Notícias da Semana

Julho
Agosto

Divulgue
seu evento

Análise genética permite identificação de
microorganismos de interesse econômico e ambiental

A possibilidade de identificação molecular de um microrganismo de interesse comercial e ambiental foi apresentada por um estudo do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp. Este estudo, coordenado por Laura Ottoboni, sugere um alvo de identificação molecular para os microrganismos Acidithiobacillus ferroxidans e Acidithiobacillus thiooxidans e foi aceito para publicação no periódico Research in Microbiology, um dos mais conceituados na área.

As bactérias do gênero Acidithiobacillus obtém a energia que precisam para viver da oxidação de compostos sulfurosos, convertendo sulfetos metálicos em sulfatos solúveis em água. Esta característica torna essas bactérias úteis para a obtenção de cobre, urânio e metais nobres a partir de minérios de baixos teores, num processo industrial, conhecido como "biolixiviação", que é menos poluente do que as técnicas convencionais.

Os Acidithiobacillus estão envolvidos também na corrosão de tubulações metálicas, podendo afetar a qualidade da água através do seu metabolismo, e podendo, em alguns casos, levar à corrosão de estruturas de concreto e cimento. Entretanto, esses microrganismos crescem com dificuldade em meios de cultura geralmente utilizados para o crescimento bacteriano em laboratório: o desenvolvimento de um método rápido e sensível para a identificação de diferentes linhagens no meio ambiente apresenta um grande interesse, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

O método desenvolvido pela equipe de Ottoboni, utilizando técnicas de biologia molecular, abre a possibilidade de desenvolvimento de uma nova ferramenta de identificação destes microrganismos, mais rápida e eficiente do que as convencionais, podendo agilizar as ações a serem tomadas em cada caso específico em que o Acidithiobacillus for identificado no ambiente.

O estudo mostrou que existe uma região do DNA de Acidithiobacillus que pode ser utilizada como um alvo para detecção e identificação da bactéria. A equipe comparou uma região específica do DNA encontrada em diferentes linhagens que foram isoladas de minas ou de amostras prelevadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental em localidades com diferentes graus de poluição ambiental (incluindo-se o Estuário de Santos e a Represa Billings, com alto índice de poluição, e o Rio Queiroz, de baixo índice de poluição). O DNA das bactérias foi extraído e estudado através de uma técnica conhecida como PCR (Polymerase Chain Reaction), que permite a obtenção de um grande número de cópias de fragmentos de DNA. Posteriormente, o DNA amplificado foi cortado com diferentes enzimas.

Os fragmentos obtidos em amostra foram comparados: após o seqüenciamento e análise estatística, o estudo não demonstrou nenhuma relação entre o local geográfico de origem - regiões mais poluídas ou mais salinas - e os diferentes grupos identificáveis pelas técnicas moleculares. Outro aspecto importante da pesquisa é a possibilidade de se estudarem as bactérias sem a necessidade prévia de cultivo celular, permitindo assim uma maior visão da diversidade desses microrganismos no meio ambiente, quando comparados aos estudos baseados em isolamento seletivos.

Atualizado em 20/05/04