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                             A  tecnologia está inserida cada vez mais na rotina das pessoas pela crescente  facilidade de acesso e expansão das mídias sociais. As redes sociais virtuais  oferecidas pelos provedores de serviço de internet como o Facebook, Twitter e Instagram,  entre outros, são espaços online que  permitem aos indivíduos se expressarem e se conectarem com outros usuários pela  internet. A expansão dessas redes aproxima indivíduos que podem se conhecer ou  não pessoalmente, devido a amizades ou interesses em comum, compartilhados  dentro do espaço virtual. Desta forma, as redes sociais também se tornaram um  importante meio para a expressão e o reconhecimento do sofrimento vivenciado  durante o luto.
 O  luto é a consequência da experiência de perda que acontece sempre que nossa  vida for afetada pelo término de uma relação significativa. É um processo de  elaboração e o seu significado é determinado de modo individual, subjetivo e dentro  do contexto de quem vivencia a perda (Bousso, 2011). 
O  luto é uma experiência privada, por ser vivido por cada um de modo singular, e  é público porque a tarefa da construção de significado do luto é feita numa  relação entre o indivíduo e a cultura. Um indivíduo procura dar sentido à  experiência do luto usando modelos que são influenciados pela cultura, pela crença  e pelo apoio familiar. 
O  processo pelo qual as pessoas constroem significado ao seu mundo inclui as  interações sociais. Quando a perda acontece na vida da pessoa, ela não só pensa  nisso, mas fala disso com os outros. Assim, o luto não acontece só dentro da  pessoa, mas nas interações pessoais. 
Embora  a dor da perda seja universal, a cultura ocidental contemporânea evidencia  pouco espaço e liberdade para se falar sobre o luto no mundo offline. Existe um constrangimento  quando o enlutado inicia uma narrativa sobre a sua perda, sendo imediatamente  calado pelo contexto, o que gera um sentimento de solidão interna. 
Na nossa cultura,  em que rituais e mitos de épocas passadas caíram em desuso, o espaço  intersubjetivo é caracterizado pela interação informal, em grande medida visando  comunicar significados compartilhados. As redes sociais têm se mostrado como um  espaço no qual o enlutado pode dar voz a seu sofrimento. A expressão do luto na  internet em espaços como as redes sociais e os blogs vem sendo observada com grande intensidade e frequência,  sendo um desafio compreender como ocorre o advento do luto online, do luto interativo ou do compartilhamento do luto na  internet.  
Diversos  serviços online têm acompanhado essa tendência. Hoje, as pessoas podem  acompanhar funerais de qualquer lugar do mundo conectados à internet;  visualizar comunidades que são “cemitérios virtuais”, como a página do Facebook  “Profiles de Gente Morta”, destinada para postagens sobre pessoas que morreram;  plataformas como DeadSocial™ e “If I die”, que permitem que as pessoas criem  mensagens no Facebook e no Twitter para serem deixadas como legados,  postumamente à morte. Essas ferramentas são exemplos de como as redes sociais  virtuais passaram naturalmente a incorporar as questões de morte e luto nesse  espaço. 
As pesquisas realizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas  e Luto (Nippel), da Universidade de São Paulo (USP), têm mostrado que as normas  sociais relacionadas à expressão da perda na internet estão claramente em  evolução e precisamos compreender essa nova maneira de viver o luto. Na busca  de reunir forças para superar o sofrimento da sua perda, o enlutado utiliza-se  da internet e encontra o reconhecimento do seu luto nas interações online. Isso não significa que a dor é  menor ou que a internet faz bem a todos os enlutados, mas pode atenuar a dor e  ajudar na elaboração do sofrimento causado pela perda. Depende do uso e do  significado que o usuário dá ao mundo virtual. 
Alguns  participantes das nossas pesquisas referem ter encontrado apoio no Facebook com  a morte de um ente querido. Um dos participantes da nossa pesquisa refere: “Na  vida offline, todos tratam a nossa  dor de uma forma muito fria. Ficam incomodados quando começamos a falar e criam  um distanciamento para o assunto. Já no mundo online, a dor não pode ser calada! Leia quem quiser… O Facebook me  ajudou muito!”. 
