Reportagens





 

Reportagens:
Projeto alia pesquisa
a cotidiano dos alunos
Pesquisadora apresenta histórico e avaliação do projeto

 

 

Projeto da Faculdade de Educação da Unicamp alia pesquisa
a cotidiano dos alunos

Reportagem: Rodrigo Cunha
Edição: Rafael Evangelista
Webdesign: Ingrid Lemos Costa

O "Ciência na Escola", criado há cinco anos pelo Laboratório de Educação e Informática Aplicada (Leia), da Faculdade de Educação da Unicamp, é um projeto que busca transformar, professores e alunos do ensino básico, em pesquisadores. Com apoio da Fapesp, cada uma das escolas públicas de Campinas (SP) envolvidas tem um sub-projeto de pesquisa, geralmente ligado ao cotidiano dos alunos e envolvendo mais de uma disciplina. Os professores das escolas se reúnem periodicamente com os coordenadores do projeto, no Leia, e durante o ano letivo, trabalham como orientadores das pesquisas de seus alunos.

A coordenadora do Leia, Afira Viana Ripper, destaca a importância do aprendizado por meio da pesquisa, nas escolas que participam do projeto. "O 'Ciência na Escola' é também um programa de formação continuada, proporcionando ao professor uma re-significação de práticas pedagógicas, e aos alunos, uma relação afetiva com o conhecimento", diz.

Temas como destino de lixo, consumo de energia elétrica, nutrição e qualidade da água de um córrego que passa próximo à escola são pesquisados por alunos de ensino fundamental e médio, e se tornam assunto para ser trabalhado em disciplinas como ciências, matemática, geografia, história, português e até mesmo educação artística.

Em outubro de 2002, a Faculdade de Educação da Unicamp abriu as comemorações dos seus 30 anos, com o II Seminário do projeto "Ciência na Escola", que teve a participação de professores e alunos das seis escolas públicas municipais e das duas escolas públicas estaduais de Campinas que atualmente participam do projeto. Após a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e da secretária municipal de Educação, Corinta Geraldi, os estudantes apresentaram seus trabalhos dentro do projeto a um auditório lotado, como verdadeiros conferencistas.

Antoninho Perri - Ass. de Com./Unicamp
Estudantes lotam auditório da universidade

Vocês estão no principal auditório do Centro de Convenções da Unicamp, onde os pesquisadores da universidade dão suas palestras em encontros e conferências da maior importância", disse aos estudantes, na ocasião, a coordenadora do evento, Afira Vianna Riper, saudando-os como conferencistas do dia.

A diretora da Faculdade de Educação, Agueda Bittencourt, afirma que não poderiam ter escolhido evento melhor para a abertura das comemorações dos 30 anos. "A Faculdade de Educação trabalha em função da melhoria do ensino em todos os níveis, e o projeto 'Ciência na Escola' é um exemplo disso", declara.

A secretária de Educação, Corinta Geraldi, se diz orgulhosa dos 32 professores e cerca de 700 alunos que participam do "Ciência na Escola" e afirma que pretende levar o projeto a outras escolas públicas de Campinas. Ela destaca que o projeto contribui para que o aluno de escola pública se sinta com chances de ingressar em uma universidade. "Ele precisa sentir que tem o direito e a condição de concorrer no vestibular", acredita.

O reitor da Unicamp, Brito Cruz, que foi um dos coordenadores da fase inicial do "Ciência na Escola", além de ter recebido como conferencistas na universidade estudantes e professores que participam do projeto, espera, a exemplo da secretária de Educação, que eles continuem o trabalho como pesquisadores no ensino superior. "Esse projeto mostra que aprender coisas através da pesquisa é bom, é divertido, interessante", diz.

 
Próxima
Atualizado em 20/12/2002
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2002
SBPC/Labjor
Brasil