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Estudo desperta em jovens alunos preocupação com
qualidade de vida

O "Ciência na Escola" envolve pesquisas coordenadas por professores de diversas disciplinas junto a alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Mas uma experiência pioneira com crianças da 1ª série da Escola Municipal Elvira Muraro, iniciada em 2002, mostrou que o contato com o conhecimento científico pode começar desde cedo.

Elas participaram do subprojeto "Meio ambiente com qualidade de vida", que contou, entre outras coisas, com passeio pelo Bosque dos Jequitibás, na cidade de Campinas (SP). "A gente foi no museu do bosque, no aquário, e depois escreveu sobre tudo o que a gente viu lá", conta a aluna Carol.

Já os alunos da 6ª série dessa mesma escola fizeram um estudo junto à comunidade do bairro Jardim São Pedro, também de Campinas, que envolveu as disciplinas de geografia e matemática. O ponto de partida da pesquisa foram as variáveis consideradas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na definição do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de uma localidade. Pelo relatório de 1999 da ONU, o Brasil estava em 79º lugar na lista dos 174 países avaliados em termos de IDH.

A pesquisa procurou traçar um perfil da comunidade do Jardim São Pedro, com dados como distribuição da população por faixa etária e renda familiar, e avaliar questões ligadas à qualidade de vida, como educação e saúde. "Concluímos que há vários problemas, como falta de água e solo contaminado", diz a aluna Camila. Os estudantes que participaram do projeto avaliam de forma positiva o estudo teórico aliado à prática da pesquisa.

 
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Atualizado em 20/12/2002
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