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Reportagens:
Projeto alia pesquisa
a cotidiano dos alunos
Pesquisadora apresenta histórico e avaliação do projeto
 
Pesquisadora apresenta histórico e avaliação do projeto

A pesquisadora Maria de Fátima Garcia, da Faculdade de Educação da Unicamp, realizou um estudo que avaliou o desenvolvimento do projeto de 1997 a 2001. O "Ciência na Escola" estava sendo realizado, nesse período, em cinco escolas da rede pública municipal de Campinas e uma escola da rede estadual. O estudo resultou na tese de doutoramento, defendida pela pesquisadora no dia 21 de fevereiro de 2002.

"Pesquisa não é apenas coleta de dados, leituras, experimentos", diz Maria de Fátima Garcia. "O pesquisador tem que incluir a prática como componente necessário da pesquisa", completa. Ela conta que a visão do aluno sobre o que é pesquisa mudou com o a experiência do projeto "Ciência na Escola". Em 1997, quando questionados sobre o assunto, os alunos respondiam que pesquisar era fazer recortes de jornais e revistas, ou copiar o conteúdo de uma enciclopédia. Hoje, nas escolas onde o projeto foi implementado, os alunos afirmam que pesquisar é entrevistar pessoas, procurar informação na Internet e coletar dados.

"O aluno deixa de ser objeto do ensino para ser parceiro de trabalho do professor", afirma Garcia. Na escola Domingos Zatti, por exemplo, os alunos fizeram acompanhamento de preço de mercadorias, e os dados coletados foram utilizados nas aulas de matemática. Na escola Elvira Muraro, os alunos tiraram fotos e fizeram entrevistas, aproveitadas nas aulas de geografia para o estudo dos impactos ambientais da ocupação territorial ao longo do córrego São Pedro, que passa atrás da escola. Garcia conta que na escola Aníbal de Freitas, onde se pesquisou sobre a urbanização, os transportes e a poluição na cidade de Campinas, os próprios alunos delimitaram novos problemas ao longo da pesquisa.

"Uma professora ligada ao "Ciência na Escola" me contou que no final do ano letivo, as notas já estavam fechadas e os alunos permaneceram na escola para concluir a pesquisa", diz Garcia. A pesquisadora do Leia afirma que tanto alunos quanto professores sentiram o seu trabalho valorizado, quando participaram do I Seminário do projeto "Ciência na Escola", em 2000, do 13º Congresso de Leitura do Brasil (COLE) e da Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cientec), esse dois últimos em 2001. "Esse trabalho de produção de saberes e conhecimentos é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e para a capacitação dos alunos", conclui.

Confira as experiências desenvolvidas pelas as escolas:

Estudo desperta em jovens alunos preocupação com
qualidade de vida

Temas ligados ao cotidiano do aluno tornam
pesquisa mais atraente

Qualidade da água é tema de estudo que alia prática à teoria

Alunos simulam gestão de problemas urbanos e dão
lição de cidadania

Pesquisa busca conscientizar moradores do bairro quanto ao meio ambiente

Estudo de assuntos atuais envolve diversas disciplinas

Alunos pesquisam nutrição e hábitos alimentares

 
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Atualizado em 20/12/2002
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