Livro de 800 páginas aborda indicadores de risco de desastres no Brasil

Coletânea organizada por Lutiane Almeida e Silvia Saito, Indicadores de riscos de desastres no Brasil contribui para diminuir uma lacuna histórica sobre a necessidade de discutir os riscos de desastres, buscando destacar o papel da prevenção em contraponto à remediação de impactos.

Lançado em meio à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, realizada pela primeira vez no Brasil, a proposta é oferecer subsídios para qualificação acadêmica, técnica e política sobre a construção social, territorial e ambiental relativa a riscos de desastres, levando-se em conta a realidade brasileira.

“O livro não é apenas volumoso – são quase 800 páginas – em textos acadêmicos e técnicos, mas também traz uma variedade gráfica, com fotos, mapas e imagens, que contribuem para a compreensão mais robusta sobre a complexidade dos riscos de desastres”, pontua Almeida.

Indicadores de riscos de desastres no Brasil pode ser acessado gratuitamente em: https://georisco.ufrn.br/wp-content/uploads/2025/11/indicadores-de-riscos-de-desastres-no-Brasil.pdf.