Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Março
Abril

Maio
Junho

Divulgue
seu evento


 


Coleção torna clássicos da inovação
acessíveis aos brasileiros

A Editora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de lançar os três primeiros volumes da coleção Caminhos da Inovação. No lançamento, Richard Nelson, pesquisador de Política Econômica Internacional da Universidade de Columbia (EUA), fez uma palestra em que abordou brevemente a história das pesquisas sobre inovação. Nelson é um dos dois organizadores de Tecnologia, aprendizado e inovação - as experiências das economias de industrialização recente. O livro foi publicado, em inglês, no ano 2000, pela Cambridge University Press.

Organizado em parceria com Linsu Kim, da Universidade da Coréia do Sul, falecido em fevereiro de 2003, o livro procura dissecar e compreender o processo como economias de industrialização recente (EIRs) ? Taiwan, Cingapura, Hong Kong e Coréia do Sul ? adquiriram e progressivamente controlaram o uso de novas tecnologias. As experiências dos países mais industrializados do mundo, que lideram as pesquisas de ponta, vêm sendo estudadas desde a década de 1950.

Como Nelson fez questão de destacar, desde Adam Smith, no século XVIII, passando por Joseph Schumpeter, no início do século XX, o avanço tecnológico é considerado o motor do desenvolvimento econômico. Em sua exposição, traçou um panorama sobre a pesquisa em inovação, abordou o surgimento e o desenvolvimento da perspectiva da teoria evolutiva do crescimento econômico e teceu considerações sobre a complexidade institucional das economias modernas.

Por último, caracterizou o desenvolvimento econômico como um processo que envolve, essencialmente, inovação, "destruição criativa" e desequilíbrio, a transformação de tecnologias, da estrutura das empresas e indústrias e das instituições de suporte e regulação da economia. Segundo o economista, sem essas instituições a inovação assume um caráter eminentemente privado e perigoso, uma vez que não se estabelecem medidas de controle e monitoramento das atividades. "Precisamos reconhecer que são muitas as pessoas que sofrem e que o papel dos governos, no sentido de contrabalançar os efeitos negativos, é fundamental", afirmou. Para o autor, somente por meio de uma perspectiva evolutiva e estudos de longo prazo é possível compreender a dinâmica das mudanças econômicas.

Os outros livros já lançados são O Quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica, de Donald E. Stokes, e Trajetórias da Inovação: a mudança tecnológica nos Estados Unidos da América no século XX, de D.C. Mowery e Nathan Roosenberg. Ainda este ano, devem ser publicados mais sete títulos. Para o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o lançamento da coleção é muito relevante pois existem poucas obras traduzidas para o português que tratem o tema de forma científica. "Particularmente este livro de Richard Nelson e Linsu Kin é importante porque estuda como as economias asiáticas transformaram conhecimento em tecnologia e riqueza", acrescentou.

A coordenação e a revisão técnica da coleção couberam a Tamás Szmrecsányi, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (DPCT-IG) da Unicamp.

Leia mais:
- Sumário, prefácio e parte da introdução do livro

Atualizado em 21/03/05
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil