REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Memorial da Fapesp* - Carlos Vogt
Reportagens
Gestores e instituições de CT&I reivindicam legislação específica para a área
Vanessa Fagundes
A institucionalização da pesquisa e o sistema nacional de CT&I no Brasil
Carolina Octaviano
Aumento de recursos e articulação propicia ampliação de ações
Isabela Palhares
A demografia do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil
Andréia Hisi
FAPs incrementam pesquisa e inovação e se unem em parcerias
Carolina Ramos
Artigos
Quanto vale o investimento em ciência, tecnologia e inovação?
Sergio Salles-Filho
Núcleo apoia atuação de agências de fomento à inovação em MG
Adelaide Baêta, Vanessa Paiva e Reginaldo de Jesus Lima.
Gestão pública flexível e ágil por meio do Sigfap
Marcelo A. S.Turine, Camilo Carromeu, Márcio A.I da Silva, Maria Istela Cagnin
Por que as fundações estaduais de apoio à pesquisa investem em comunicação
Fábio Reynol de Carvalho
Desafios e estratégias para a cooperação internacional em pesquisa no Brasil e as FAPs
Carlos Henrique de Brito Cruz
Resenha
O lado B da ciência
Cristiane Kämpf
Entrevista
Mario Neto Borges
Entrevistado por Vanessa Fagundes
Poema
Divã
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
A demografia do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil
Por Andréia Hisi
10/06/2011

Há um consenso sobre a importância estratégica da presença de doutores titulados para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma região. “Os recursos humanos são fundamentais para a inovação e a competitividade. Doutorados e os detentores de qualificação não são apenas pessoas mais qualificadas, em termos educacionais, mas também são os únicos treinados especificamente para a pesquisa”, diz um estudo estatístico europeu, “Doctorate holders – statistics in focus” (Eurostat), de 2007. A formação brasileira nesse segmento profissional está ainda aquém da expectativa. Porém, a sociedade brasileira tem avançado de forma sistemática na implementação de infraestrutura e recursos humanos para reverter essa condição.

O país apresentou, em grande parte de sua história, políticas de gestão correspondentes apenas às necessidades de um Estado agrário, oriundo da exploração colonial e de governos oligárquicos, cujas ações conduziam, principalmente, à exploração dos recursos naturais, agropecuários, e seu rudimentar beneficiamento industrial. Entretanto, a necessidade de otimizar as produções pecuárias e agrícolas, juntamente com os remanescentes problemas nacionais de higiene, saúde e saneamento básico, fomentaram, no século XIX, a formação dos primeiros centros de pesquisa, como é o caso do Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo, fundado em 1887 para atender as exigências da cultura cafeeira. Ações como essa guiaram o século seguinte à implementação de infraestrutura e de escolas de nível superior, seguindo rigorosos preceitos estrangeiros, como o Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, em 1912, originando os moldes da pesquisa biológica no país.

Mas a formalização do compromisso estatal com a pesquisa só ocorreu em 1942, quando foram criados os Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional, devido ao ingresso do Brasil na Segunda Guerra. Com esse programa de verbas, até 1946, foram investidos em torno de US$ 60 mil. Essa medida orientou as ações da política nacional de desenvolvimento para a formação de órgãos de fomento, amparo e capacitação de profissionais. Os descendentes desse fundo apareceram nas décadas seguintes: a fundação, em 1951, do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – mais tarde renomeada como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – e a criação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 1962, marcam a institucionalização da pesquisa científica e tecnológica em todo o território brasileiro.

A questão do desenvolvimento científico e tecnológico se faz presente nos programas de governo brasileiros desde a década de 1930. Mas apenas a partir dos anos 1970, em pleno regime militar, as necessidades nacionais nessa área foram formalmente abrangidas como prioridades, através do Programa das Metas e Bases para Ação do Governo. Ali foram propostas mudanças de rumos nas políticas de educação, agricultura, indústria e desenvolvimento científico e tecnológico através de diretrizes específicas. Um exemplo dos investimentos desse programa de metas foi a elaboração de projetos de captação e gerenciamento de energia, como o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) criado em 1975, em meio à crise internacional do petróleo iniciada nos anos anteriores. Nesse período, a Petrobras, cujo patrimônio inicial contava com as refinarias de Mataripe, na Bahia, e Cubatão, em São Paulo, com incentivos estatais, deixou de realizar exclusivamente operações de exploração e produção de petróleo para também desenvolver tecnologias nesse setor de energia alternativa.

Em 1985, o governo federal criou o Ministério de Ciência e Tecnologia para centralizar a política científica e tecnológica do país. Por outro lado, a Constituição de 1988 apresentou uma importante iniciativa de descentralização da produção do conhecimento. Com essa medida, cada estado deveria assumir o compromisso de estimular e gerenciar as pesquisas realizadas em seu território, ou seja, promover a criação de suas próprias fundações de amparo à pesquisa.

A recorrente manutenção da política de investimentos em ciência e tecnologia proporcionou uma condição bastante favorável ao país, de forma que o número de pesquisadores (entre cientistas e tecnólogos) passou de nove mil em 1970, para 60 mil em 1990. Esse conjunto de esforços propiciou ao Brasil o status de pioneiro em pesquisas de energias renováveis e sustentáveis. Desde então, o Brasil manifesta uma forte vocação para reconhecer e tratar grandes tendências internacionais.

Atualmente, a formação de doutores no país cresce à taxa de 15% ao ano e o Brasil se destaca em 13º lugar no ranking mundial da produção de artigos científicos. Contudo, o levantamento “Doutores 2010: estudos da demografia de base técnico-científica brasileira”, promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), aponta que a distribuição do número de titulados no país entre 1996 e 2008 concentra-se em torno de 78%, no Sudeste. Isso se deve ao número bem maior de programas de pós-graduação na região, principalmente no estado de São Paulo, em comparação com outras unidades da federação.

