CARTA AO LEITOR NOTÍCIAS ENTREVISTAS REPORTAGENS RESENHAS CRÍTICA DA MÍDIA LINKS DE C&T CADASTRE-SE NA REVISTA BUSCA POR PALAVRA-CHAVE CARTA AO LEITOR NOTÍCIAS ENTREVISTAS REPORTAGENS RESENHAS CRÍTICA DA MÍDIA LINKS DE C&T CADASTRE-SE NA REVISTA BUSCA POR PALAVRA-CHAVE
 

 

Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Abril
Maio

Junho
Julho

Divulgue
seu evento


 



Fibras alimentares protegem o estômago da formação de úlceras


Uma pesquisa realizada no Laboratório de Produtos Naturais da Unicamp revela que o consumo de fibras alimentares uma hora antes da ingestão de bebidas alcoólicas ou do uso de antiinflamatórios protege a mucosa gastrointestinal contra a formação de úlceras. Embora os estudos tenham sido feitos em animais, servem de modelos para os humanos e poderiam ser especialmente úteis para pessoas na terceira idade e para mulheres que sofrem de cólicas menstruais, que fazem uso acentuado de antiinflamatórios.

A pesquisadora Luciana Magri utilizou ratos para estudar a ação das fibras nas mucosas gástrica e duodenal. De acordo com ela, as fibras aumentam os fatores de proteção da mucosa, como os hormônios prostaglandina e somatostatina, e reduzem a taxa de gastrina, hormônio que estimula a secreção gástrica."As fibras não impedem a formação da lesão, mas em comparação ao grupo controle, que não recebeu as fibras, as áreas lesionadas foram menores ou em número menor", revela.

O simples fato de o estômago estar "cheio" - como geralmente é recomendado por médicos e mães - não impede a formação de lesões causadas por antiinflamatórios. A pesquisadora esclarece que há pesquisas que indicam que a gordura, por exemplo, como não tem participação na secreção gástrica, não protege nem prejudica o estômago após a ingestão destes medicamentos. A escolha das fibras deu-se porque por elas já serem bastante utilizadas no auxílio a tratamentos como de diabetes e de altos níveis de colesterol.

Magri verificou os efeitos antiulcerogênicos e os mecanismos de ação da goma guar (alimento rico em fibra solúvel e usado como moderador natural do apetite e como redutor do colesterol), da polpa de laranja (alimento rico em fibra insolúvel) e da mistura polpa de laranja/goma guar. "Normalmente, a gente precisa de 75% de fibra insolúvel e 25% de fibra solúvel para que os efeitos fisiológicos dessa alimentação sejam benéficos", explica. Mas para que ocorra a proteção gastrointestinal, é necessário ingerir o alimento rico em fibra uma hora antes do consumo de antiinflamatórios ou de álcool. "A fibra precisa estar presente [no estômago] para que ocorra a proteção da mucosa, porque o efeito é local", esclarece a pesquisadora.

Segundo Magri, os experimentos mostraram melhor proteção da mucosa gástrica após o consumo da fibra. "A mucosa gástrica deu melhor resposta, até porque foram usados mais de um modelo de indução de úlcera", explica. Ela utilizou os modelos de indução de úlcera por etanol (álcool), por indometacina, que é um antiinflamatório, e por ligadura do piloro, onde o ácido gástrico é mantido no estômago para análise dos efeitos produzidos pelo acúmulo do ácido. Esses modelos representam as principais causas de úlcera no homem. Já no caso da úlcera intestinal, foi utilizado apenas um modelo.

A pesquisa resultou na tese de doutorado "Dieta rica em fontes de fibras alimentares: efeitos sobre a mucosa gastrointestinal ulcerada de ratos".

Fibras

As fibras são componentes das células vegetais e suas moléculas não são absorvidas pelo organismo. Elas têm como função colaborar para o bom funcionamento do sistema digestivo, pois ajudam na absorção de outros nutrientes pelo organismo e estimulam os movimentos peristálticos, contrações involuntárias que "empurram" a comida pelos intestinos delgado e grosso. As fibras alimentares dividem-se em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são encontradas em frutas, como a maçã e o mamão, em hortaliças e leguminosas. Já as fibras insolúveis estão presentes em hortaliças, verduras, leguminosas e cereais.

Atualizado em 13/04/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil