Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Maio

Junho
Julho

Agosto

Divulgue
seu evento

 

Notícias
30/04/04
Educação
Editoras universitárias assumem o desafio de chegar ao leitor
Depois de superada a fase de profissionalização pela qual passaram nos últimos cinco anos, colocando-as em condições de igualdade com as grandes editoras comerciais em relação à qualidade editorial, as universitárias agora focam suas estratégias em distribuição e vendas. As cerca de 107 editoras espalhadas pelo país já lançaram 800 títulos apenas nos últimos 10 meses. (Leia mais)
30/04/04
Depressão
Trabalhar alivia a doença… Pelo menos, em ratos

A depressão pode estar mais ligada a interações com o ambiente do que se pensava. A presença constante de pequenas situações desagradáveis e incontroláveis para a pessoa parece provocar ou piorar a doença. Porém, a possibilidade de operar sobre o mundo pode ser importante na recuperação. Pelo menos, é o que acontece com os ratos, de acordo com a pesquisa da Ana Carmen Dolabela, psicóloga da PUC de São Paulo. A pesquisadora aplicou um modelo experimental em ratos e verificou que a prática de atividades funcionou como um remédio, auxiliando na recuperação da doença. (Leia mais)
29/04/04
Indústria farmacêutica
Lei precisa garantir segurança de voluntários em estudos de bioequivalência

Embora o mercado brasileiro de genéricos esteja em expansão, ele representa apenas 8% dos medicamentos consumidos no país. O crescimento no volume de vendas e na variedade de produtos genéricos demanda um aumento na quantidade de testes realizados para a liberação destes medicamentos. Estes testes, também conhecidos como de bioequivalência, dependem de voluntários sadios para garantir que sua eficácia e segurança sejam equivalentes às do medicamento convencional. Entretanto, não existe legislação específica ou seguro de saúde específico para estas pessoas. (Leia mais)
28/04/04
Antropologia Social
Exigência de modernização no transporte convive com estrutura decadente

A forma de organização e estruturação do transporte rodoviário no Brasil e as dificuldades econômicas e sociais marcam os moldes nos quais a profissão de caminhoneiro é exercida no Brasil e conformam um processo paradoxal de decadência, exclusão e exigência de modernização. A afirmação é da pesquisadora Maria Luísa Scaramella, que concluiu no início de abril uma pesquisa sobre caminhoneiros, sob orientação da antropóloga Suely Kofes, da Unicamp. (Leia mais)
27/04/04
Política racial
Ação afirmativa vincula historicamente discriminação ao Estado

A instauração de políticas públicas voltadas exclusivamente para a população negra é legítima e está inserida num contexto de debates entre os militantes do movimento negro, intelectuais e representantes do Estado. Essa é a conclusão da antropóloga Carolina Cantarino Rodrigues, da Unicamp, que fez um mapeamento das representações sobre as relações raciais no Brasil desde os anos de 1990. Segundo a pesquisadora, a noção de reparação que emerge "aparece vinculada a um modo de se reescrever a história do Brasil em que há uma ênfase a uma interpretação sobre o próprio Estado enquanto responsável pela não-integração dos negros". (Leia mais)
26/04/04
Cosmologia
Grupo pioneiro no Brasil realiza II Workshop nacional

Foi encerrado na sexta passada, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, o II Workshop Brasileiro de Gravitação e Cosmologia. O evento, que reuniu pesquisadores de todo o Brasil, contou com cerca de 40 palestras, algumas baseadas em teses inéditas. Entre os temas em debate, a expansão do universo: ela está realmente acelerando? Existem energias e matérias "negras"? (Leia mais)

Nota

Concurso incentiva vocação científica
em alunos do ensino básico

O Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (IBECC) ligado à Unesco lança a 47ª edição do concurso Cientistas de Amanhã, destinado a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, com o objetivo de estimular e orientar as vocações científicas dos jovens, promover a educação científica pública e de qualidade e influenciar a população escolar brasileira. Os candidatos deverão inscrever trabalhos de pesquisa ou monografias científicas inéditas e originais, em qualquer área do conhecimento, individualmente ou em grupos, sob a orientação de seus professores, pesquisadores ou instrutores de clubes de ciência. A premiação conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica, apoiado pela Embaixada da França no Brasil (Cendotec) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As inscrições deverão ser encaminhadas até o dia 10 de maio à Comissão Organizadora do Concurso, através da caixa postal 60.163, Cep.05391-970, São Paulo (SP). Os dez melhores trabalhos serão apresentados durante a 56ª Reunião Anual da SBPC, em Cuiabá (MT), de 18 a 23 de julho e o autor e orientador do trabalho classificado em primeiro lugar receberá uma viagem a instituições científicas e culturais francesas, em Paris, na França.

Leia também no Radar da Ciência:

Pesquisadores analisam suco de caju

Ocupação de grandes espaços na mídia sobre o culto ao corpo e a preocupação com a qualidade de vida vem incentivando o consumidor a modificar seus hábitos alimentares. Apesar de comprovadamente mais saudáveis, os sucos têm enfrentado uma guerra mercadológica na luta contra os refrigerantes. Para atingir o consumidor as empresas do ramo têm insvestido na produção de produtos de qualidade, diversidade de produtos, embalagem criativas, novas fábricas e equipamentos com tecnologia mais avançada. Cada vez mais as empresas tem se utilizado das técnicas científicas para melhorar seus produtos. Visando melhorar o aspecto visual dos sucos com polpa, cientistas do Centro de Pesquisa de Paulínia-Rhodia Brasil estudaram a estabilidade do suco de caju.
Po
r Margareth Franco

Adriana Menezes, Ana Luiza Sério, Lucienne Zanchetta,
Marta Kanashiro, Alexandre Zarias, Rosana Côva

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil