Barra de navegação do site

Página inicial Carta ao Leitor Reportagens Notícias Entrevistas Resenhas Radar da Ciência Links Opinião Observatório da Imprensa Busca Cadastro Entrevistas

Entrevistas


Para presidente da Adunicamp reforma vai destruir a universidade pública
Maria Aparecida Affonso Moysés

Autonomia com compromisso social
Sergio Cardoso

Entrevistas Anteriores

Autonomia com compromisso social

Um grupo de 20 intelectuais ligados ao Fórum de Políticas Públicas do Instituto de Estudos Avançados da USP criou a sua própria proposta para a reforma universitária, visando contribuir para o debate sobre a reestruturação do ensino superior no Brasil. "O nosso grande ponto é a questão da democratização interna da gestão das universidades" afirma Sergio Cardoso, um dos redatores do projeto, que também contou com a participação da professora Marilena Chauí.

Cardoso, professor de ética e política do Departamento de Filosofia da USP concedeu entrevista à ComCiência, esclarecendo as principais propostas do grupo. "Nós queremos uma autonomia no sentido mais amplo da expressão, ou seja, autonomia institucional, no sentido administrativo, acadêmico, pedagógico e, sobretudo da pesquisa, que é o grande motor das universidades" ressalta.

ComCiência - Como surgiu a idéia de elaborar um projeto de reforma universitária dentro do Fórum de Políticas Públicas da USP?

Sergio Cardoso - A idéia de fazer esse projeto foi de trazer uma perspectiva diferente das que estavam sendo tomadas por outros grupos. A Andifes, por exemplo, tem uma proposta excelente, bem elaborada, avançada nos princípios, sobretudo na questão da ampliação da autonomia universitária e do estabelecimento de uma real liberdade de gestão financeira, patrimonial e de financiamento. O problema é que os dirigentes das universidades federais estão pensando sobretudo em termos de gestão e financiamento. A nossa perspectiva, segundo penso, avança em alguns dos pontos em que o projeto deles deixa a desejar. Nós queremos tomar a questão do ponto de vista da organização e da vida interna das universidades, ou seja, do seu perfil institucional. Então para nós o problema do financiamento não é central, o problema é a "cara" da nova universidade que queremos. Eu acho que a preocupação da Andifes é correta em pensar na autonomia administrativa e financeira, mas nós queremos que ela tenha, além desta autonomia, mais democracia interna e compromisso social.

ComCiência - Quais são as principais propostas?

Cardoso - Na verdade nós não temos propostas pontuais; trata-se mais de definir novos rumos, uma nova direção. Para nós, esta direção é a de uma autonomia real, mas não só financeira e administrativa; queremos uma autonomia no sentido mais amplo da expressão, ou seja, institucional: administrativa, acadêmica, pedagógica e, sobretudo, da pesquisa, que é o grande motor das universidades. Depois, que essa autonomia seja realizada com compromisso social por parte das universidades, ou seja, que elas adequem as suas atividades, como o ensino e a pesquisa, à realidade do país, às necessidades sociais, culturais, econômicas e mesmo às exigências regionais. Mas o nosso grande ponto é a questão da democratização interna da gestão das universidades, desde os orçamentos até os rumos da pesquisa, quer dizer, o que a universidade, como instituição democraticamente gerida, quer fazer de si própria e das suas atividades, seja de ensino, de pesquisa ou extensão. Nós insistimos porisso na idéia dos "orçamentos participativos", pois achamos que é um instrumento fundamental da realização da autonomia das universidades. Toda comunidade acadêmica, de maneira transparente e democrática, deveria discutir os orçamentos. Por que a universidade reserva determinada parte das suas verbas para tais cursos, para tais atividades? É preciso pensar se é isso mesmo que a comunidade acadêmica entende que seja o mais adequado. Até mesmo para tirar a universidade da rotina; porque hoje ela funciona na base da inércia, ou seja, sempre se deu tais verbas para a faculdade tal ou tal... Ora, ela precisa tomar consciência de si mesma e se readequar para um momento diferente da vida do país. Um bom instrumento para isso é que ela tenha um plano de atuação, um orçamento renovado, feito de uma maneira democrática, de modo que toda a universidade assuma a responsabilidade por esses planos. E não é tão difícil fazer isso: um plano de atuação periódico, conhecido pela sociedade, transparente, com a indicação das etapas e os orçamentos necessários, feito com a participação intensa dos professores, alunos e mesmo dos funcionários.

