Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Março
Abril

Maio
Junho

Divulgue
seu evento

 

Notícias

21/03/05
Inovação
Coleção torna clássicos da inovação acessíveis aos brasileiros
A Editora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de lançar os três primeiros volumes da coleção Caminhos da Inovação. No lançamento, Richard Nelson, pesquisador de Política Econômica Internacional da Universidade de Columbia (EUA), fez uma palestra em que abordou brevemente a história das pesquisas sobre inovação. Nelson é um dos dois organizadores de Tecnologia, aprendizado e inovação - as experiências das economias de industrialização recente. O livro foi publicado, em inglês, no ano 2000, pela Cambridge University Press. (Leia mais)

18/03/05
Crise
Conflito de interesses no Piauí resulta em ameaças à equipe arqueológica
O Parque Nacional da Serra da Capivara, onde está a maior concentração de pinturas rupestres do mundo, enfrenta uma de suas piores crises desde que foi fundado, em 1979. Administrado pela Fundação Museu Homem do Homem Americano, além das dificuldades financeiras, que comprometem a manutenção básica do parque, parte da equipe que trabalha na região está sendo ameaçada de morte desde o começo de março. Entre aqueles sob ameaça está a arqueóloga Niède Guidon, fundadora do parque, pesquisadora dos sítios da área há 30 anos e presidente da Funham. (Leia mais)
17/03/05
Biotecnologia
Clínicas e hospitais oferecem tratamento com células tronco sem autorização
A recém aprovada Lei de Biossegurança, que aprovou a pesquisa com células-tronco cultivadas de embriões de clínicas de fertilização congelados há mais de três anos, fortaleceu ainda mais as esperanças daqueles que sofrem de males para os quais, atualmente, não existe cura. Na Índia, estas promessas têm ultrapassado as barreiras das instituições de pesquisa e chegado até mesmo às clínicas de estética, de forma descontrolada. Os casos relatados na Índia, pela revista científica Nature e pelo jornal Times Índia, e na Rússia, pela Wired, são no mínimo alarmantes. No Brasil, o pedido de pesquisas com células-tronco é analisado caso a caso pelo conselho de ética das instituições onde se pretende desenvolver a pesquisa. (Leia mais)
14/03/05
Monopólio à européia
Conselho da UE envia projeto que institui patentes de software no continente
No início de março, William Gates apareceu pelo décimo primeiro ano consecutivo no topo da lista dos homens mais ricos do mundo, publicada pela revista Forbes. Sua fortuna pessoal, avaliada em US$ 46,5 bilhões. Mesmo assim a União Européia (UE) resolveu dar uma ajudinha para Gates se tornar ainda mais rico, dificultando a vida das pequenas e médias empresas que disputam mercado com a Microsoft: no último dia 7, o Conselho da UE enviou ao Parlamento a diretiva de patentes conhecida como a "versão de 18 de maio de 2004", que harmoniza e amplia o uso de patentes de software na Europa. (Leia mais)
11/03/05
Em vias de extinção
Mudanças em telecentros de São Paulo comprometem inclusão digital
Um dos maiores programas de inclusão digital das Américas - a rede de telecentros da cidade de São Paulo - pode estar ameaçado. Isso porque questões que envolvem desde o corte de recursos e pessoal até mudanças na forma de gestão das unidades estão em curso. O atual coordenador geral do governo eletrônico, Celso Matsuda, anunciou a possibilidade dos telecentros, criados na gestão petista, se transformarem em algo próximo aos infocentros, mantidos pelo estado e com uma concepção completamente diferente de inclusão digital. Comunidades atendidas pelos telecentros reclamaram, fizeram manifestações, solicitaram reuniões e, desde o ano passado, temendo um possível sucateamento do programa, criaram uma comissão para negociar a transição para o novo governo. (Leia mais)

