Estudo desperta em jovens alunos preocupação
com
qualidade de vida
O "Ciência na Escola" envolve pesquisas
coordenadas por professores de diversas disciplinas junto a alunos
de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e alunos
do ensino médio. Mas uma experiência pioneira com
crianças da 1ª série da Escola Municipal Elvira
Muraro, iniciada em 2002, mostrou que o contato com o conhecimento
científico pode começar desde cedo.
Elas participaram do subprojeto "Meio ambiente
com qualidade de vida", que contou, entre outras coisas,
com passeio pelo Bosque dos Jequitibás, na cidade de Campinas
(SP). "A gente foi no museu do bosque, no aquário,
e depois escreveu sobre tudo o que a gente viu lá",
conta a aluna Carol.
Já os alunos da 6ª série dessa
mesma escola fizeram um estudo junto à comunidade do bairro
Jardim São Pedro, também de Campinas, que envolveu
as disciplinas de geografia e matemática. O ponto de partida
da pesquisa foram as variáveis consideradas pelo Programa
das Nações Unidas para o Desenvolvimento na definição
do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de uma localidade.
Pelo relatório de 1999 da ONU, o Brasil estava em 79º
lugar na lista dos 174 países avaliados em termos de IDH.
A pesquisa procurou traçar um perfil da comunidade
do Jardim São Pedro, com dados como distribuição
da população por faixa etária e renda familiar,
e avaliar questões ligadas à qualidade de vida,
como educação e saúde. "Concluímos
que há vários problemas, como falta de água
e solo contaminado", diz a aluna Camila. Os estudantes que
participaram do projeto avaliam de forma positiva o estudo teórico
aliado à prática da pesquisa.