Barra de navegação do site

Página inicial Carta ao Leitor Reportagens Notícias Entrevistas Resenhas Radar da Ciência Links Opinião Observatório da Imprensa Busca Cadastro Entrevistas

Entrevistas


Ciência e inovação tecnológica
Carlos Henrique de Brito Cruz

Energia deve ser discutida pelo lado do uso e não da oferta
Arsênio Osvaldo Sevá Filho

Entrevistas Anteriores

Lucia de La Rocque

A discussão das conseqüências do uso de energia deve ser prioritária

A produção de energia costuma resultar em grandes alterações na natureza e em situações de risco para a sociedade. Arsênio Oswaldo Sevá Filho, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp foi o responsável por esse tema no curso de Jornalismo Científico voltado à Energia, oferecido pelo Labjor em parceria com a CPFL. Sevá Filho, além de pesquisador e professor, tem participado de diversas campanhas e mobilizações questionando os problemas ambientais da produção e uso de combustíveis e de eletricidade. Em entrevista concedida aos alunos do curso, Sevá Filho falou dos problemas ambientais no país, relativos à produção e ao uso de energia. As questões foram formuladas pelos jornalistas que assistiram às aulas ministradas no Labjor, e consultaram o material de pesquisa do professor, que está disponível para os interessados na página da faculdade de Engenharia Mecânica.

Comciência – As termelétricas são uma das apostas do plano energético brasileiro, porém, o senhor já disse que elas são prejudiciais ao meio ambiente. Qual a melhor solução para geração de energia elétrica localizada?
Arsênio Osvaldo Sevá Filho – É errado discutir os problemas que os usuários de energia elétrica terão no futuro apenas pelo lado da oferta, pelo aumento da capacidade de geração. Essa discussão é imposta à opinião pública, até mesmo à academia, pelo lobby ofertista, do setor que constrói barragens, das termelétricas e das nucleares. Se você me pergunta exclusivamente do ponto de vista ambiental, eu digo que a melhor energia elétrica é a que já está em funcionamento. Ou seja, temos que cuidar de nossas represas e rios para que nosso parque hidrelétrico continue operando, temos que investir criteriosamente no sistema de transmissão e distribuição e, principalmente, na redução dos índices de consumo de energia elétrica. Não estou defendendo que ninguém seja obrigado a apagar as luzes em casa, como há três anos atrás, estou falando da redução específica, que cada tonelada de aço gaste menos KWH para ser fabricado, cada metro quadrado de shopping gaste menos ar condicionado.

Do ponto de vista do quê está instalado hoje e do crescimento nos próximos anos, parece que de fato sobra energia. Um pouco antes de sair da presidência da Eletrobrás, o professor [Luis] Pinguelli [Rosa] afirmou várias vezes, e ninguém desmentiu, que sobravam 7.000 MW no sistema. Estamos entrando com 1.500 a 2.000 MW novos por ano no sistema, portanto, do ponto de vista de energia e meio ambiente, a própria pergunta tem que ser diferente: para o quê temos, quais os melhores usos? Como gastar menos? Como poluir e destruir menos?

Comciência – Por que há tanta resistência às termelétricas?
Sevá Filho - Não é que exista resistência, mas aonde elas funcionam, a população, a vizinhança reclama muito. Isso vale para Tubarão (SC), Bagé (RS), Charqueada (RS) e para Santa Cruz (RJ). Os projetos de novas termelétricas despertaram resistências em alguns lugares no Brasil e não em outros, portanto, seria preciso fazer uma análise envolvendo sociólogos e pesquisadores para entender o que acontece com as empresas e com a opinião pública nesses casos. Em Araucária (PR), por exemplo, houve, em 1999, um projeto de uma termelétrica a gás natural. Era de uma empresa americana, a El Paso, que rapidamente fez um estudo de impacto ambiental e em poucos meses teve o projeto aprovado. A empresa construiu a usina, que começou a operar, e a população só percebeu que ela existia quando surgiram problemas na operação.

