Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Setembro
Outubro

Novembro
Dezembro

Divulgue
seu evento


 


Projeto de lei quer aumentar Ensino
Fundamental de oito para nove anos


Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional visa antecipar o início da escolarização obrigatória dos sete para os seis anos de idade. O projeto 3675/04, de autoria da deputada e professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), tramita em caráter conclusivo e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Segundo a autora, o objetivo é auxiliar a obtenção das metas de expansão do ensino infantil, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que, até 2011, 50% das crianças com 0 a 3 anos de idade e 80% das crianças com 4 a 6 anos estejam matriculadas. Atualmente, são atendidas apenas 9,4% das crianças com 0 a 3 anos e 61,4% de 4 a 6 anos.

"A antecipação do início do fundamental também irá ampliar o processo de universalização do ensino já iniciado há alguns anos", afirma a deputada. Segundo ela, a lei poderá garantir um aumento significativo no percentual de crianças matriculadas, o que já está em curso desde que foi adotado o sistema de progressão continuada. A proposta, no entanto, é alvo de críticas de alguns especialistas que defendem outras estratégias para o cumprimento das metas do PNE, priorizando a qualidade do ensino.

O Plano Nacional de Educação foi aprovado pelo Congresso em 2001 e fixou metas educacionais a serem atingidas nos dez anos seguintes à sua aprovação, envolvendo as competências de Estados, Municípios e Governo Federal. Segundo estudos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgados no início de setembro, o cumprimento das metas para o ensino infantil é um dos que exigirá maiores esforços dos gestores e órgãos estatais. Para isto, o Brasil terá que aumentar em 470% o número de crianças matriculadas nas creches, que atualmente são responsáveis pelo ensino de 0 a 6 anos. Será preciso saltar das atuais 4,656 milhões matrículas (dados do Censo escolar de 2003) para 11,5 milhões. O estudo do Inep é umas das iniciativas que irá subsidiar uma rediscussão do PNE que ocorrerá no Congresso em 2005. Na ocasião, deve ser feita uma avaliação do cumprimento das metas e aprovadas possíveis medidas para corrigir deficiências.

Segundo a deputada Raquel Teixeira, o projeto de lei é o primeiro passo para o cumprimento das metas e também colabora para o aprendizado da criança: "Trata-se de incluir as crianças de 6 anos no ensino fundamental, incentivando a formação de uma base cognitiva que contribui para desenvolvimento da capacidade de leitura e a linguagem, entre outras habilidades." A deputada afirma que também está buscando melhorias para as crianças menores de 6 anos por meio de outros projetos de lei, porém a iniciativa atual é mais fácil de ser cumprida: "os recursos já estão garantidos pelo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), que financia o ensino fundamental como um todo", conclui. Ela menciona ainda que os estados de Minas Gerais e Goiás já implementaram esta iniciativa que agora poderá ser expandida para todo o país.

Para a pedagoga Corinta Geraldi, professora da Unicamp e Secretária da Educação de Campinas (SP), existem experiências muito bem sucedidas neste sentido em alguns municípios brasileiros, com Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC) e Belém (PA). No entanto, a iniciativa implica uma nova forma de organização do ensino infantil e, portanto, pressupõe um projeto amplo que vise uma melhora no processo de aprendizagem da criança, que inicia-se antes dela completar um ano de idade.

Geraldi critica uma visão simplista do problema, na qual o aumento de um ano do ensino fundamental funciona como um artifício para as crianças de 6 anos fazerem parte das estatísticas do Fundef e, assim, o município passará a receber mais verbas para a educação. "Este jogo faz parte de uma das pirotecnias que os gestores fazem para conseguir mais verbas para a educação, mas pode não ser a base de um projeto pedagógico sério", afirma.

A pedagoga entende como correta as diretrizes do Ministério da Educação, que incentiva que as escolas desenvolvam projetos-piloto voltados para a inclusão social, onde o aumento de um ano pode ser inserido. "No caso de Campinas, estamos propondo que as escolas interessadas em implantar essa inovação elaborem um projeto, porém não existe a obrigatoriedade", diz. O projeto está sendo implantado numa escola da periferia da cidade, em que os alunos passarão a freqüentar a escola com seis anos e meio de idade, nas chamadas "salas de transição". Para Geraldi, existem riscos de uma proposta como esta ser aplicada uniformemente em todo país, sem que a cada escola esteja preparada para a mudança, gerando experiências mal sucedidas: "Seria algo equivalente ao atual sistema de ciclos, com progressão continuada, que, na realidade, é uma promoção automática. Diminuiu-se a reprovação e a evasão, mas o aluno conclui o ensino sem ter os conhecimentos mínimos, pois foram atacados os efeitos e não a causa do problema", ressalta.

Uma questão diretamente relacionada ao assunto, no entanto, tem sido pouco mencionada. Segundo um estudo divulgado em Agosto de 2003 pelo Inep, realizado em conjunto com o Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Universidade de Brasília (Unb), o Senado e a Casa Civil, o cumprimento das metas do PNE prescinde de um aumento dos investimentos em educação. Os atuais 4,29% do Produto Interno Bruto (PIB) teriam que ser aumentados para 7,95%, o que não aconteceu.

Atualizado em 17/09/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil