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Arqueologia na caatinga: arqueologia de Canudos, em Canudos ou para Canudos?

Paulo Eduardo Zanettini


Qual seria a efetiva contribuição de um arqueólogo para Canudos?

Esta era a minha indagação enquanto jovem pesquisador que se preparava para deixar São Paulo em 1986 para residir em Cocorobó, a fim de integrar uma grande equipe da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), envolvida com a estruturação de um projeto participativo voltado ao desenvolvimento do semi-árido baiano, tendo como recorte geográfico a micro-região de Canudos.

De início, meu questionamento apresentava um contorno aparentemente claro e definido, de cunho essencialmente acadêmico, visto que eu atuaria na implantação de um parque histórico, dedicando-me ao estudo de sítios e vestígios relacionados ao conflito bélico, que apresentavam-se dispersos pelo chão pedregoso em uma área de 18Km² selecionada para tal por meio de um decreto do governo da Bahia.

Perguntava-me se, de fato, a arqueologia poderia contribuir com fatos novos para a dilatação do conhecimento em torno desse marcante capítulo da história brasileira, me vendo diante de uma vasta produção acadêmica e milhares de estudos, monografias e interpretações a respeito da "epopéia canudense"?

O convívio com o universo canudense através da literatura, de seus porta-vozes locais e as intermináveis prospecções pelas veredas cheias de xique-xiques, favelas e macambiras da região soavam dissonantes.

Um primeiro impacto se deu ante a releitura in loco de Os sertões, obra máxima de Euclides. O correspondente militar passara alguns dias em Canudos e colhera elementos no calor dos combates que o impulsionaram a construir uma obra marcante e de grande impacto. Sabemos que sem Euclides da Cunha, Canudos poderia ter caído no completo esquecimento como outros tantos movimentos sociais similares e contemporâneos à epopéia conselheirista.

Todavia, essa obra literária por sua densidade, intensidade e qualidade acabou ganhando o foro de fonte histórica, tornando-se para muitos a verdade histórica.

Ocorre que Os sertões, ao mesmo tempo em que revelava Canudos para os brasileiros do litoral, acabava por lançar um imenso manto sobre inúmeros aspectos desse episódio e da história da comunidade que fincou pé na fazenda Canudos, às margens do Vaza Barris.

Euclides argamassou Canudos no consciente e inconsciente coletivo como um episódio de caráter eminentemente bélico, uma guerra fratricida. Falar de Canudos, passou a significar automaticamente a guerra.

A vastíssima produção e reflexão sobre o episódio, produzida pelas mais diversas vertentes de pensamento, bebeu na fonte euclidiana, situação que passou a se modificar a partir de meados dos anos 1980, salvo algumas exceções: José Calazans corria na contra-mão, por exemplo.

Como apontou o historiador Marco Villa, cuja obra considero um marco nesse campo, especialistas modelaram e explicaram Canudos como movimento de caráter socialista e ou messiânico. Algumas obras têm grande consistência. Todavia, outras abusam de esquemas maximalistas.

Percebíamos que a Arqueologia nos impelia, no caso de Canudos, rumo ao contato direto com os seguidores de Antonio Conselheiro, de uma forma muito interessante, permitindo penetrar no universo daqueles que não tiveram o direito e a possibilidade de escrever sua própria história.

Os objetos, portanto, vistos como uma espécie de resíduo básico das relações sociais, como suportes destas, analisados dentro de uma perspectiva relacional, deveriam ser capazes de falar sobre diversos aspectos e instâncias das relações humanas, e, quiçá, fornecer elementos para reescrevermos a própria história de Canudos.

O espaço é curto e tomaremos alguns exemplos.

Andando pelo parque é possível ver no chão cartuchos, pentes e projéteis relacionados aos combates, trincheiras, sepulturas, restos de edificações e eles mostram algumas coisas interessantes.

Euclides e a produção subseqüente cimentaram ad nauseum a idéia de que Antonio Conselheiro escolheu aquele local por se tratar de uma fazenda antiga abandonada às margens do rio Vaza Barris, a famosa fazenda Velha arruinada, transformada durante os conflitos em posição militar.

Escavando ao redor das ruínas da casa sede da fazenda recolhemos uma enormidade de fragmentos de louças inglesas, francesas e holandesas, características da produção européia dos séculos XVIII e XIX que nos mostravam de imediato que a tal edificação foi ocupada durante essa época. O lixo deixado por seus ocupantes não mente e indicava que ela foi intensamente ocupada ou, pelo menos, intensamente equipada para receber visitantes com o que havia de melhor em abundância nas cidades do litoral como Salvador no decorrer do século XIX. O que se podia encontrar na época em casas de famílias de certa posse no Recife ou em Salvador também existia lá. Desses documentos, na verdade o lixo da casa, podemos tirar algumas conclusões. Conselheiro não escolheu a esmo esse local. Não se tratava de fato de um lugar ermo e desabitado, dados que pesquisas realizadas mais recentemente vêm comprovando. Para a arqueologia, algumas respostas podem ser imediatas, bastando interrogar o próprio sítio arqueológico.

No interior do parque, defronte a Canudos, identificamos os alicerces de outras casas de fazenda pertencente à gente importante como a família Macambira, os irmãos Vilanova. Ao seu redor, os caraterísticos cacos de louça européias, indicavam que esses grupos dominantes na hierarquia canudense mantinham hábitos distintos aos da hoste conselheirista que vivia abaixo na "Tróia de taipa e palha". Eram pessoas diferenciadas que ocupavam uma posição física distinta. Não residiam no interior da cidadela. E se escreveu tanto a respeito da igualdade em Canudos...

Por outro lado, no mesmo chão onde encontramos materiais bélicos da guerra, temos uma enormidade de vestígios que nos remetem a outros momentos de ocupação dessa região. Não há canto do parque onde não se possa observar lascas e utensílios de pedra produzidos há milhares de anos, mostrando que Canudos constituía um local extremamente interessante para a ocupação humana em tempos pretéritos. E da arqueologia podemos migrar para a palentologia e observar no parque restos de gigantescas coníferas fossilizadas de algumas centenas de milhões de anos que nos ajudam a vislumbrar um "sertão que foi mar", ou que contou com um clima muito mais ameno.

Com esses achados, vislumbrávamos a possibilidade de dilatar as opções e temas que o parque poderia oferecer aos seus usuários, além de um memorial por excelência dedicado aos combatentes da Guerra de Canudos.

A marca da guerra é tão forte que, até bem pouco tempo atrás, falava-se muito pouco sobre o que aconteceu depois dela. Praticamente seis meses após o término do conflito começou a formar-se uma nova comunidade de sobreviventes às margens do rio Umburanas.

Durante a retomada das pesquisas em 1997, obtivemos do falecido João de Régis, um salvo conduto que assegurava o retorno a Canudos de sua família. O local, nas margens do rio Umburanas, um dos limites do parque, identificado pela arqueologia, era, conforme apuramos, exatamente o local onde se instalaram os sobreviventes que retornaram a Canudos.

Eu nunca tinha me dado conta dessa vontade canudense de permanecer em Canudos. Comecei a perceber que se tornava necessário retomar outros aspectos dessa saga sertaneja, e retomar num espectro maior de tempo as outras guerras vivenciadas pelos povos que ocuparam Canudos. Houve uma guerra implacável no período colonial em todo o sertão, que é muito pouco abordada e que só agora começa a rediscutida, que conduziu ao massacre dos indígenas, levando à extinção de inúmeras tribos e grupos que habitavam a região. Vale aqui lembrar que as terras de Canudos pertenceram à família do maior bandeirante baiano, que veio a tornar-se o maior detentor de terras em toda a história da América, a família Garcia d'Avila, inclusive da fazenda Canudos.

Examinando a cartografia antiga percebemos que os caminhos convergiam para a cidadela de Canudos, indicando que antes mesmo do Conselheiro se instalar, esse local ocupava uma posição estratégica no contexto regional. Canudos era localizada num entroncamento. E aí vai uma outra pergunta. Conselheiro andou com sua gente por 25, 27 anos, do litoral até o interior de Pernambuco, construiu cemitérios, arrumou açudes, ergueu igrejas. Por que escolheu Canudos? Por que ele optou por aquela posição?

Navegamos na década de 1980 também sobre aspectos da geo-estratégia jagunça, ou seja, do jeito canudense de guerrear. Usando os vestígios da área do parque, e reconstituindo a lógica das trincheiras jagunças, pudemos reconstituir aspectos relacionados ao porquê das dificuldades dos avanços e recuos das tropas legais.

Canudos contava com uma organização militar, tinha um grupo de bons guerreadores, contava com uma tropa de elite, a Guarda Católica, que se preparou, e que, à medida que o conflito tornou-se inevitável, trabalhou e gerou estratégias de defesa que podem ser vistas parque adentro.