ComCiência - O senhor falou sobre democratização na pesquisa acadêmica e uma das propostas do fórum é que os recursos das agências de pesquisa, como Capes e CNPq, passem gradualmente para as mãos das universidades públicas. De que forma isso poderia ser feito?

Cardoso - O que se alega para que a universidade não decida que pesquisa ela quer fazer e como ela quer fazer é o corporativismo universitário, é a desconfiança sobre os pesquisadores, sobre o nível e capacidade acadêmica dos professores. Ou seja, há uma desconfiança em relação à universidade que faz com que se coloque fora dela os mecanismos de decisão sobre a pesquisa. Eu não acho que essa proposta possa favorecer o corporativismo dentro das universidades se as decisões forem institucionais, deliberadas democraticamente e assumidas pela instituição de uma maneira pública e transparente, ou seja, também discutida pela sociedade. Não se trata de uma autonomia sem freios, sem limites... E eu não temo o corporativismo, mas sim a direção do trabalho universitário por grupos, o que é pior. Aliás, as universidades sempre foram "corporativas", pois nasceram das corporações medievais de professores e alunos. Agora, isso pode e é contrabalançado pelos limites que a sociedade impõe.

Nós vivemos em um sistema inteiramente heterônomo, não somos autônomos para dizer qual pesquisa a universidade quer fazer, como ela quer fazer, como direcioná-la e em condições essa pesquisa deveria ser feita. Tudo isso é decidido, no final das contas, fora dela. E decidido por quem? Em nome da crítica do corporativismo da universidade, freqüentemente por pequenos grupos encastelados nas agências... É o que tem acontecido.

De um lado a nossa crítica é a seguinte: Por que as pessoas temem a autonomia e querem viver num regime heterônomo? Ou como afirmar a autonomia da universidade se, no registro de sua atividade fundamental, que é a pesquisa, ela é heterônoma? Essa é a nossa pergunta primeira. E a nossa proposta é que haja uma responsabilidade institucional das universidades sobre a sua pesquisa, sobre o seu orçamento de pesquisa... e eu acho que não é pedir muito. Porque hoje, por exemplo, se eu recebo um aluno de pós-graduação ele precisará de financiamento, bolsa etc, assim como todos os outros. E quem decide sobre isso é a Fapesp, é o CNPq; eu, como professor universitário, a rigor, não decido nada, percebe? Pois, se o estudante não recebe a bolsa, quase sempre é empurrado para fora do sistema. Não sei como a universidade tem aceitado conviver com essa situação que, aliás, é mascarada pela ideologia do "alto nível", da excelência, instalada nas agências..., na verdade, o que certos grupos acadêmicos entendem por alto nível e excelência do trabalho universitário. É por isso que nós dizemos que decisões democráticas e transparentes bem como uma gestão institucional dos recursos de pesquisa é o melhor remédio contra o corporativismo.

ComCiência - Mas dessa forma, com essa autonomia das universidades em decidir os rumos da pesquisa, não poderíamos ter problemas com a ausência de um plano diretor que leve à melhoria e ao progresso do país?

Cardoso - Nós temos mecanismos, instrumentos, para orientar essa pesquisa, ao invés de controlá-la. A própria Andifes propõe um conselho da educação superior que visa exatamente a orientar, integrar e levar sugestões às diversas unidades do sistema de educação superior. A universidade não quer ser um organismo voltado pra si mesmo, umbilicalmente centrado. Ela quer, muito pelo contrário, se abrir para a sociedade. Mas o que nós não podemos aceitar, por exemplo, é que decisões sobre as pesquisas que são feitas no país, não sejam tomadas de maneira clara, transparente e por agências sobre as quais as universidades, enquanto tais, não têm controle.

ComCiência - Com relação ao ensino, o grupo considera que se deve retirar grande parte do poder de definição das grades curriculares das mãos do MEC, passando-o a cada universidade, que definiria também seu próprio sistema de valorização das disciplinas, a duração dos cursos e a forma de recuperação de estudantes não aprovados nas disciplinas. Isso não poderia gerar uma diferença muito grande na formação de profissionais graduados em diferentes universidades?