O YouTube, site  que permite o compartilhamento de vídeos em formato digital, coleciona vídeos  de tributos dedicados a pessoas falecidas; o livro de visitas é um sistema que  possibilita visitantes deixarem mensagens e ter o feedback delas, com o mesmo objetivo dos livros em papel comuns em  funerais. Essas ferramentas, assim como o Facebook, os blogs e o Instagram, têm permitido não só a conversa sobre a perda em  um fórum bastante público, mas também uma nova maneira de manter vivas as  lembranças da pessoa que morreu. 
O  Facebook oferece uma vasta lista de ferramentas e aplicativos que permitem aos  usuários comunicar e partilhar informações, enviar mensagens, adicionar  fotografias, vídeos, fazer comentários, criar páginas e comunidades sobre um  tema específico, integrando com outros websites e em diversos dispositivos móveis. Ainda, permite o controle de privacidade, ao  selecionar qual informação e com quem deseja compartilhar. 
É  importante ressaltar que os serviços oferecidos através da internet são baseados  e controlados pelos termos técnicos e legais impostos pelo provedor de  serviços. Ao acessar e interagir com as plataformas – neste caso, as redes  sociais – oferecidas pelos provedores de serviços de internet, o usuário  concorda com os Termos e Condições de Uso e a Política de Privacidade  (denominados, em conjunto, como “TOS”), que preveem todas as condições  contratuais da relação jurídica tida entre o provedor e o usuário. As condições  contratuais e legais aplicáveis a essa relação são de extrema relevância à  manifestação do luto no ambiente virtual, na medida em que o luto suscita  considerações importantes sobre privacidade e a proteção de dados. 
Há  a estimativa de que cerca de 375 mil usuários do Facebook morrem anualmente e a  discussão sobre o que fazer com a “existência” virtual de cada um ainda está no  começo e promete envolver não apenas os provedores de serviços, mas também  autoridades, governantes e profissionais especializados. Então, o que fazer com  o legado digital de milhares de usuários falecidos? 
Atualmente,  os TOS dos grandes provedores de serviços possuem disposições expressas sobre a  forma como serão tratados os perfis de indivíduos falecidos. O Facebook, por  exemplo, reconhecendo a crescente manifestação do luto no ambiente virtual, atualizou  seu TOS para oferecer duas possibilidades aos entes do falecido que já possua  uma conta na plataforma: (i) a remoção completa do perfil do falecido; ou (ii)  a transformação do perfil do falecido em um “memorial”. A transformação do  perfil em memorial é uma ferramenta importante para evitar que o perfil do  falecido continue aparecendo em publicações patrocinadas ou públicas, como o  lembrete de aniversário ou a recomendação de amizade. 
Embora a  ferramenta do Facebook seja familiar a muitas pessoas, as políticas dos  usuários para os falecidos ainda não são. Assim, não optar por uma das  possibilidades oferecidas pelo Facebook pode acarretar em situações  constrangedoras, conforme mostram os resultados dos trabalhos realizados no Nippel.  As pessoas expressam um estranhamento ao visualizar notificações geradas automaticamente  pelo Facebook que, por exemplo, podem sugerir alguém que já morreu como contato  ou mesmo apresentar “postagens fantasmas” como se o falecido estivesse tendo  acesso à sua página, conforme mencionado por um dos participantes: “Um dia eu  estava no Facebook e do nada apareceu uma notificação dizendo que ela falecida  tinha curtido uma postagem. Eu parei e falei: Nossa! ... aquilo pareceu um  fantasma pra mim!” 
Outro  desconforto gerado pelo Facebook para alguns usuários é a ferramenta “curtir”  que é completamente discordante quando o assunto é a morte. “É muito estranho a  pessoa publicar que seu pai morreu e você ver que 500 pessoas curtiram isso”.  Por outro lado, entre os que postam a mensagem sobre o luto, essa ferramenta tem  como significado demonstrar empatia e há uma expectativa pelo número de curtidas  e comentários como forma de conforto: “A postagem de ontem já teve mais de 6.700  visualizações.... Louvado seja Deus por alguém tão querido e que impactou a  vida de tantos!”. 
Não  obstante se tratar de uma iniciativa louvável, a proposta do Facebook é  contraditória à forma com a qual ele trata os dados dos seus usuários. Os TOS  dispõem expressamente que a relação jurídica entre a plataforma e o usuário não  confere direitos a terceiros, de modo que um familiar e/ou amigo do falecido  não deveria poder escolher o que fazer com o perfil do falecido. Nesse sentido,  os TOS do Yahoo preveem que a conta do usuário é intransferível e, portanto,  ante a comprovação da morte, a conta será encerrada e os seus dados serão  apagados.  
Apesar dos  desafios, a tecnologia apresenta uma nova maneira de expressar o luto e podemos  reconhecer nessa discussão não só a inevitabilidade, mas também a beleza. Por  meio da tecnologia, é possível oferecer memoriais para a pessoa que morreu,  livre das restrições, dos custos e de quaisquer regras ou regulamentos. Assim,  transcende os limites do espaço e do tempo. A internet permite um acesso  imediato. Podemos visitar o site sempre que quisermos, sozinhos ou com outras  pessoas. É uma ferramenta que habilita recordar, compartilhar e transmitir  histórias, até mesmo para as gerações que não conhecemos, sem precisar marcar  data e hora. Embora executada de uma nova maneira, preenche uma necessidade  antiga de narrarmos as nossas histórias e mantê-las na memória. 
Outro  espaço virtual que pode ser utilizado para narrativas de temas como a morte e o luto, garantindo a  expressão livre dos significados atribuídos à perda é o blog, que consiste num diário virtual em que pessoas com interesse  em comum podem comentar as postagens e compartilhar ideias. Hoje, podemos  encontrar inúmeros blogs com histórias  de perdas significativas, tais como filho, marido e outros membros familiares.  A motivação para a criação desses sites normalmente é descrita pelo autor: “Criei  esse blog para homenagear o meu anjo  de luz...”. 
O  mundo online oferece novas dimensões  também para os rituais funerários. Missas, cultos e velórios podem ser  acompanhados online, permitindo que  pessoas que estejam distantes do local possam também participar, como refere  outro usuário: “Impossível não se emocionar ouvindo...”. Pode parecer bizarro, mas isso tem se mostrado como uma opção que  permite a ampliação da rede de suporte social. 
Na  verdade, novos significados são possíveis na relação com o falecido, já que a  internet permite ao enlutado manter uma outra forma de vínculo com a pessoa que  morreu. É importante salientar que isso não pode implicar no abandono da vida offline como o trabalho e as relações  sociais, mas acessar o perfil para matar as saudades é normal. 
Em uma das pesquisas do Nippel que buscou conhecer a  utilização da rede social Facebook pela morte de um ente querido e analisar os  compartilhamentos dos conteúdos no perfil do falecido, foram descritos  comportamentos dos usuários que impulsionam a manifestação de sentimentos e as  reações frente à morte. Alguns minutos após o anúncio do falecimento por um  familiar, as manifestações se iniciaram por amigos para expressar reações  emocionais e cognitivas à morte (“Como assim???” “Lamentei muito!”);para manter-se conectado ao falecido (“Vocês  estão em nossos corações, agora mais do que nunca, prova disto é que estamos  aqui em seu Faceboock .... tenham muita luz, onde estiverem...”);para expressar condolências aos  familiares (“Meus sinceros sentimentos...” “Minhas condolências à família”);e paradivulgar homenagens, eventos e agradecimentos (“Gostaria de  agradecer a emocionante homenagem … ao meu pai...” “Convidamos a todos para um  Shabat Especial em memória ao X”) (Bousso et  al, 2014). 
As  categorias desse estudo representam alguns exemplos do conteúdo das postagens  que podem ser feitas no perfil do falecido ou mesmo no próprio perfil do  usuário, falando sobre o falecido, sobre a circunstância da morte, sobre  significados e representações por meio de postagens, vídeos e imagens. 
Notícias  de repercussão nacional ou mundial também são divulgadas, comentadas e  compartilhadas no Facebook por diversos usuários. Nesse caso, chama a atenção o  grande número de postagens por pessoas que não conhecem o falecido, mas que se  expressam no perfil do mesmo. Recentemente, o perfil de um jovem, vítima de um  trágico acidente envolvendo o ônibus de uma excursão promovida por sua escola e  uma carreta, virou notícia pelo conteúdo da postagem que o adolescente havia  publicado no dia anterior à sua morte, que tinha a seguinte frase: “esta vida é  uma viagem pena eu estar só de passagem”,que foi comentada pelos usuários da rede como uma premonição (Terra, 2014).  Horas depois do acidente, as mensagens no perfil demonstraram reações de  diversos amigos: “Passagem tão rápida, lamentável, descanse em paz querido”; “Lamentável  como um menino tão precioso como você teve uma passagem tão rápida. É muito  injusto também!”. 