Um ano e pouco depois, surgiu um outro projeto chamado Cofepar (que era a sigla para Conversora de Fertilizantes e Energia do Paraná), completamente absurdo e mal intencionado, de uma usina tipo “piche – elétrica” , com recuperação de gases num equipamento que iria neutralizar os gases de enxofre e produzir sulfato de amônia, um precursor dos fertilizantes agrícolas. Mas o projeto não passou da audiência pública. Até conseguiu a licença ambiental mas, poucos meses depois, os empreendedores desistiram. Todo mundo da cidade de Araucária estava contra. Numa cidade de 50 mil habitantes, 25 mil participaram de um abaixo assinado. O padre estava contra, o pastor, as comunidades dos ucranianos, poloneses, italianos, a maior parte dos vereadores. Eles já tinham engolido um projeto sem querer, o da usina a gás, de 400 MW. O segundo projeto iria também captar água no reservatório do rio Verde, (como fazem a Petrobras e a usina a gás), que a única represa com água limpa na região metropolitana de Curitiba. Aí não teve jeito. As pessoas ficaram contra mesmo.

Em São Paulo, a resistência foi devido ao uso de água mas também ao acréscimo de poluição atmosférica. A maior termelétrica existente era a de Piratininga, com capacidade em torno de 600 MW. As empresas chegaram anunciando projetos de 800 MW, 1000 MW, projetos que em termos internacionais seriam considerados de grande porte. Propuseram usinas que emitiram um volume de poluição atmosférica desconhecido; pior, tentaram nos enganar, fazendo contas do tipo desligar a usina velha Carioba I e “trocar” pelo projeto Carioba II. Enganar de uma forma grosseira, porque Carioba I tem 30 MW e a segunda teria 1.200 MW.

Esse tipo de postura, mais a questão do uso da água, propiciou uma espécie de pauta básica de resistência nos vários casos: Jundiaí, Paul~inia, Americana, Santa Branca, Cubatão... Mas não acredito que as térmicas não tenham sido construídas por causa da resistência. Ela foi muito importante como movimento social e para nós pesquisadores, que tivemos que estudar muito. Não fizeram por outros motivos: quais seriam? A Carioba-II chegou a obter a Licença ambiental prévia, o projeto em Cubatão (CCBS) também, mas depois de três anos, reduziram de 960 MW para uns 90 MW, que era o que a refinaria da Petrobras precisava. Mas é preciso ter em mente que problemas ambientais, todos os tipos de geração de energia apresentam. Nenhuma tecnologia é isenta de riscos, nenhuma tecnologia é limpa, nenhuma energia é de fato renovável.

Comciência - Nem a fotovoltaica?
Sevá Filho – A fotovoltaica só serve para lugares pequenos, locais isolados, ilhas, seringais no meio da mata. Além disso, as placas gastam uma quantidade muito grande de energia para serem fabricadas, e isso tem que ser computado. Nada é limpo. Analisando o processo de produção de uma placa fotovoltaica, ele parte de uma sílica encontrada na natureza, por exemplo, com um teor de silício na faixa de 90 a 95%, que tem que ser beneficiado até 99,99 %. E isso se faz gastando uma enormidade de combustível, inclusive carvão vegetal, óleo, gás e eletricidade, portanto, não é um processo limpo. A placa dura um determinado tempo, e depois vira sucata. Apenas durante a etapa operacional- quando ela recebe a luz do sol e a transforma em eletricidade, pode-se dizer que é inócua. Mas uma tecnologia, para ser adotada, entrar no mercado, para virar algo que a sociedade inteira use, tem que ser avaliada rigorosamente no conjunto das etapas. Mas a principal limitação à energia fotovoltaica é mesmo a potência. Não existe fotovoltaica que alimente uma cidade grande.

Comciência - E a eólica?
Sevá Filho – Ela pode servir pode complementar a rede, principalmente em lugares onde venta muito. No Brasil, esses lugares são raríssimos, no litoral do Rio Grande do Norte ao Maranhão, onde o vento é garantido em 365 dias no ano. Varia a velocidade, mas não tem calmaria. Em outros lugares não é assim. Visitei uma instalação no ano passado em Santa Catarina, que tinha 600 KW de potência. A turbina no alto da Serra do Rio do Rastro dizem que ilumina a estrada que sobe a Serra, que é linda e muito perigosa. Mas quando a visitei ela gerava só 70 KW e a cidadezinha mais próxima estava sendo abastecida pela energia da Celesc, que compra de uma usina termelétrica de grande porte, ali perto em Tubarão. Não é muito romântico uma estação eólica com o “backup” garantido por uma termelétrica que queima carvão mineral. É preciso saber diferenciar tamanhos: as luzes da estrada podem gastar 70 kw, a cidadezinha ali perto talvez use 10.000 ou 30.000 KW. Uma metrópole usa 1 milhão de KW. Ou duas três vezes isto.