Existe uma coisa fundamental em conflitos que é o conhecimento que se tem do terreno, que é fundamental, para qualquer uma das facções em qualquer tipo de combate. Os canudenses conheciam em profundidade a região o que lhes dava enormes vantagens. Percebe-se, analisando as trincheiras, que, com um mínimo de esforço, eram montados pontos de artilharia e observação. Muitas vezes duas pedrinhas colocadas numa goela de rio seco eram suficientes para criar uma excelente posição de tiro, bastando aguardar de tocaia a chegada das tropas que muitas vezes eram conduzidas para determinados locais. Houve uma ciência da guerra jagunça, houve uma estrutura, que precisa ser melhor entendida.

Infelizmente, a investigação iniciada no final do anos 80 foi bruscamente paralisada e passaram-se praticamente dez anos até retornarmos à Canudos, agora para implantar em definitivo o seu parque estadual e memorial.

Com a aproximação do centenário da guerra, a nova direção do CEEC/Uneb nos convocou para realizar uma avaliação da área e desenvolver um projeto em caráter emergencial, visto que as comemorações certamente atrairiam gente de todos os cantos com riscos evidentes aos bens culturais identificados na década de 1980. Nossa primeira constatação foi de que a ausência de proteção conduziu, em uma década, à redução ou desaparição por completo de vestígios que outrora brotavam do chão. Encontramos gente de Canudos comercializando souvenires da guerra.

Uma nova questão se colocava: como criar estratégias que contribuíssem para modificar essa situação e dessem ao parque mecanismos de auto-sustentabilidade? Este era o grande desafio, ou seja, resgatar o patrimônio e tornar esses bens culturais algo benéfico para a comunidade sertaneja. E para tal, a Uneb organizou várias frentes de trabalho, envolvendo educação, seminários, a implantação de um memorial em consórcio com a montagem do parque.

A pesquisa arqueológica deveria fornecer também insumos para o desenvolvimento de roteiros de visitação, definição de locais que pudessem ser abertos à visitação, a revitalização de algumas estruturas, e assim por diante.

Um dos locais estudados, o Vale da Morte, que fica no interior do parque, é onde há um maior número de sepultamentos. As descrições que contamos desse hospital de campanha são aterradoras. E os vestígios também. Vimos, em algumas sepulturas, a presença de ossos de animais junto com ossos humanos, ou seja, cavalos enterrados com gente. Contamos com cadáveres praticamente insepultos ou recobertos por uma pequena camada de terra. Também não escapou da ação de curiosos e saqueadores. Não só homens, mas também animais vêm contribuindo para a degradação do sítio. Bodes no tempo da seca acabam utilizando os sepultamentos como fontes de cálcio.

Assim, um estudo foi realizado para avaliar a situação dessa área e das condições de preservação desse campo santo e mausoléu ao ar livre para estudos futuros. Estão ali centenas de combatentes. Eles são um pedaço da história que não pode ser esquecida. A guerra de Canudos teve dois lados e essas marcas da passagem humana devem ser preservadas. Os esqueletos funcionam, para os estudiosos, como verdadeiros diários que registram informações importantes. Cada marca presente nos ossos nos mostra doenças, deficiências, esforços repetitivos, enfim, nos conduz até mesmo a comportamentos sociais.

Dado o grau de conservação, para realizar o seu estudo e não a mera exumação de esqueletos concluiu-se que deverá ser montado um laboratório in loco. Porém, esse é um procedimento caro, que tem que ser levado em conta no planejamento e cronograma de ações no parque.

O material ósseo retirado do Vale da Morte veio a São Paulo para ser estudado na USP e os resultados das análises permitiram montar uma pequena exposição com réplicas e reconstituições hoje integrantes do acervo do Memorial, em Canudos.

Um dos esqueletos de combatentes estudado tinha algumas características interessantes. Pelos botões e insígnias do fardamento, ele integrava a banda militar. Pelas feições, ficamos sabendo que ele era de origem africana ou afro-brasileira, portador de um tipo de mutilação dentária ritual. Sofreu em vida e teve o braço quebrado, quiçá devido aos trabalhos como escravo. Não quebrou o braço na guerra, provavelmente nunca ocupou uma posição na artilharia.

Como é possível ver, apenas um esqueleto de um soldado nos remete à outra questão pouco aprofundada e magistralmente pontuada por José Calazans que talhou Canudos como o "último dos quilombos". Basta olhar as fotos de Flávio de Barros para nos darmos conta da presença negra no episódio de Canudos, em ambos os lados envolvidos.


Reinserçao da igreja nova de Canudos (modelagem
a partir dos dados arqueológicos)
crédito: Flávio de Barros (1897)

Por outro lado, é fácil, por razões humanistas, tomarmos o partido em favor de Canudos mediante todos os horrores praticados pelo exército. Porém no Vale da Morte penetramos no terrível cotidiano dos milhares de praças, brasileiros que foram enviados para o campo de batalha. Deles também restaram poucos registros escritos. Muito se fala de generais, majores, coronéis, mas, dos soldados...

Escavando o arraial de Belo Monte
No decorrer de 1997, o açude de Cocorobó chegou à sua capacidade mínima e pudemos realizar rapidamente uma intervenção arqueológica no arraial de Antonio Conselheiro.


Escavações na Igreja velha da Canundos
conselheirista
Crédito: Zanettini Arqueologia (acervo)

Durante 20 dias, tivemos a oportunidade rara de escavar sob o lodo a chamada Praça das Igrejas, que nos ofereceu uma visão concreta desse espaço e das construções outrora existentes, no coração da Canudos conselheirista. Aliás, Belo Monte era a única cidade no sertão baiano que possuía duas igrejas faceadas, entremeadas por um cruzeiro palanque, marca registrada do Bom Jesus Conselheiro. E que, como pontuou Marco Villa, nos dão provas a respeito dos processos próprios da organização dessa comunidade em fins do século XIX.

Hoje é possível navegar pela Internet pela Praça das Igrejas através do nosso site Arqueologia Brasileira, patrocinado pelo Instituto Cultural Itaú.


Igreja de Santo Antonio ressurge com o
ressecamento do açude em 1997.
Canudos reconstruída (século XX)

Falando um pouco das edificações, temos, por exemplo, a Igreja Nova em fase de construção quando a guerra estourou. Nos relatos deixados, essa igreja ganha proporções de uma grande catedral. Militares a compararam à Sé de Salvador em dimensão. As paredes da igreja inflaram em metros e ela tornou-se a fortaleza inexpugnável dos jagunços.

Na verdade, a arqueologia evidenciou os alicerces de uma pequena igreja com exatos 306 metros quadrados, uma "capela" para os tempos de hoje.

As escavações na Igreja de Santo Antonio e cruzeiro, documentados durante a pesquisa nos colocavam contato com o Antonio Conselheiro arquiteto, engenheiro, projetista, executador laborioso, e com uma comunidade organizada, com olarias, pedreiras, artífices trabalhando em jornadas, e assim por diante. Víamo-nos diante, mais uma vez, de um Antonio Conselheiro mobilizador de gente, mobilizador de canteiros, ou seja, de uma comunidade organizada, que buscava dar sentido e forma a suas ações.

Os trabalhos avançaram também no cadastro de estruturas da Canudos reconstruída após a guerra, e esse foi um trabalho muito interessante trazendo os moradores de Canudos para o sítio e recolhendo depoimentos e histórias da cidade, e de seu funcionamento, que foi desmontada com a implantação do açude.

Por que esse lugar? Essa questão já nos incomodava em 1986. Sempre ouvimos a mesma conversa: foi construído um açude para apagar a memória de Canudos. Sem dúvida. Mas, olhando os estudos geológicos, os estudos geofísicos e os fatos históricos, percebe-se que essa era a área de maior probabilidade de existir água em toda a bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris. Não é à toa que plantaram ali o açude Cocorobó. Não é à toa que Conselheiro, depois de andar 20 e tantos anos, se posicionou junto a essa zona de cacimbas naturais. Para mexer um pouquinho com a questão política, essa área também correspondia a uma fronteira geopolítica entre as duas grandes famílias que dominavam a política baiana, os Gonçalves e os Viana.

Naturalmente nos distanciávamos de uma arqueologia da morte para fazer uma arqueologia da vida em Canudos.

Porém, a água voltou subitamente e para rever novamente Canudos serão necessárias algumas décadas e secas cíclicas.

Olhamos para essa paisagem e temos que refletir também sobre o franco processo de desertificação que ela vem conhecendo. Há um açude enorme que serviu para nada durante dezenas de anos. Canudos mudou? As guerras de Canudos continuam? Quais as reações, quais as formas? Uma terra que, se bem irrigada, dá cachos de banana de dois metros e meio. Quando mal irrigada, saliniza terrenos de forma irremediável.

Está chegando a hora de retornar a Canudos. Porém, agora para implantar um projeto de longo termo e que possa, de fato, contribuir dentro de uma perspectiva mais ampla para que os recursos culturais até o presente identificados possam ser incorporados às estratégias de sobrevivência da comunidade canudense.

texto adaptado de palestra proferida na Associação Arte e Vida, Recife, 2003

Paulo Zanettini é arqueólogo e diretor da Zanettini Arqueologia. Foi consultor do Governo do Estado da Bahia para o Projetos Canudos.

 
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Atualizado em 10/09/2003
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