| 
                             A  morte é uma presença constante em nosso cotidiano. Queiramos ou não, caminhamos  para ela. Reconhecer a morte é reconhecer que somos limitados, que o humano não  é inabalável, que a fraqueza humana existe. Mais cedo ou mais tarde nossos  corpos degenerarão, conduzindo-nos para o fim de nossa existência terrena. A  cada década, a cada ano, mesmo que a ciência tenha avançado para nos afastar  dela, a morte ainda é uma temática de difícil abordagem. A ciência gerou  formas, se desenvolveu e nos permitiu nos afastarmos ainda mais dela. Sua  percepção é encarada como um tabu, como algo inatingível quando está longe de  nós e dos nossos entes queridos. Quando se aproxima, nos deixa desamparados,  inseguros e estáticos.
 A  bioética veio de encontro a essas necessidades. Ela surgiu e foi referenciada em  nome e aplicação a partir estudos do médico Potter que, em 1971, na sua obra Bioethics  – bridge to the future, propôs uma interface entre os estudos da ciência e  da humanização. Nos trabalhos na área, havia grande preocupação com valores humanos,  cabendo à filosofia, à teologia e à psicologia definirem horizontes. Num  segundo momento, a filosofia tomou a frente, numa vertente de secularização.  Entre 1985 e 2000, a bioética foi adquirindo um caráter multidisciplinar,  envolvendo ciências sociais, direito, antropologia e psicologia, além da  teologia. Atualmente, passou a ter relevância a relação saúde/paciente, os  aspectos relativos à autorização de procedimentos médicos, a autonomia,  direitos humanos e a fé1. 
Recentemente,  a Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou o papel da espiritualidade na  esfera da saúde e da morte, assim como na recuperação de enfermos, na relação  médico/paciente e na terminalidade da vida. Neste artigo, fazemos uma reflexão  sobre a morte à luz da bioética e da religiosidade. 
A morte e seu enfrentamento 
Para  os que, como nós, têm uma crença e professam uma fé, há uma forma bem definida  de encarar essa questão – em particular quando estamos administrando a extrema  dor de perda imediata de um ente querido – que gostaríamos de detalhar neste  artigo. 
Ao  receber a notícia da morte de um irmão ou irmã, todo cristão é convidado a  entregar o falecido nas mãos de Deus, acolhendo seus familiares e amigos.  Normalmente, a primeira acolhida ao irmão e irmã que acabou de “perder” um ente  querido deve ser marcada mais pela proximidade e pela palavra amiga silenciosa  do que por discursos teologais que, naquele momento, pouco repercutirão aos  ouvidos do sujeito que sofre. No primeiro instante após a notícia do  falecimento, pode ser que alguns irmãos, por mais engajados no seguimento a  Cristo e no serviço à Igreja, profiram, mediante o sofrimento, pensamentos contrários  à fé que professam. Todavia, esse não é o momento mais adequado para  interpelações ou admoestações. O mais sensato, para esse momento, é uma  acolhida silenciosa, generosa, isenta de debates conflituosos. A catequese, se  necessária, deverá ocorrer quando já houver passado o período de turbulência  causado pela morte do ente querido. 
Nesse  primeiro acolhimento, logo após a morte, é preciso apresentar a concepção  cristã de morte, não apenas por palavras, mas também pela própria postura  diante da realidade que nos é apresentada. Aqueles que sofrem com a perda devem  ser convidados a entender a morte não como fim da vida, mas como transformação  da mesma. A vida não nos foi tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso  corpo mortal, nos é dado nos céus, um corpo imperecível. Para nós cristãos, a  celebração da morte não é simplesmente celebrar o término de uma vida, mas a  planificação da mesma mediante a comunhão com a páscoa de Cristo. Os familiares  e amigos do falecido são convidados a celebrar a pascalidade da morte cristã.  Assim, para que a celebração das exéquias produza frutos esperados, acolhendo e  confortando os familiares e amigos do ente falecido, é importante acolher,  acolher sempre. Não é o momento de se evangelizar, mas se estabelecer os  primeiros contatos2. 
A  morte traduz sentido de distância, sentido de falta de pertença. Isso acontece  porque sentimos falta de quem amamos. Não choramos a falta de quem não nos é  caro. Quanto maior é a nossa dor da perda, maior é o entendimento de que o  falecido tinha um valor incomensurável a nós. Assim, se estabelece o luto.  Momento de saudades. Momento de repassar em nossa mente histórias do passado  onde a figura de quem se foi é destacada, verdadeiramente repassada. Por que  não aproveitamos melhor a companhia do falecido enquanto ele tinha sua vida  terrena? Por que não interagimos mais com seus ensinamentos, sabedoria ou mesmo  sentimentos enquanto vivo? Nossa tendência é sempre achar que fizemos pouco  para aquele que partiu. Que ele merecia muito mais de nossa atenção e apreço. 
Morrer na esfera  da bioética  
Na  ótica da bioética, alguns aspectos são pertinentes quando a morte nos ronda. Quando  ela dá ares de que está chegando. Um deles é o princípio da autonomia,  constatação de que nos cuidados aos doentes, muitas vezes, ocorre uma relação  paternalista, assimétrica. Temos real capacidade de decidir sobre as  intervenções propostas em hospitais que podem possibilitar prolongamento de  nossas vidas? O conceito de terminalidade nos é claro? De um lado, está o poder  da equipe de saúde e, do outro, a submissão do paciente. Quando se favorece a  autonomia, ocorre uma relação simétrica entre profissionais e pacientes, sendo  que estes últimos participam de maneira ativa das decisões que envolvem seu  tratamento. Neste aspecto, para aqueles que têm fé, a tomada de decisões é  melhor fundamentada é mais lúcida e menos traumática. Assim, a autonomia é  ampla e irrestrita quando o paciente é amplamente informado, quando o instrumentalizam  e o habilitam para a tomada de decisões, diante das opções existentes em cada  situação. Isso possibilita entenderemos a morte como parte da vida e não uma  intrusa indesejável. 
Os  profissionais de saúde que atuam nas unidades de terapia intensiva se deparam  constantemente com situações de terminalidade da vida. É claro que está em suas  mãos ações que podem ser entendidas, em um primeiro momento, como aceleração do  processo de morte. Realizar ou não uma reanimação. Retirar ou não suportes  artificiais à vida. Existe uma pluralidade de respostas possíveis e que vários  pontos de vista devem ser considerados, não se tratando de um relativismo sem  limites. Momentos difíceis que podem ser mais bem entendidos e superados quando  os pilares de beneficência e não maleficência são bem esclarecidos 3,4. 
Outro  ponto peculiar na relação vida e morte é o avanço tecnocientífico médico, o  prolongamento da vida, às vezes sem limite, e o dilema entre a sacralidade da  vida e uma preocupação com a sua qualidade. Como estabelecer qualidade de vida  nesses momentos? Estamos certos de que a vida é um bem maior à luz do mistério  sagrado de Deus? Se for a vida, como valor absoluto, que deve ser mantida a  todo custo, nada poderá ser feito para a sua abreviação, e deve-se evitar a morte  a todo custo. Com o avanço tecnicista, a vida tem sido prolongada a cada dia,  porém devemos estar atentos a todas as formas de prolongamento sem a certeza  científica da sua qualidade, bem como de que a vida não está sendo abreviada. 
O valor do dia  de finados 
Consideramos importante, ainda, discorrer um pouco sobre o  significado da vida e da morte para os cristãos, o que acontece com maior  frequência todo começo de novembro, quando se faz uma reflexão mais aprofundada  em função do dia de finados. 
Nessa data, os cristãos batizados são convidados a santificar-se,  e os que decidem viver plenamente o mistério pascal de Cristo não têm medo da  morte. Porque ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida". Para todos  os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte  continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas para os cristãos, tem  o gosto da esperança, gosto de que a vida não se resume a uma leitura terrena. Relembremos  aqui o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. Ele nos garantiu que,  para quem crê, for batizado e seguir seus ensinamentos, a morte é apenas a  porta de entrada para desfrutar com ele a vida eterna no Reino do Pai. Enquanto  para todos os seres humanos a morte é a única certeza absoluta, para os  cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição, que nos  leva a aceitar o fim da vida terrena com compreensão e consolo. Para nós, a  morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui  na Terra. 
Assim sendo, até quando Nosso Senhor Jesus Cristo estiver na  glória de seu Pai, estará destruída a morte e a ele serão submetidas todas as  coisas. Alguns são seus discípulos peregrinos na Terra, outros que passaram por  esta vida estão se purificando e outros, enfim, gozam da glória contemplando  Deus. Os glorificados integram a Igreja triunfal e são Todos os Santos, os  quais, nós, os entes da Igreja militante, cristãos peregrinos na Terra,  comemoramos no dia primeiro de novembro. Os finados integram a Igreja da  purificação e são todos os que morreram sem arrepender-se do pecado. Todos os  dias, em todas as missas rezadas no mundo inteiro, existe um momento em que se  pede pelas almas dos que nos deixaram e aguardam o tempo profetizado e  prometido da ressurreição. A Igreja ensina-nos que as almas em purificação  podem ser socorridas pelas orações dos fiéis. Assim, esse dia é dedicado à  memória dos nossos antepassados e entes que já partiram, no sentido de  fazer-nos solidários para com os necessitados de luz e também para reflexão  sobre nossa própria salvação. 
Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século  V. Santo Isidoro de Sevilha confirmou o culto no século VII. Tempos depois, em  998, por determinação do abade santo Odilo, todos os conventos beneditinos  passaram, oficialmente, a celebrar "o dia de todas as almas", que já  ocorria na comunidade no dia seguinte à festa de Todos os Santos. A partir de  então, a data ganhou expressão em todo o mundo cristão. Em 1311, Roma incluiu,  definitivamente, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para  celebrar "Todos os Finados". Somente no início do século XX, em 1915,  quando a morte, a sombra terrível, pairou sobre toda a humanidade, devido à I  Guerra Mundial, o papa Bento XIV oficiou o decreto para que os sacerdotes do  mundo todo rezassem três missas no dia 2 de novembro, para todos os finados.  
Considerações  finais 
Sabemos  todos que o momento atual é muito rico, em função de infinitos horizontes  descortinados pela ciência e pela tecnologia, que possibilitam a criação e a  realização de projetos relacionados à proteção e ao cuidado com a leitura da  morte. Mas sabemos, ao mesmo tempo, que o caminho para a degradação e até para  o estabelecimento de uma cultura de morte também está posto. É exatamente por  isso que não podemos dispensar, quando falamos de morte, de fazer um exercício  bioético e um diálogo religioso. A bioética é um campo do saber que desponta,  trazendo a esperança conferida pela união da busca da compreensão da vida com a  busca por uma ética que oriente nosso presente e aponte alternativas  humanizadoras para o futuro que nos espreita. Vida e morte são faces de uma  mesma moeda que, para nós cristãos, precisam ser compreendidas à luz do  mistério de Jesus Cristo, o Deus que se encarna na história e que se revela  como aquele que está sempre, e em todas as circunstâncias, a favor da vida e da  vida de todos. 
Paulo Franco Taitson é diácono permanente,  responsável pela Pastoral Hospitalar na Arquidiocese de Belo Horizonte.  Professor adjunto de anatomia humana, reprodução humana e bioética da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). 
Laura Raiany Tereza  Freitas Gomes é monitora de anatomia humana e acadêmica da Pontifícia  Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). 
Referências  bibliográficas 
1. Taitson,  P.F.; D’Assumpção, E.A.; Berti, S.M.; Almeida, O.J. Bioética: vida e morte. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008. 
2. Taitson, P.F.;  Maria, E.E. “Valores  éticos no início da vida”. Enfermagem  Revista, 2012. 15:138-40. 
3. Siqueira, J.E.; Pessini,  L.; Siqueira, C.E. “Olhar bioético sobre a terminalidade da vida e os cuidados  paliativos”. In: Porto, D.; Schlemper Junior, B.; Martins, G.Z.; Cunha, T.;  Hellmann, F. Bioética: saúde, pesquisa,  educação. v.1. Brasília:  CFM/SBB, 2014. p. 245-263.  
4. Breitbart, W. “Thoughts on the goals of psychosocial  palliative care”. Palliat Support Care, 2008.  6:211-2.  
                         |