“Essa tendência de se concentrar os programas de pós-graduação em determinadas regiões não é um problema de subdesenvolvimento. A tendência da ciência é concentradora, porque ela é um sistema que funciona por mérito. E para isso se tem a política, para desconcentrar”, afirma Lea Velho, professora de estudos sociais da ciência e da tecnologia junto ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Uma das consequências disso é o deslocamento dos estudantes de centros de ensino de regiões ainda em desenvolvimento para as regiões mais desenvolvidas. “Os que querem se qualificar escolhem os melhores centros”, explica a pesquisadora. Segundo o estudo apresentado pelo CGEE, ainda não é possível mapear esse movimento migratório vinculado a ciência e tecnologia no território nacional.

Lea Velho lembra que as políticas voltadas para a diminuição dessas desigualdades regionais podem não apenas reverter essa migração intelectual, mas inclusive afetar diretamente o setor produtivo. “Existe a tendência, por exemplo, das empresas locais buscarem conhecimento nas universidades que estão próximas. Então, é importante ter uma certa competência instalada. Além disso, há a importância de se formar recursos humanos localmente, pessoas que sejam comprometidas com a região, que conheçam os problemas da região ”, complementa a pesquisadora.

A distribuição percentual dos programas de doutorado por regiões no Brasil ainda está fortemente concentrada na região Sudeste, com 72%; em seguida, vem o Sul, com 18,3%, e o Nordeste, com 13%: o Centro-Oeste tem só 5,6%, e o Norte, apenas 2,7%, segundo o levantamento do CGEE. Contudo, o estudo aponta uma importante dinâmica de descentralização no período entre 1996 e 2008: a região Sudeste, que era responsável por cerca de 90% da formação de doutores no país, sofreu uma redução de aproximadamente 20% nesta contribuição ao longo de 12 anos.

“Esse declínio relativo foi resultado do fato de as taxas de crescimento das demais regiões terem sido muito superiores à da região Sudeste. Enquanto o número de titulados nessa região cresceu 198% durante o período, o da região Norte cresceu 438%, e esse crescimento foi de 682% na região Sul e de 840% na Centro-Oeste. A região Nordeste, no entanto, apresentou a excepcional taxa de crescimento de 2.487% no período”, diz o estudo. Esse crescimento está diretamente relacionado à produção científica nacional como um todo, 85% da qual, segundo a Capes, é realizada pelas pós-graduações. Já os indicadores do CNPq por regiões geográficas mostram que a contribuição de cada região na produção de artigos também está mudando: enquanto no período 1997-2000, o estado de São Paulo sozinho contribuía com 64% da produção nacional de artigos, no período 2005-2008, a região Norte respondeu por 3% do total, a Centro-Oeste ficou com 7%, a Nordeste com 13%, a Sul com 21% e a Sudeste com 56%.


Comparação das taxas relativas de crescimento de pós-graduações por região no Brasil
(número de cursos avaliados nas Avaliações Trienais da Capes em 2007-2010). Fonte: Capes.

Essa mudança evidencia o apoio que cada região recebe do sistema nacional de C&T como um todo, não apenas referente a infraestrutura e equipamentos, mas principalmente pelo impacto resultante da formação de recursos humanos que permanecem para desenvolver a instituição e, consequentemente, a região. A autonomia de atuação e as garantias de recursos financeiros são indicadores da importância dos órgãos de fomento locais. Segundo o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o orçamento executado pelo conjunto das fundações estaduais de amparo à pesquisa no ano de 2009 foi de R$ 1,7 bilhão, sendo que a região Sudeste representa 72% desse valor. Só a Fapesp responde por R$ 726 milhões. As FAPs do Nordeste somam 11% do total de recursos, as do Norte e do Centro-Oeste representam 6% cada uma, e as do Sul somam 5%. O crescimento do orçamento total das FAPs para este ano está estimado em 13%.

Para Lea Velho, da Unicamp, de certa forma, é injusto querer comparar a Fapesp com as demais. “O contexto de criação delas é um momento histórico totalmente diferente. O que se espera que uma FAP faça quando ela é criada é diferente do que se esperava quando a Fapesp foi criada. Ela teve tempo de traçar uma tragetória, amadurecer o processo de negociação da comunidade com a política. E para as outras FAPs, as condições de contorno são totalmente diferentes”, observa.

As FAPs têm importantes contribuições para a evolução daqueles índices apontados pelo CGEE, pela Capes e pelo CNPq, sobre a demografia das pós-graduações e da produção de artigos. Mas a ideia de sua criação não é apenas para estimular a produção de conhecimento, e sim para desenvolver muitos papéis. “Uma FAP específica pode, por exemplo, ser a intermediadora em um processo de planejamento estratégico com ampla participação. Ela define seu locus de atuação como sendo a instituição que vai fazer a intermediação entre os vários atores”, explica Lea Velho.

Os avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos ilustram o fato de que o desenvolvimento econômico origina-se a partir de diferentes graus de produção de conhecimento. Dessa maneira, é importante que a formação dessa herança consolide os investimentos e gastos relacionados com ciência e tecnologia de maneira que se mantenha e se amplie o sistema de apropriação, criação, difusão e, principalmente, de acesso ao conhecimento. O desafio está em continuar diminuindo essas concentrações e as limitações intrínsecas de cada região ligadas às suas histórias e culturas, propiciando o aproveitamento da expertise para revelar o potencial significativo tanto nos quadros científicos quanto no parque industrial.