Cooperação Internacional
   
 
Estação Espacial Internacional
Cooperação Internacional
A Participação Brasileira
Microgravidade

O Programa Espacial Brasileiro

 

 

O foguete japonês H-IIa (foto) participará do esforço conjunto de envio de componentes para a Estação Espacial Internacional.

 

 

Em construção desde 1998, a Estação Espacial Internacional é fruto de um esforço conjunto de vários países que lideram mundialmente a pesquisa e as atividades comerciais na área espacial. Consiste da montagem de vários módulos, construídos em separado, que estão sendo levados ao espaço em 43 viagens dos ônibus espaciais americanos "Space Shuttle", do europeu Ariane-V, do russo Soyuz e do japonês H-IIA. Segundo o calendário internacional, a estação estará pronta até o ano de 2006.

Totalmente montada, a estação possuirá o tamanho 110m x 75m e orbitará a Terra a 400km de altitude média. Painéis fotovoltaicos captarão a energia solar para armazenamento em baterias. Este sistema é atualmente bastante usado em satélites e diminui muito a necessidade de energia extra da estação.

Os principais módulos serão os módulos experimentais e os módulos de habitação. Estes serão construídos por Estados Unidos, Europa e Japão.

Veja a divisão mundial do trabalho de construção da Estação Espacial Internacional.

   
           
     

Esta reportagem tem
1, 2, 3, 4, 5 documentos

   
     
   
     

 

   
     

Atualizado em 21/10/2000

   
     

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2000
SBPC/Labjor
Brasil