O Journal  Brazilian Chemical Society (JBCS)é a revista científica  internacional da Sociedade  Brasileira de Química (SBQ)  e considerada uma das mais  importantes de sua área, detentora do 9º maior fator de impacto  dentre as revistas brasileiras indexadas no Journal of Citation Index  (1,129). Mesmo assim, os editores científicos perceberam que o  trabalho não poderia se estagnar e resolveram investir na divulgação  da revista, que, desde abril deste ano, promove seminários com  discussões sobre os processos das publicações científicas e a  história da revista para alunos de pós-graduação em química de  diversas universidades brasileiras.
 A  iniciativa partiu de uma as editoras associadas da revista, Solange  Cadore, química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que  adotou com seus colegas uma política editorial que atraísse os  jovens pesquisadores, pois, segundo ela, muitos deles não conheciam  a revista. Assim, a ideia do ciclo de seminários é gerar novos  leitores, autores e, por consequência, mais citações, além de  atrair mais pesquisas relevantes para a revista, ou seja, "mostrar  aos jovens pesquisadores a revista que temos, pois são dos  estudantes de pós-graduação que temos os futuros pesquisadores,  editores e revisores do Brasil", afirma a editora. 
O  ciclo começou com um convite para todos os coordenadores dos  programas de pós-graduação em química, a fim de promover o  seminário em suas grades. Solange explica que os programas se  interessaram porque, na palestra, são apresentados todos os  processos para a publicação de uma revista científica, além de  ensinar o que é e como calcular o fator de impacto de um periódico,  informações que muitos estudantes desconhecem.  
 Neste primeiro semestre foram aceitos sete  convites nas cidades de Pelotas (RS), Florianópolis (SC), São José  do Rio Preto (SP), Araraquara (SP), Uberlândia (MG), Jequié (BA) e  Ilhéus (BA), e Solange Cadore dividiu com os editores Joaquim  Nóbrega, químico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e  Watson Loh, químico da Unicamp, o desenvolvimento dos seminários.  Para o próximo semestre estão agendados eventos em Brasília (DF),  Alfenas (MG) e no Rio de Janeiro (RJ), e novos convites deverão ser  realizados. Segundo dados de 2013 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento  de Pessoal de Nível Superior (Capes), existem 62 programas de  pós-graduação em química no Brasil, dos quais 57 são de mestrado  acadêmico e de mestrado profissional e 37 de doutorado. 
Outras  estratégias de divulgação que o JBCS adotou foi a inserção na  rede social Facebook,  já com mais de 600  seguidores. De acordo com Angela Custódio, editora administrativa,  optou-se pela página pela praticidade de compartilhamento dos  artigos. Ela sinaliza que em breve haverá novidades, como o destaque  para os artigos com mais downloads como forma de valorização dos conteúdos. 
								 |