Outros  comentários foram feitos por pessoas que não conheciam o falecido: “Não o  conhecia pessoalmente, todavia creio que era um rapaz legal! Que Deus conforte  os familiares e amigos deste garoto!”; “Não conhecia o menino mas só de ver seu  face era um cara muito boa praça. Vá com DEUS. Nós vamos continuar a  caminhada.”; “Fiquei sabendo desta tragédia ao meio-dia de ontem. Não conhecia  o T. Mesmo assim, fiquei muito triste e chorei por todos cujas vidas pereceram  neste trágico acidente. Como ele mesmo disse, estamos aqui de passagem nessa  viagem que chamamos de vida. Para alguns, longa. Para outros, curta. O que mais  entristece é saber que pessoas tão jovens e que tinham um mundo pela frente  fizeram a passagem curta. Ninguém deveria partir tão cedo assim. T. espero que  você esteja em um lugar bom agora, com muita paz e tranquilidade. E aos teus  familiares, meu desejo de que tenham forças para superar a tua partida tão  precoce. Que Deus ilumine a todos!” 
Uma  importante característica da conexão virtual nas questões que envolvem o luto é  a concomitante, dinâmica e incoercível lógica do tempo em que as manifestações  são compartilhadas, associadas à abrangência de pessoas que são “envolvidas” no  evento da morte. As reações frente a essa dinâmica são diversas e envolvem  tanto um aspecto social, espontâneo e convencional, manifestado por meio de  frases, imagens ou vídeos, quanto um aspecto pessoal e subjetivo que não é  passível de ser compartilhado ou controlado. Esse último contempla tanto a  reação frente à notícia ou causa da morte, quanto o contato com comentários e  expressões arbitrárias e plurais de outros usuários. 
Neste  artigo, descrevemos uma série de fatores do mundo digital e do impacto nas  questões que envolvem a morte e o luto enquanto um “espaço” que permite o  suporte social, a expressão de sentimentos relacionados à perda e à conexão do  enlutado ao falecido. Vimos que, cada vez mais, os provedores de serviços de internet  precisarão se atentar às consequências e riscos relacionados à manifestação do  luto na internet e à proteção dos direitos do falecido. Em vista disso, é  necessário compreender que a ética exigida no ambiente offline deve ser mantida nas relações sociais existentes no mundo online. 
A  tecnologia tem se mostrado um recurso importante para conectar pessoas e  permitir que o enlutado sinta-se menos solitário e, assim, tenha seu luto  reconhecido e normalizado. Mas ao mesmo tempo em que legitima o luto e o  enlutado, para algumas pessoas expressá-lo em um ambiente público virtual, também  pode representar a banalização de particularidades da morte, minimizando a  importância dos sentimentos envolvidos no próprio luto. 
Uma  nova forma de luto é viabilizada pela tecnologia que se manifesta online com características tão diversas  e subjetivas quanto ocorre no mundo offline,  exigindo também os mesmos cuidados. Isso porque a questão do luto envolve  indivíduos vulneráveis e que vivenciam emoções intensas. O ciberespaço criou recursos  que permitem ao enlutado expressar-se de diversas maneiras, mas que ao mesmo  tempo provoca diversos sentimentos intensos e imprevisíveis que são  experimentados ao extremo, tais como tristeza, mágoa, arrependimento, raiva e  alegria. 
Regina Szylit  Bousso é professora do  Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de  Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). 
    Maiara Rodrigues  dos Santos é doutoranda do  Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. 
    Fernando Bousso é advogado associado do Koury Lopes Advogados e mestre  em direito da tecnologia da informação e das comunicações pela Queen Mary,  University of London. 
    Regis Siqueira  Ramos é psicólogo  especialista em intervenção em luto, terapia cognitiva e psicologia hospitalar. 
Referências 
Bousso,  R.S. “A complexidade e a simplicidade da experiência do luto”. Acta paul. enferm. online. 2011,  vol.24, n.3, pp. VII-VIII. 
  Bousso,  R.S.; Ramos, D.; Frizzo, H.C.F.; Santos, M.R. & Bousso, F. “Facebook: um  novo locus para a manifestação de uma  perda significativa”. Psico USP.  2014, vol.25, n.2, pp.172-79.  
  Terra  Notícias homepage na internet. São Paulo: Cidades atualizado em 30 de  outubro de 2014; acesso em 03 de novembro de 2014. Disponível em:  http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/pena-estar-so-de-passagem-postou-aluno-morto-em-acidente,8da61df5b5069410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html 
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