Nova iniciativa global Through Southern Lenses: Science in Focus premiará com US$ 20 mil ensaio fotográfico sobre o tema “Geleiras e Desertos”
Por: Fundação Conrado Wessel
A Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento (TWAS) e a Fundação Conrado Wessel (FCW) uniram forças para lançar um prêmio internacional pioneiro de fotografia científica: Through Southern Lenses: Science in Focus. Essa iniciativa inovadora busca celebrar a excelência científica no mundo em desenvolvimento por meio das lentes da fotografia.
A TWAS é uma unidade programática da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) dedicada a apoiar a capacidade e a excelência científica no Sul Global. A Fundação Conrado Wessel promove a arte, a cultura e a ciência por meio de prêmios concedidos a indivíduos e instituições que se destacam em suas áreas.
Previsto para estrear em 2025, o prêmio colocará em foco conquistas científicas, desafios e histórias humanas oriundas de países em desenvolvimento utilizando a fotografia como uma ferramenta dinâmica de comunicação científica.
“Esta iniciativa reconhece a fotografia como um meio poderoso, capaz de inspirar o interesse e o engajamento do público com a ciência, além de fortalecer a conexão entre ciência e sociedade por meio de narrativas envolventes e acessíveis”, disse Marcelo Knobel, diretor-executivo da TWAS.
Carlos Vogt, diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, destacou a importância da parceria. “Este prêmio não é apenas sobre capturar imagens, é sobre revelar a alma da ciência no Sul Global: sua beleza, urgência e potencial transformador. Temos orgulho de ajudar a construir pontes entre o mundo da arte e o da ciência, fomentando uma cultura de curiosidade e engajamento”, disse.
A iniciativa concederá, anualmente, um prêmio de US$ 20 mil ao melhor ensaio fotográfico, composto por 10 imagens originais, que melhor representem o tema do ano. No caso de inscrições em grupo, o prêmio será entregue a um representante designado.
O tema inaugural, “Geleiras e Desertos”, convida fotógrafos a explorar os impactos visíveis das mudanças climáticas – do derretimento das geleiras à expansão dos desertos – e a destacar a resiliência e adaptação de ecossistemas e comunidades nos países em desenvolvimento. O site do prêmio, com regulamento completo, cronograma e formulário de inscrição, será lançado em breve.