Comciência - Mas as renováveis têm menos impacto no ambiente do que as não renováveis, não é?
Sevá Filho – A expressão Energia renovável , apesar de muito atraente, é uma contradição em si. É um jogo de palavras, porque a energia, de acordo com a Termodinâmica, é a capacidade de realizar trabalho, é algo que se converte, de uma forma em outra, quase que indefinidamente e sempre se degradando. Então, não existe nada no mundo que seja renovável e muito menos o fluxo da energia. Em termos de física, de termodinâmica, o máximo que se pode dizer é que o ciclo das águas, se não for muito alterado, é renovável. Em qualquer mudança de forma, uma parte da energia vai se perder.

Não existe maneira de fazer uma conversão energética com eficiência de 100%, sem nenhuma dissipação. Associar o renovável ao menor impacto ambiental às vezes é válido, mas às vezes não. Para discutir impacto ambiental é precisa ver em que período (ou perímetro) se está discutindo. É como a chamada “solar fotovoltaica”. É mágico ver aquele sistema funcionando. Bate um raio de Sol, que em sua expressão menor é um fóton, um quantum da energia solar; cada fóton tem a capacidade de fazer vibrar lá dentro um elétron de silício que foi devidamente dopado com produtos químicos raríssimos, e que produz uma corrente elétrica que pode ser captada. Para se chegar naquilo, não há mágica, é gasta uma quantidade enorme de energia! E vai funcionar com rendimento obrigatoriamente decrescente ao longo dos anos, um dia morre. Há placas que morrem com oito anos, outras com vinte anos de uso.

Comciência – Hoje há a gasolina, o álcool, e o gás natural está entrando no mercado. Como o senhor vê a questão de combustíveis alternativos em relação ao petróleo?
Sevá Filho – Do ponto de vista ambiental, de todos os combustíveis fósseis, o pior é sem dúvida o carvão. O Brasil deveria parar de explorar o carvão. A siderurgia no Brasil, por exemplo, deveria voltar a usar carvão vegetal como no passado, principalmente porque o carvão vegetal da siderúrgica vem a maior parte de eucaliptais – só uma parte muito pequena vem de desmatamento de cerrado ou de Mata Atlântica. Outra boa medida seria tirar o carvão das termelétricas, trocando pelo gás natural onde fosse possível. Quanto aos combustíveis líquidos, 80% do problema que temos de suprimento é de responsabilidade do nosso sistema de transportes de cargas e passageiros. Não dá para falar em combustível sem falar em transporte. E de todos os combustíveis o menos poluente é o gás natural, apesar de ser fóssil. A entrada do gás natural GNV, em cidades de vários Estados brasileiros, primeiramente nos táxis, nas vans, camionetes que têm motores que usam gasolina e álcool, e nas frotas de empresas, é uma opção bem interessante. Além disso, o transporte eletrificado no Brasil é muito mal utilizado.

Fizemos a besteira de retirar todos os bondes e temos pouquíssimos trens eletrificados nas regiões metropolitanas. Metrô só temos em duas cidades, São Paulo e Rio; em três capitais populosas, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre funcionam metrôs de superfície. São sistemas ainda muito pequenos em relação à dimensão dessas cidades. Sem dúvida a saída seria ter mais transporte coletivo de passageiros, mais corredor exclusivo de ônibus, mais transporte eletrificado, o que diminuiria o consumo de gasolina e de diesel. A gasolina brasileira, do ponto de vista ambiental, é comparável às melhores do mundo.

O diesel brasileiro está ficando melhor, devido à redução do nível de enxofre. Boa parte do consumo do diesel brasileiro ocorre nos picos das safras agrícolas, inclusive a safra da cana, o que é um contra-senso. Para fabricar álcool o consumo de diesel é muito grande, da ordem de 80 a 120 ml de diesel por litro de álcool fabricado. O álcool para motores em geral,e não apenas veículos leves, é uma experiência que já deveria ter dado certo. Não deu porque do outro lado tem o petróleo que é muito forte e porque há uma conjunção da indústria automobilística, do petróleo internacional, das fábricas internacionais de motores e carros. A parte ambiental do álcool também não está nada bem resolvida. Da bomba de combustível para frente o álcool é igual ou melhor que a gasolina. Dali para trás, se fosse bem feito, não haveria como derrubá-lo.

