Um mundo de perguntas e angústias

Por Adilson Roberto Gonçalves

21 lições para o século 21 é um livro para nos deixar com angústias, não trazer respostas, apenas formular mais e mais perguntas. O autor lapidou seus pensamentos e nos apresenta um texto muito bem escrito, na mesma linha dos anteriores Sapiens e Homo Deus. Continue lendo Um mundo de perguntas e angústias

Os algoritmos na física de partículas

Por Malu de Oliveira

Pesquisa básica e computação se impulsionam mutuamente. Na busca de respostas sobre a estrutura da matéria, são construídos aceleradores cada vez mais potentes, que demandam algoritmos mais complexos que, por sua vez, aumentam o conhecimento não só no âmbito estrito da física e da computação, mas também nas mais variadas atividades humanas. Continue lendo Os algoritmos na física de partículas

Primeira obra disponível para download gratuito é A percepção dos pesquisadores sobre a importância de divulgar a ciência por meio da imprensa, de Carla Gomes. Continue lendo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp lança coleção de livros digitais sobre divulgação científica

_revista de jornalismo científico do Labjor