Terapia celular em cardiologia

Luís Henrique Wolff Gowdak

No processo de reparação tecidual, como o que ocorre após o infarto agudo do miocárdio, diferentes tipos celulares (macrófagos/monócitos, fibroblastos, neutrófilos e células endoteliais) relacionados à cicatrização e remodelação tecidual são normalmente recrutados para a região afetada por mecanismos específicos envolvendo citocinas, alterações na matriz extracelular e proteínas de adesão. O transplante celular, técnica desenvolvida exeprimentalmente em passado recente e já testada clinicamente, pode vir a ser uma opção terapêutica visando limitar a perda miocitária pós-isquêmica e assim reduzir, ou até prevenir o aparecimento de insuficiência cardíaca.

Transplante de mioblastos
Miócitos adultos mantidos em cultura não se multiplicam, sugerindo que nessas células diferenciadas há uma resistência ao reinício do ciclo celular, o que limita a aplicação clínica desse tipo de estratégia. O potencial terapêutico de outro tipo celular, a célula muscular esquelética precursora (mioblasto) autóloga vem sendo explorado clinicamente.

Isto porque, diferentemente das células miocárdicas adultas e à semelhança dos fibroblastos cardíacos, as células musculares esqueléticas se dividem e são capazes de regeneração. Dorfman e colaboradores observaram que mioblastos implantados em miocárdio isquêmico de ratos podem sofrer um processo de diferenciação celular, transformando-se em fibras musculares estriadas.

Experimentalmente, Chiu e colaboradores transplantaram mioblastos em modelo de infarto do miocárdico por crioinjúria em cães. A análise histológica revelou a presença, nos sítios de implante, de tecido muscular semelhante ao cardíaco, incluindo a visualização de discos intercalares. Em outro modelo de infarto por ligação da artéria coronária em ratos, Scorsin e colaboradores estudaram o efeito do transplante de mioblastos esqueléticos. Ainda que no seguimento a função ventricular tenha melhorado, não foram detectadas gap junctions nas membranas das células esqueléticas, indicando prejuízo no acoplamento eletromecânico.

Clinicamente, o transplante de mioblastos teve início com o grupo de Menasché e colaboradores após o implante bem sucedido em um paciente de 72 anos, portador de insuficiência cardíaca avançada. Previamente ao transplante, a cicatriz miocárdica foi caracterizada como irreversivelmente acinética na ausência de viabilidade. Cerca de 5 meses após o transplante celular, a parede acinética tornou-se contrátil e metabolicamente ativa, do que resultou aumento na fração de ejeção do ventrículo esquerdo e melhora na classe funcional do paciente.

Uma das maiores limitações ao transplante de mioblastos é o seu grande potencial arritmogênico. Isto decorre pois a aparente inabilidade dessas células de transdiferenciação em cardiomiócitos e de formação de um sincício cardíaco com as células vizinhas nativas pode criar um substrato para arritmias ventriculares por reentrada.

Recentemente, o reconhecimento de células tronco com capacidade de diferenciação e neoformação tecidual levou à inclusão dessas células como participantes no complexo processo de reparação/regeneração tecidual e abriu perspectivas de seu uso terapêutico.

Células-tronco e progenitoras hematopoéticas
Há pelo menos 50 anos, as células tronco hematopoéticas são as que estão melhor caracterizadas entre as células tronco estudadas, o que levou a sua utilização terapêutica, associada às células progenitoras, no transplante de medula óssea.

A plasticidade dessas células em adquirir características de outras linhagens celulares diferentes das células hematopoéticas foi descrita recentemente e sua potencial utilização terapêutica para a reconstrução tecidual está sendo amplamente investigada. As principais características que distinguem essas células de outros tipos celulares são a capacidade de auto-regeneração e diferenciação em várias células especializadas, a possibilidade de mobilização a partir da medula óssea para a circulação e a capacidade de evoluir para a morte celular programada em circunstâncias específicas.

Orlic e colaboradores, em modelo de infarto agudo do miocárdio experimental, injetaram na área perilesional 2x105 células tronco hematopoéticas. A análise imunohistoquímica da região infartada identificou 53% de cardiomiócitos, 44% de células endoteliais e 49% de células musculares lisas como provenientes das células-tronco injetadas. A avaliação da função ventricular revelou um ganho médio de 30% em relação aos animais controle.

Autores como Isner, Asahara e Kocher igualmente mostraram que células endoteliais progenitoras (CEP) humanas mobilizadas com GSCF (granulocyte stimulating colony factor) ou cultivadas, quando injetadas na veia caudal de ratos atímicos (1x106 a 2x106 células) após a ligadura da artéria coronária esquerda acarretavam em diminuição da área de necrose em cerca de 30%, além de aumento da vascularização e conseqüente preservação da função ventricular.

Modelos animais de isquemia miocárdica já demonstraram que células de origem medular têm a capacidade de implantação local na área lesada e se diferenciam em células musculares cardíacas e em células endoteliais formando novos vasos sangüíneos (neoangiogênese).

Evidência adicional da potencial aplicabilidade da terapia celular em doenças do coração vem da observação por Kocher e colaboradores de que, em modelo experimental de infarto por ligadura da artéria coronária, células-tronco hematopoéticas de adulto (humanas) retiradas da medula óssea são capazes de dar origem a células endoteliais vasculares quando transplantadas em ratos. A angiogênese resultante do transplante celular levou à prevenção da apoptose de cardiomiócitos, redução de remodelamento ventricular e melhoria da função cardíaca.

A melhor compreensão da importância fisiológica das células-tronco do adulto nos processos de reparação tecidual permitiu que se estudasse eventuais relações entre fatores de risco cardiovascular e/ou terapias mediamentosas e células-tronco. Neste sentido, Vasa e colaboradores mostraram que, em 15 pacientes com doença arterial coronária (DAC) documentada, o tratamento com 40 mg/dia de atorvastatina por 4 semanas levou a um aumento de cerca de 3 vezes no número de células progenitoras endoteliais ao final do período de observação. A importância clínica deste achado ainda está para ser determinada. A relevância das células progenitoras endoteliais para o aparecimento de doença cardiovascular (DCV) começou a ser questionada recentemente, quando Hill e colaboradores estudando 45 homens sem história de DCV mas com diferentes fatores de risco, demonstraram uma forte correlação negativa entre o número de células progenitoras endoteliais circulantes e o escore de risco combinado de Framingham. Especulam os autores que a lesão endotelial (secundária à presença dos fatores de risco) na ausência de número suficiente e adequado de células progenitoras endoteliais circulantes possa favorecer a progressão da doença cardiovascular.

Apenas muito recentemente, os primeiros relatos de terapia celular em pacientes portadores de DAC começaram a ser publicados. Assmus e colaboradores transplantaram, por infusão intracoronária, células progenitoras derivadas de medula óssea (n=9) ou de sangue periférico (n=11) a pacientes vítimas de infarto agudo pós-reperfusão, dentro de 4,3+/-1,5 dias após o IAM. Durante o seguimento de 4 meses, os pacientes tratados apresentaram aumento da fração de ejeção de VE, melhor motilidade regional na zona do infarto, diminuição do volume sistólico final e aumento da reserva de fluxo coronário na artéria relacionada ao IAM. Não foram observados eventos adversos.

O uso de células derivadas da medula óssea do adulto para o tratamento de doença isquêmica grave do coração associada à insuficiência cardíaca foi proposto por Perin e colaboradores em trabalho conduzido em 14 pacientes. Os pacientes foram submetidos à injeção transendocárdica guiada por mapeamento eletromecânico em áreas viáveis, porém isquêmicas. Os autores mostraram que, em seguimento de 4 meses, houve melhora da classe funcional, redução significativa nos defeitos perfusionais avaliados por medicina nuclear e aumento da fração de ejeção de 20% para 29%.

Stamm e colaboradores propuseram a utilização combinada de injeções intramiocárdicas de células-tronco derivadas da medula óssea com potencial de indução de angiogênese à cirurgia de revascularização miocárdica em 6 pacientes pós-IAM. Cerca de 1,5x106 células foram injetadas em cada paciente na borda da zona de infarto durante a cirurgia de RM. Após 3 a 9 meses de seguimento, todos os pacientes se encontravam vivos; aumento na motilidade global (em 4 dos 6 pacientes) e da perfusão da área de infarto (em 5 dos 6 pacientes) pôde ser documentada.

No Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Gowdak e colaboradores adotaram estratégia semelhante para o tratamento de pacientes com DAC grave e difusa, refratários ao tratamento clínico e não passíveis de revascularização cirúrgica completa pela extensão da doença. Em 10 pacientes, 13x107 células-tronco e progenitoras hematopoéticas autólogas foram injetadas, durante a cirurgia de revascularização, naquelas áreas de miocárdio previamente identificadas como viáveis e isquêmicas. Não houve eventos adversos relacionados ao procedimento. A análise da perfusão miocárdica nos segmentos injetados e não revascularizados apontou para a reversão da isquemia nesses segmentos e melhora contrátil. Ainda que não se possa excluir a contribuição dos enxertos realizados à distância para a melhora observada nos segmentos injetados, pode-se especular que o implante de células tenha contribuído via indução de angiogênese para a melhora perfusional e contrátil nessas áreas.

Considerações sobre o uso de células-tronco do adulto
A aplicação do uso de células-tronco do adulto suscita diversas questões ainda em investigação. A seguir, listamos algumas considerações que acreditamos deverão ser respondidas com o avanço das pesquisas de remodelação e regeneração tecidual:
os mecanismos intrínseco, molecular e tecidual de manutenção do estado de quiescência e pluripotência das células-tronco do adulto não são conhecidos.
uma vez obtidas as células-tronco do adulto, discute-se como manter uma célula-tronco em seu estado quiescente e proliferativo por um período prolongado de tempo sem a influência de citocinas que transformem estas células.
utilizar um conjunto de células que dariam suporte à proliferação e manutenção das células-tronco poderia ser mais vantajoso do que o uso de um único tipo de célula como as mesenquimais ou as células progenitoras.
uso de células-tronco em sistemas biomiméticos pode possibilitar seu emprego em diferentes áreas na cardiologia: vasos biocompatíveis com maior viabilidade, bioengenharia muscular, etc.
aspectos como a identificação de qual tipo celular é o mais adequado para o efeito terapêutico desejado, a sobrevida das células transplantadas, vias ótimas de acesso ao miocárdio (endovascular ou cirúrgica) para o transplante celular e a definição do comportamento das células transplantadas em relação ao tecido nativo (acoplamento eletromecânico, contribuição funcional, alteração do remodelamento ventricular) são de capital relevância e devem ser considerados antes que a terapia celular possa ser rotineiramente empregada.

Luís Henrique Wolff Gowdak é ex-fellow Gene Therapy Unit, Laboratory of Cardiovascular Science, National Institutes of Health, Estados Unidos - Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP - Médico-Assistente do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular e da Unidade Clínica de Coronariopatias Crônicas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Referência bibliográficas
ASSMUS B, SCHACHINGER V, TEUPE C, BRITTEN M, LEHMANN R, DOBERT N, GRUNWALD F, AICHER A, URBICH C, MARTIN H, HOELZER D, DIMMELER S, ZEIHER AM. Transplantation of progenitor cells and regeneration enhancement in acute myocardial infarction (TOPCARE-AMI). Circulation, v.106, n.24, p.3009-17, 2002.
ASAHARA T, KALKA C, ISNER JM. Stem cell therapy and gene transfer for regeneration. Gene Ther, v.7, n.6, p.451-7, 2000.
BECKER, C. Angiogênese induzida por VEGF em ratos submetidos ao transplante celular: Estudo em modelo de isquemia/reperfusão no coração. São Paulo, Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina, 2002.
GOWDAK LH, SCHETTERT I, VIEIRA MC, ROCHITTE CE, MENEGHETTI C, CHAMONE D, CÉSAR LA, KRIEGER JE, RAMIRES JA, DE OLIVEIRA SA. Transplantation of autologous bone marrow cells combined to coronary artery bypass grafting improves myocardial perfusion in severe ischemic heart disease. Circulation, Suppl IV, v.108, n.17, p.IV-548, 2003.
HASSINK RJ, DE LA RIVIÈRE AB, MUMMERY CL, DOEVENDANS PA. Transplantation of cells for cardiac repair. J Am Coll Cardiol, v.41, n.5, p.711-7, 2003.
HILL JM, ZALOS G, HALCOX JP, SCHENKE WH, WACLAWIW MA, QUYYUMI AA, FINKEL T. Circulating endothelial progenitor cells, vascular function, and cardiovascular risk. N Engl J Med, v.348, n.7, p.593-600, 2003.
JACKSON KA, MAJKA SM, WANG H, POCIUS J, HARTLEY CJ, MAJESKY MW, ENTMAN ML, MICHAEL LH, HIRSCHI KK, GOODELL MA. Regeneration of ischemic cardiac muscle and vascular endothelium by adult stem cells. J Clin Invest, v.107, n.11, p.1395-402, 2001.
KALKA C, MASUDA H, TAKAHASHI T, KALKA-MOLL WM, SILVER M, KEARNEY M, LI T, ISNER JM, ASAHARA T. Transplantation of ex vivo expanded endothelial progenitor cells for therapeutic neovascularization. Proc Natl Acad Sci U S A, v.97, n.7, p.3422-7, 2000.
KEHAT I, KENYAGIN-KARSENTI D, SNIR M, SEGEV H, AMIT M, GEPSTEIN A, LIVNE E, BINAH O, ITSKOVITZ-ELDOR J, GEPSTEIN L. Human embryonic stem cells can differentiate into myocytes with structural and functional properties of cardiomyocytes. J Clin Invest, v.108, n.3, p.407-14, 2001.
KOCHER AA, SCHUSTER MD, SZABOLCS MJ, TAKUMA S, BURKHOFF D, WANG J, HOMMA S, EDWARDS NM, ITESCU S. Neovascularization of ischemic myocardium by human bone-marrow-derived angioblasts prevents cardiomyocyte apoptosis, reduces remodeling and improves cardiac function. Nat Med, v.7, n.4, p.430-6, 2001.
ORLIC D, KAJSTURA J, CHIMENTI S, JAKONIUK I, ANDERSON SM, LI B, PICKEL J, MCKAY R, NADAL-GINARD B, BODINE DM, LERI A, ANVERSA P. Bone marrow cells regenerate infarcted myocardium. Nature, v.410, n.6829, p.701-5, 2001.
PERIN EC, DOHMANN HF, BOROJEVIC R, SILVA SA, SOUSA AL, MESQUITA CT, ROSSI MI, CARVALHO AC, DUTRA HS, DOHMANN HJ, SILVA GV, BELEM L, VIVACQUA R, RANGEL FO, ESPORCATTE R, GENG YJ, VAUGHN WK, ASSAD JA, MESQUITA ET, WILLERSON JT. Transendocardial, autologous bone marrow cell transplantation for severe, chronic ischemic heart failure. Circulation, v.107, n.18, p.2294-302, 2003.
STAMM C, WESTPHAL B, KLEINE HD, PETZSCH M, KITTNER C, KLINGE H, SCHUMICHEN C, NIENABER CA, FREUND M, STEINHOFF G. Autologous bone-marrow stem-cell transplantation for myocardial regeneration. Lancet, v.361, n.9351, p.45-6, 2003.
URBANEK K, QUAINI F, TASCA G, TORELLA D, CASTALDO C, NADAL-GINARD B, LERI A, KAJSTURA J, QUAINI E, ANVERSA P. Intense myocyte formation from cardiac stem cells in human cardiac hypertrophy. Proc Natl Acad Sci U S A, v.100, n.18, p.10440-5, 2003.
VASA M, FICHTLSCHERER S, ADLER K, AICHER A, MARTIN H, ZEIHER AM, DIMMELER S. Increase in circulating endothelial progenitor cells by statin therapy in patients with stable coronary artery disease. Circulation, v.103, n.24, p.2885-90, 2001.

Atualizado em 10/02/2004