Comciência – É possível aplicar o mesmo sistema de produção do álcool para a produção do biodiesel?
Sevá Filho - Eu conheço pouco de biodiesel. A primeira pergunta que sempre faço é: “biodiesel feito de quê?”. Se for de um produto que é coletado, como o babaçu, a organização vai ser de um jeito; se for de um produto que pode ser plantado, como o dendê, o girassol ou a mamona, vai ser de outro jeito. Então depende muito. É preciso encarar os problemas existentes na produção dos combustíveis convencionais e não ficar apenas imaginando um belo futuro.

Nas discussões sobre energia algo que atrapalha muito é o espírito do professor Pardal. A todo momento somos assediados com alguma novidade que pretende ser a solução de todos os problemas. Não sou jornalista e nem empresário, na minha área estou preocupado com o conhecimento, e esse tipo de “oba-oba”, estimulado de tempos em tempos por vários lobbies atrapalha muito o conhecimento, a pedagogia.

Comciência – Na sua opinião, qual seria o impacto ambiental de Angra 3?
Sevá Filho – A energia nuclear é algo muito preocupante porque, desde o momento que esse governo assumiu, a ministra de Minas e Energia lavou as mãos. Ela chegou a declarar que, do ponto de vista energético não era necessário construir Angra 3, mas que isso não estava na alçada dela. Para quem entende bem os recados foi dito que o programa nuclear não é um problema energético. Trata-se de um problema militar. Se for feita mais uma usina, que seria a Angra 3, é por decisão dos militares e da parte do governo que acha que os militares têm razão e que acha que o país tem que dominar toda a cadeia da tecnologia nuclear, até mesmo o enriquecimento de urânio e a fabricação da bomba.

Visto nessa ótica, não cabe na área de energia uma discussão sobre Angra. É um problema de ordem militar e a própria ministra já reconheceu isso. Já existem duas usinas funcionando, uma de tecnologia Westinghouse, com potência na faixa de 600 MW e a outra, Angra 2, com 1.300 MW, tecnologia alemã, resultado do acordo militar Brasil-Alemanha, do período Geisel. Essas duas implicam numa cadeia produtiva que começa na mineração do urânio, que produz uma quantidade enorme de resíduos durante as fases de beneficiamento até chegar ao isótopo 235 de urânio. Ou seja, para chegar às pastilhinhas que compõem o núcleo do reator há um processo que é um dos mais poluentes e mais contaminantes em toda a história da engenharia.

Como se não bastasse isso, em seu funcionamento a usina nuclear usa muitos recursos hídricos, como qualquer usina termelétrica – ela é uma usina termelétrica convencional, só que no lugar de uma caldeira tem um reator; tem torres de resfriamento de grande porte, trabalha com um condensador que, em geral, é em circuito aberto e portanto esquenta a água do mar, como no caso de Angra. Se não bastasse isso, todo o reator, todas as máquinas, todas as botas, luvas, ferramentas usadas no trabalho entram em contato com o material radioativo, são contaminados, tudo isso vira sucata. As pastilhas usadas são remetidas para recuperação de plutônio para fabricar bomba, todo o restante está guardado dentro da piscina do reator de Angra. Por enquanto, não se sabe o que se vai fazer com aquilo e, enquanto ela continua funcionando, a sucata radioativa vai aumentando.

Os dois últimos ministros de Ciência e Tecnologia são pouco informados sobre os assuntos do seu ministério, foram colocados no cargo por mera conveniência partidária. E, além disso, parecem maravilhados com o militarismo, concordam com os militares que temos que dominar a tecnologia nuclear para desenvolver a bomba. Isso para o Brasil é uma desgraça!

Entrevistaram o Prof. Arsênio Osvaldo Sevá Filho: Eliane Santos, Bibiana Sant´Ana, Maria Teresa Costa, Eleide Bérgamo, Hélio Paschoal Filho, Flávia Martelli e Simone Pallone.

Atualizado em 10/12/2004

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2004
SBPC/Labjor
Brasil