiro da Genetic Savings & Clone: por volta de US$ 3,5 milhões. No entanto, o resultado não satisfez a empresa. O clone de Rainbow não se parece nem um pouco com o original, já que o tipo de pelagem e a cor não dependem apenas da genética mas também de fatores que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião, na placenta. Apesar disso, Cc foi declarada comprovadamente um clone depois da publicação de artigo dos pesquisadores na revista Nature. Um ano depois da publicação, as diferenças entre a cópia e o original se mostraram ainda maiores com relação ao comportamento. Enquanto Rainbow é uma gata gorda e preguiçosa, Cc é vivaz e brincalhona.

Na nova tentativa, porém, a equipe da Genetic Savings & Clone utilizou uma outra técnica, chamada transferência de cromatina, e já usada para a clonagem de vacas que produzem leite com anticorpos humanos. Na técnica tradicional, o núcleo de uma célula cultivada é inserido em um óvulo hospedeiro. Na transferência de cromatina, após o tratamento da parede do núcleo da célula clonada esta, inteira, é inserida no óvulo que dará origem ao clone. Como resultado, surgiram, em junho deste ano, as gatas Tabouli e Baba Ganoush que, segundo as fotos distribuídas pela empresa, são bastante semelhantes entre si e à gata doadora das células clonadas.

Se Tabouli e Baba são realmente clones é algo que não será objeto de comprovação científica tradicional. A Genetic Savings & Clone já disse que não está interessada em publicar sua experiência em nenhuma revista. O objetivo é estritamente comercial. Até o fim deste ano a empresa deverá produzir mais cinco clones que já foram encomendados por clientes.

Comércio da vida e da reprodução
O material promocional que a Genetic Savings & Clone dirige aos clientes abusa do sentimentalismo. "Nós entendemos que este é um momento de emoção; se você decidir que um banco de genes é a opção correta, nós faremos o possível para salvar o DNA de seu bichinho" é uma das informações contidas na página que oferece os serviços da empresa, que considera seusclientes "inteligentes, articulados e bem-informados".

Se, como no filme de Schwarzenegger, a clonagem de humanos continuará proibida é algo que só o futuro irá mostrar. Mas, para aqueles que acham que podem perpetuar a vida de seus cães e gatos - ou quem sabe um dia de seus filhos -, a Genetic Savings & Clone pode oferecer uma solução. Resta saber se o cliente poderá devolver o "produto" caso ele não saia exatamente como planejado, como no caso da gata Cc. Será a transformação definitiva da vida em mercadoria.

Atualizado em 18/08/04