Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Outubro

Novembro
Dezembro

Divulgue
seu evento

 

Notícias
29/10/04
Grãos da discórdia
Greenpeace confirma contaminação das variedades do milho mexicano

Ambientalistas e comunidades indígenas mexicanas, preocupadas com o impacto causado pela introdução de variedades transgênicas de milho sobre as variedades locais, contrataram pesquisadores da Universidade da Califórnia, Universidade Nacional Autônoma do México e Universidade Estadual de Ohio para investigar e sugerir medidas para conter a contaminação, por transgênicos, das variedades tradicionais de milho mexicano. Ao invés de publicar os estudos, autoridades norte-americanas têm procurado ocultá-lo do público. As conclusões dos cientistas foram reveladas pelo Geeenpeace. (Leia mais)
28/10/04
Análise do Discurso
Os sentidos produzidos pelo telejornalismo

Quais são os efeitos e sentidos produzidos pela prática discursiva do telejornalismo brasileiro, pelos seus sites e manuais de redação? São questões como essa que têm norteado uma pesquisa que está sendo desenvolvida junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Entre outras questões, a pesquisa sinaliza que, apesar das várias pesquisas que apontam a parcialidade e não objetividade do jornalismo, persiste a construção dessa imagem pelos veículos de comunicação. (Leia mais)
27/10/04
Educação
Diretriz curricular do MEC ilustra lógica capitalista de políticas educacionais

Pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) reuniu e analisou um conjunto de pareceres, entrevistas e artigos relacionados ao processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Foram pontuadas diversas críticas, tanto em relação ao seu processo de tramitação, como em relação aos princípios pedagógicos nele presentes, associados ao ideário político neoliberal brasileiro da década de 90. (Leia mais)
26/10/04
Popularização da Ciência
Semana Nacional de C&T supera expectativas dos organizadores

A 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já está sendo considerada um grande sucesso, na opinião dos organizadores. Foram cerca de 1700 eventos inscritos, além de diversos eventos incluídos de última hora, motivados pelo entusiasmo de algumas instituições. Ao todo, estiveram envolvidos na campanha 220 municípios dos 26 Estados e o Distrito Federal. A região Sudeste, no entanto, concentrou a maior parte das atividades. (Leia mais)
22/10/04
Infra-estrutura
Portos Brasileiros receberão investimentos de R$ 270 milhões até 2006

O governo federal investirá mais de R$ 270 milhões em portos por meio de uma iniciativa denominada Agenda Portos, com objetivo de levantar aspectos legais, institucionais e operacionais que comprometem as atividades portuárias de 10 dos 54 portos brasileiros, além de apontar soluções a serem implementados até 2006. A idéia é melhorar o escoamento da produção agrícola aprimorando, desta forma, a performance das exportações do país. (Leia mais)

Notas

Apenas mulheres vencem o XX Prêmio Jovem Cientista

No ano passado as mulheres já eram maioria entre os ganhadores do Prêmio Jovem Cientista. Em 2004, pela primeira vez, todos os vencedores da premiação que, há 23 anos é a premiação mais importante da América Latina, foram mulheres. As autoras das melhores pesquisas que abordavam o tema "Produção de alimentos - busca de soluções para a fome" foram anunciadas no último dia 26 pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Plessmann Camargo. Na categoria graduados, as vencedoras foram Florência Cladera Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em primeiro lugar, Cynthia Ditchsield, da Escola Politécnica da USP, e Priscila Nascimento Rangel, da Embrapa, em terceiro. Na categoria estudantes, Marcela Chiunarelli, da Unicamp, conquistou o primeiro prêmio, seguida por Danielle Vieira Lima e Pollyanna Nascimento Rangel, ambas da Universidade Federal de Viçosa. Já o 5º Prêmio Jovem Cientista do Futuro, voltado para alunos do ensino médio, o premiado foi Magno Ivo Silva Santos, de Montes Claros (SP), e na categoria Mérito Institucional, a premiada foi a USP. Como reflexo da crescente participação feminina na academia, de 17 a 19 de novembro ocorrerá a primeira Conferência Mulheres Latino-Americanas nas Ciências Exatas e da Vida, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reunirá pesquisadoras das áreas da física, química, matemática e biologia, muitas representando associações científicas, para estabelecer estratégias e propor políticas públicas capazes de estimular a maior participação de mulheres em carreiras científicas e tecnológicas. Para mais informações, visite o site da conferência.