Cardoso - Não se trata de dar às universidades total independência na determinação dos currículos. Não se trata de dizer que cada universidade vai ter um currículo, que vai fazer o que bem entende; até porque todos entendem que é preciso ter formas e instrumentos de integração do sistema universitário. Mas é consenso hoje - da Andifes, do MEC, da UNE e de todos os grupos que têm discutido essa questão - que as universidades precisam ter uma maleabilidade maior para se adaptar às exigências do meio em que elas estão. Uma coisa é você ter uma universidade no norte do país com determinadas exigências e com outras no Rio Grande do Sul, que não serão as mesmas do Amazonas; outra coisa é deixar que cada universidade faça o que bem entenda. Haverá, certamente, normas gerais para todas, valendo muitas delas tanto para as instituições públicas quanto para as privadas. A idéia é que haja instrumentos de uma maior flexibilidade para que as instituições definam seu perfil acadêmico, pedagógico e de pesquisa. Mas tem que ter o mínimo de integração do sistema e há muitas maneiras de fazer isso. Uma das propostas que está no nosso trabalho é a de que se tenha uma parte do currículo que seja nacional e uma parte que seja regional, assim haveria um bom equilíbrio entre as exigências consideradas.

ComCiência - Quais os principais obstáculos para que a proposta do Fórum de Políticas Públicas da USP seja aceita?

Cardoso - Eu acho até que muitas das coisas que nós propusemos, de alguma maneira, foram incorporadas pela Andifes e pela própria proposta do governo. Eu não vejo muitos obstáculos para muitos aspectos da nossa proposta. O que eu acho é que há uma cultura acadêmica um pouco medrosa da democracia interna. Ela teme o corporativismo e teme ficar nas mãos das lideranças sindicais e coisas tais, o que eu acho que é um equívoco. Se a universidade colocar em pauta, institucionalmente, a democratização de sua gestão, de modo transparente, eu acho que não existirá este perigo. Pois, a nossa proposta mais geral é de que precisamos prestar contas à sociedade, através de planos de ação, de atuação. A nossa idéia, inclusive, é de que se possa retirar verbas das universidades que não cumprirem o seu plano de atuação.

ComCiência - A proposta do Fórum da USP tem alguma sugestão sobre a proposta do MEC e da Andifes sobre a dissolução da estrutura departamental nas universidades?

Cardoso - Não diretamente; nós até vamos agora discutir mais isso, porque essa proposta nos parece problemática e polêmica, no mínimo. Até porque o modelo novo não está claro e isso para nós é central, pois podemos destruir a estrutura da universidade sem ter clareza de como nós queremos que a universidade funcione. O MEC, assim como a Andifes, está propondo a quebra da estrutura departamental em função de razões muito pragmáticas - e eu acho que não foram muito a fundo na questão do novo modelo - o que é muito problemático. Outra proposta que eu acho inaceitável, e grande parte dos meus colegas do Fórum também, é a idéia do ciclo básico. Embora seja preciso dizer que é hoje aceita por muitos nas universidades, nós temos em relação a ela uma crítica radical. O ciclo básico tenta resolver na universidade problemas que devem e podem ser resolvidos no nível do ensino médio. Essa proposta compromete a formação universitária porque quer preencher aí lacunas e funções que são do ensino médio. Isso pode trazer danos irreversíveis para a formação universitária no país. Estão voltando com a velha idéia dos cursos de licenciatura curta. Ora, nós lutamos a vida inteira contra isso...

ComCiência - O senhor acredita que em novembro o governo conseguirá apresentar um projeto fechado para a reforma universitária?

Cardoso - Eu acredito que sim, até porque ele se comprometeu e parece que vai cumprir. Agora, acho também que, nesses meses que restam, a comunidade universitária precisa se envolver mais com esse debate porque, caso contrário, muita coisa problemática pode passar, até mesmo por inadvertência. Algumas questões importantes estão sendo pouco discutidas, como a proposta dos ciclos básicos, da licenciatura curta, da quebra da estrutura departamental, das formas de financiamento das pesquisas e da democratização interna das universidades. Não basta discutir financiamento e aumento de vagas, não obstante a suma importância destas questões. Eu acredito que é preciso fazer a reforma, que é preciso ao menos indicar uma nova direção para as nossas universidades. Mas penso também que essa correção de rumos vai demorar a ser assimilada e a realmente fazer efeito; o que é normal. Porém, essa reforma será tão boa quanto nós conseguirmos fazê-la, porque ela não é apenas de responsabilidade do governo, muito pelo contrário. Ele, de toda maneira, está tentando dialogar.

Atualizado em 10/09/2004

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2003
SBPC/Labjor
Brasil