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Núcleo apresenta nova ferramenta
para ensino especial

O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) apresenta no dia 14 de dezembro, na Biblioteca Central da Unicamp, mais um novo recurso tecnológico para a educação especial. Trata-se de um traçador gráfico, ferramenta que reproduz em relevo no papel desenhos virtuais produzidos por pessoas cegas no computador. A ferramenta permite que os desenhos possam ser percebidos pelo tato, e assim, sejam melhor "observados" pelos alunos.

O traçador gráfico foi desenvolvido a partir de um tipo de impressora plotter, onde as canetas foram substituídas por um dispositivo marcador de papel. Outras alterações foram feitas pelo NIED, de acordo com a experiência de dois meses de uso da ferramenta em uma escola especial na cidade de Araras (SP). Foram implementadas, nesse período, proteção ao sistema mecânico e estruturas lisas com bordas arredondadas, para facilitar o manuseio e proteger o tato dos usuários cegos.

Traçador gráfico acoplado a um microcomputador.
Foto: Vanessa Sensato

De acordo com João Vilhete, coordenador do NIED, antes do traçador, os alunos cegos da escola especial desenhavam manualmente usando papel e giz de cera. Os desenhos eram percebidos através dos decalques feitos pelo giz de cera sobre o papel. Com o uso do traçador, os alunos passaram a desenhar utilizando o software educacional SuperLogo, que permite que o desenho seja criado através de comandos simples dados pelos alunos para o computador. Segundo Vilhete, esse uso trouxe ainda mais ganhos pedagógicos para os alunos especiais. "Ao mesmo tempo em que os alunos aprendem a reconhecer figuras geométricas, via tato, eles também aprendem sobre a lógica e a descrição de idéias utilizando o computador", explica.

Vilhete diz que outro benefício é a construção da autonomia desses alunos. "A ferramenta cria condições para que a pessoa cega faça [o desenho] por si mesma e tenha como resposta um feedback em alto relevo. Assim, ela mesma pode checar o que produziu", descreve. Segundo o pesquisador, esse pode ser um incentivo ao aprendizado. "O fato de eles poderem formalizar uma idéia utilizando o computador e obter um resultado concreto com o desenho no papel serviu de grande incentivo para a aprendizagem", afirma Vilhete.
A apresentação da ferramenta faz parte das atividades do evento "Todos Nós - Unicamp acessível", que traz para a exposição pública vários trabalhos desenvolvidos pela comunidade da Unicamp na primeira Oficina Projeto Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade de Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes Inclusivos.

Atualizado em 14/12/05
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