Evento sobre Gestão da Inovação Tecnológica
reúne diferentes setores

Terminou no último dia 22, o XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Política e Gestão da Inovação Tecnológica (PGT), da USP. O evento, realizado em Curitiba, teve 295 trabalhos que trataram de temas como Políticas Públicas e Inovação, Gestão do Conhecimento, Tecnologias Sociais e Internacionalização de Empresas Nacionais. O destaque ficou por conta do engajamento de outros atores do Sistema Nacional de C,T & I, tais como governo e empresas privadas e públicas, ONGs, fundações e organizações sociais, além da sempre presente comunidade acadêmica. Mesmo assim, as universidades ainda predominaram com 60% dos trabalhos inscritos. Entre os Estados que mais contribuíram com trabalhos está SP, com 35%, PR (19%), RJ (12%), MG (6%), e RS (6%). Os temas mais abordados foram políticas públicas de C,T & I, seguido de gestão do conhecimento, competitividade sistêmica e tecnologias emergentes.

Associação de pacientes com leucemia amplia
encontros educacionais

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) está promovendo uma série de "Encontros de Pacientes" para informá-los, assim como seus familiares, sobre os diversos aspectos das patologias. Questões sobre a composição do sangue e como ele adoece, o surgimento das leucemias e linfomas e a sobre a realização de transplantes serão explicadas aos participantes. Os encontros, que eram realizados apenas na cidade de São Paulo, agora atenderão mais regiões: no próximo dia 21 ocorrerá em Campinas (SP) - as inscrições podem ser feitas pelos telefones 0800-7739973 ou pelo e-mail psicologia@abrale.org.br - e, para o início de 2005, deverão acontecer em Salvador e no Rio de Janeiro. Além do aspecto informativo, a entidade também pretende preparar os participantes das diferentes regiões do país para a III Conferência Internacional de Linfoma e Leucemia, que será realizada em Campinas, de 1 a 3 de abril do ano que vem, e contará com a participação de diversos especialistas sobre o assunto.

Plantio de soja trangênica é liberado por Medida Provisória

A Medida Provisória (MP) 223, publicada sexta-feira, dia 15, no Diário Oficial, liberou o plantio e a comercialização de soja geneticamente modificada - produzida na safra 2004/2005 - até o dia 31 de Março de 2006, com possibilidade de prorrogação deste prazo por mais sessenta dias. Cedendo às pressões dos grandes produtores rurais, que reclamavam da demora na votação da Lei de Biossegurança, o governo federal editou a MP, com objetivo colocar na legalidade os produtores e comerciantes de soja trangênica, o que, segundo a ministra do meio ambiente Marina Silva, em matéria publicada no site do Ministério do Meio Ambiente, "faz a ponte com a posição oficial do governo que foi negociada na Câmara dos Deputados em nome do governo". Entretanto, o deputado federal Ivan Valente, numa entrevista concedida à rádio CBN, nesta sexta, 15, criticou a medida do governo, pois ela estaria atropelando as discussões relativas à Lei de Biossegurança, mais importantes por abranger um número maior de questões, além da trangenia da soja. Por sua vez, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse, numa notícia veiculada pelo site do seu ministério, que a liberação "é uma vitória do governo brasileiro e, sobretudo, dos produtores rurais", dando mostras de mais divergências dentro do poder executivo nacional.

Leia também no Radar da Ciência:

Exportação de álcool combustível
pode recuperar as matas ciliares

A recuperação de matas ciliares ao longo de rios e córregos paulistas deverá ser incrementada a partir de investimentos do setor sucroalcooleiro que vê, no cumprimento do Protocolo de Kyoto, a possibilidade de aumentar substancialmente a exportação de álcool combustível.

Por: Maria Teresa Costa

Rafael Evangelista, Marta Kanashiro, Daniel Chiozzini,
Alexandra Tavares e Aline Regina Martins

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil