| 
                            
 1. O ensino superior e as tecnologias de informação e comunicação 
Desde 2007, temos  trabalhado, com uma pequena equipe, em que se destacam os professores Waldomiro  Loyolla , Marcio Andrade Netto e o administrador público Cláudio Falcone, junto ao governo  do estado de São Paulo, no projeto da Univesp. Primeiro, como programa, depois,  consolidando a sua institucionalização, como a quarta universidade pública  gratuita de nosso estado, a Univesp vem oferecendo, em parceria com as  universidades estaduais e com o Centro Paula Souza, cursos de graduação,  pós-graduação e extensão com metodologias de ensino baseadas no uso intensivo  das novas tecnologias de informação e comunicação ( TICs). Com a autonomia  didático-científica adquirida por força da Lei 14.836, de 20 de julho de 2012,  que institui a nova universidade sob a forma de fundação, a Univesp passará  também a poder oferecer cursos próprios. 
 O uso das tecnologias de informação e  comunicação tem permeado o moderno ensino superior oferecido nas grandes universidades  do mundo. Instituições internacionalmente famosas como Harvard, MIT, Stanford,  Purdue e Duke já oferecem todos os seus cursos em formato digital. Em muitas  universidades já não se distingue mais o ensino presencial do on line, uma vez que a cada momento o  aluno pode escolher qual a componente que melhor lhe convém. A tendência geral  é que, em curto prazo, nessas universidades não se diferencie mais o que sejam  cursos on line de cursos presenciais,  mas que sejam cursos ministrados de forma mediada pela tecnologia. De acordo  com o teórico de negócios americano Clayton Christensen, até ao ano de 2017,  metade das aulas do mundo deverão ser ministradas de forma remota e mediada por  tecnologia. O grande desafio é o desenvolvimento de novas metodologias  educacionais que efetivamente usem a tecnologia de forma criativa e produtiva e  não apenas mimetizando as metodologias tradicionalmente usadas nas  universidades onde predominam os cursos presenciais. 
2. A Univesp 
O conceito fundamental sobre  o qual se assenta o projeto da quarta universidade pública do estado de São  Paulo, na forma da Fundação Univesp, é o do conhecimento como bem público. A Univesp  faz uso intensivo das novas tecnologias de informação e de comunicação para  promover a evolução social do estado, possibilitando a universalização do  acesso ao ensino superior público e a universalização do acesso ao conhecimento  na sociedade digital. É a tecnologia a serviço da educação e da cidadania,  levando a educação de qualidade em todos os níveis para todas as regiões e municípios  do estado. 
 Tais objetivos são  desenvolvidos a partir da oferta de vagas de graduação e de pós-graduação, na  educação formal; e, na educação para a cidadania, na forma de cursos de  extensão, de atualização e de educação continuada. A Univesp ministrará, ela  própria, ou de forma consorciada com outras instituições de ensino, os cursos  necessários visando à formação e ao aperfeiçoamento dos recursos humanos para  prover o acesso ao conhecimento como bem público em todos os municípios do estado. 
 No aspecto da educação  formal propõe-se o estabelecimento de uma política que, continuadamente,  promova a ampliação da oferta de educação pública superior, em dois eixos  complementares. O primeiro eixo corresponde ao aumento do número de cursos e de  vagas públicas ofertadas à população. O segundo eixo corresponde à ampliação da  abrangência geográfica da oferta de cursos públicos, de forma a prover educação  superior em regiões não atendidas pelas universidades estaduais, sem ficar  vinculado aos tradicionais padrões de implantação de campi universitários. Com isso, além de atender cidadãos de todos  os municípios do estado, os cursos ofertados através da Univesp atuarão como  indutores de desenvolvimento regional. 
 A Univesp servirá também  como apoio acadêmico para diversas ações do Estado, desenvolvendo projetos em  parceria com as secretarias estaduais e outras instituições públicas, por  exemplo, suprindo demandas específicas de formação, especialização e  atualização de professores da rede estadual. 
 Nos aspectos social e  cultural, a Univesp servirá como instrumento de uma política que,  continuadamente, promova a educação para o exercício da cidadania, ao agregar  possibilidades de criação de novos programas de integração social desenvolvidos  com o lastro de uma instituição de ensino de qualidade. Tais iniciativas abrangerão  não somente a inclusão digital de parte da população, como também o  desenvolvimento de apoio acadêmico a programas de formação profissional para a  inserção no mercado de trabalho, para a readaptação daqueles que foram  desalojados profissionalmente pelas novas tecnologias ou mesmo para a geração  de renda, o empreendedorismo e a geração de novos negócios. 
 Nesse contexto, a Univesp  contribuirá com o Ensino de Jovens e Adultos – EJA e com o programa Via Rápida  do Emprego, do governo do estado de São Paulo, dando suporte à oferta de  educação profissionalizante de qualidade para todas as regiões do estado. Além  disso, a Univesp permitirá levar o conhecimento e a capacitação profissional  para detentos em todo o estado, promovendo a inclusão social dessa parcela da  população. 
 A concepção  acadêmico-administrativa da Univesp privilegia um modelo organizacional de  pequeno porte corporativo (reduzido quadro permanente) mas moderno e de grande  porte nos aspectos acadêmico, didático e social, ao produzir cursos, obras de  referência e materiais didáticos especificamente para a oferta de vagas com  grande distribuição geográfica e grande alcance social através das tecnologias  de informação e comunicação. Esse conjunto de características permite o desenvolvimento  de pesquisas e a criação e oferta de cursos geridos como projetos. Neste modelo  de gestão, a pesquisa e o curso (graduação, pós e extensão) existem pelo tempo  necessário para cumprir os objetivos e as metas sociais estabelecidas no  projeto. O pessoal acadêmico e técnico envolvido em cada projeto deverá ser  contratado especificamente para o projeto em que participe. 
 Desse modo, a Univesp, emparelhada  com as melhores tendências educacionais identificadas em todo o mundo, como  entidade educacional ativa do estado de São Paulo, virá contribuir de forma  consistente para o atendimento da demanda por vagas no ensino superior público  e gratuito, levando a universidade ao aluno nas mais diversas regiões, e  trazendo o estudante, antes nelas isolado, para a possibilidade real de  integrar-se, pela universidade, às novas perspectivas profissionais abertas  pelos cursos que lhe serão ofertados. 
 Em resumo: 
  - A Univesp deverá fazer intenso uso de tecnologias de informação  e comunicação na educação, ampliando o acesso ao ensino superior público e à  formação profissional, de forma a atender às necessidades de recursos humanos  qualificados e garantir a distribuição geográfica da oferta de cursos.
 
  - A Univesp ampliará a distribuição geográfica das vagas para  atingir os rincões do estado e inserir a população dessas regiões no ensino  superior. Como consequência minimizará as dificuldades econômicas, familiares e  sociais dos alunos.
 
  - A Univesp deverá contribuir sistematicamente para suprir as  necessidades de professores para o ensino fundamental e médio do estado.
 
  - A Univesp deverá formar novos profissionais de nível superior,  além de atualizar ou especializar outros. As áreas do saber serão coerentes com  necessidades microrregionais ou mais gerais para atender interesses sociais e  econômicos do estado.
 
  - A Univesp deverá dedicar-se prioritariamente à pesquisa e  formação de pesquisadores em áreas relativas ao uso de novas tecnologias na  educação. (Ex. Desenvolver métodos para o uso de TICs no ensino de histologia otimizando  o aproveitamento dos alunos nessa trabalhosa matéria.
 
  - A Univesp deverá dedicar-se à oferta de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu para a formação especializada de professores de  cursos de engenharia, como já vem sendo trabalhado em cooperação com a Escola  Politécnica da USP.
 
  
3. Formação profissional integrada 
A estrutura dos cursos de formação  profissional da Univesp se estabelece por “eixos profissionais”. Isso permite  que os alunos tenham uma formação integrada de tal maneira que possam,  sequencial ou paralelamente, ampliar seus estudos e obter novas certificações,  estendendo dessa forma o conceito de educação continuada. 
 Dentro de um mesmo eixo  profissional os cursos se apresentam com um núcleo de formação básica e, a  seguir, com alternativas de trilhas profissionais correlatas de modo a permitir  a seus alunos a escolha de uma ou mais habilitações profissionais nesse eixo.  Assim, após a conclusão de uma saída profissional, o aluno poderá dedicar-se,  pela escolha de uma nova trilha, à obtenção de um novo diploma de graduação,  com aproveitamento total das disciplinas do núcleo básico comum. 
 Como exemplos dessa  concepção integrada da estrutura dos cursos a serem oferecidos, podem-se citar: 
  - Formação  de profissionais para a área de indústria, comércio e serviços, no eixo de informática,  com um núcleo básico e comum nos primeiros anos seguido, nos anos subsequentes,  de alternativas de saídas profissionais, à escolha do aluno, para: comércio eletrônico,  segurança da informação, desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação,  entre outras.  
 
  - Formação  de professores no eixo de linguagens e humanidades, com um núcleo básico e  comum nos primeiros anos composto por linguística, teoria literária, filosofia  e ciências sociais e, nos anos seguintes, escolher uma dentre as possíveis  trilhas cuja saída profissional seja português, língua e literatura, economia, sociologia,  antropologia, filosofia, história, geografia, entre outras.
 
  - Formação  de professores no eixo de ciências, com um núcleo básico e comum nos primeiros  anos seguido, nos anos subsequentes, de alternativas de saídas profissionais, à  escolha do aluno, para: licenciatura em ciências, em matemática, em física, em química  ou em biologia.
 
  
A  oportunidade aberta por esta concepção é, portanto, a de que o graduado,  num determinado eixo profissional possa, dentro dele, obter, com pleno  aproveitamento das disciplinas do núcleo comum, mais de um diploma para o  exercício de sua vida profissional.  
4. Revista Pré-Univesp 
Ainda no âmbito de oferta de  educação para a cidadania, houve o desenvolvimento da Pré-Univesp – revista digital de apoio ao estudante  pré-universitário. O  conteúdo da Pré-Univesp, que é  temático e mensal, está focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes  também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de  ingresso à universidade. O objetivo da publicação é trazer conteúdo de  qualidade e agradável voltado ao público pré-vestibulando, lançando mão de  diversas mídias cabíveis na internet. O acesso ao conteúdo integral da revista  é gratuito e o usuário pode se cadastrar e criar seu próprio arquivo de textos.  Os assuntos são abordados de forma moderna e ágil, levando ao estudante os  conteúdos através de reportagens instigantes, artigos e entrevistas, que são  complementados por vídeos, animações e infográficos, com linguagem motivadora  para a juventude e por ela facilmente absorvida. 
5. Univesp TV 
Por fim, destaca-se como  importante realização da Univesp, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a  instalação e entrada em operação regular, da Univesp TV. Trata-se de um canal  digital aberto, exclusivamente dedicado às finalidades educacionais, científicas  e culturais da nova universidade, que dá apoio aos cursos em andamento e  oferece conteúdos de qualidade para a sociedade de uma forma geral. A Univesp  TV é o canal 2.2 da multiprogramação TV Cultura, no ar desde agosto de 2008,  com emissão das 8 às 24 horas, tendo produzido quase 1000 horas de  programas  entre os de apoio aos cursos  formais e os que são oferecidos na linha do conhecimento como bem público que,  até agora, no Youtube, têm apresentado um desempenho perto da marca de 3  milhões de visualizações.  
                         |