Notas

Morre o físico César Lattes

Morreu no último dia 8, aos 80 anos, o físico César Lattes, internacionalmente renomado por ter descoberto, aos 24 anos, o méson pi, uma subpartícula do núcleo do átomo, feito que deu aos brasileiros a esperança da conquista do maior Prêmio científico, o Nobel. Lattes, ou Cesare Mansueto Giulio Lattes, graduou-se em física e matemática na USP, em 1943, e nunca fez pós-graduação. Aos 20 anos já era professor de física da USP e quatro anos mais tarde fundava o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), juntamente com José Leite Lopes. Foi professor da UFRJ e da Unicamp, de onde recebeu o título de professor emérito e de Doutor Honoris Causa em 15 de outubro de 2004. Em 2002, o cineasta e professor da PUC-RJ, José Mariani, lançou o documentário Cientistas Brasileiros que conta os feitos e contribuições científicas de Lattes e Leite Lopes. Lattes tinha câncer e morreu depois de sofrer uma parada cardíaca no Hospital das Clínicas, em Campinas, onde morava. O sepultamento ocorreu no final da tarde do dia 9.

Leia mais sobre César Lattes na edição de Raios Cósmicos da ComCiência.

Entrevista publicada na revista Ciência e Cultura.
- Notáveis da Física

Câmara aprova a pesquisa com células-tronco

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (2 de março) com 366 votos favoráveis, 59 contrários e três abstenções, a pesquisa científica com células-tronco embrionárias, apesar do inicial posicionamento contrário do novo Presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). A aprovação é para as células obtidas em fertilização in vitro congeladas há mais de três anos. A produção de embriões para pesquisa por meio da clonagem terapêutica continua proibida. A votação fazia parte dos destaques apresentados ao texto básico da Lei de Biossegurança, aprovada em fevereiro de 2004 pela Câmara. As pesquisas com células-tronco têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade, já que são consideradas fundamentais para as pesquisas que buscam o tratamento de doenças como o diabetes, o mal de Parkinson e Alzheimer. Por conta disso, a votação foi acompanhada por portadores e membros da Associação Brasileira de Distrofia Muscular e do Movitae (Movimento em Prol da Vida). O texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também:

-Edição da ComCiência sobre células-tronco

Crescimento das religiões é abordado em revista da USP

A última edição (número 52) da revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, tem como tema central as Religiões no Brasil. Além do universo católico, amplamente abordado, as religiões pentecostais e neo-pentecostais receberam especial atenção devido ao crescimento no número de seus fiéis e também devido ao processo de diversificação religiosa pelo qual o país passa. Além do dossiê que intitula a edição referente aos meses de setembro a dezembro de 2004, há também uma entrevista com o cientista social e professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Fechando o volume, Walnice Nogueira Galvão faz uma análise do sertanejo no cinema brasileiro por meio da Metamorfose do Sertão, como é intitulado o texto.

Campanha "O cupuaçu é nosso" vence mais uma batalha

A marca "cupuaçu" registrada por japoneses foi cassada pela Divisão de Cancelamento de Patentes da União Européia em fevereiro deste ano. A Europa era o último mercado em que a empresa Asahi Foods detinha concessão de uso exclusivo da marca da fruta amazônica. Embora os japoneses ainda possam recorrer da decisão, parece improvável que isso aconteça porque a empresa desistiu de enfrentar a justiça norte americana e japonesa em processos semelhantes. A cassação foi resultado de uma ação conjunta do governo federal e de ONGs que atuam junto às populações tradicionais na Amazônia e que lideraram a campanha "O cupuaçu é nosso". Mais do que lutar contra o contrabando de espécies animais e vegetais a intenção das ONGs era combater a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais.

Leia também no Radar da Ciência:

Leis ambientais não impedem degradação

O aumento da população mundial demanda cada vez mais produção de alimentos e esta pressiona a abertura de áreas de plantio, em detrimento da adoção de tecnologias existentes que melhorem a produtividade nos cultivos. Com todo o discurso do ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável a partir de 1970, a devastação ambiental continua.

Por João dos Santos Vila da Silva

Flávia Natércia, Sabine Righetti, Marta Kanashiro,
Rafael Evangelista e Susana Dias

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil