CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE


Genoma da Cana
Segmento estratégico
Melhor
produtividade
Projeto
Genoma




Figura adaptada por Katia Rocha do livro "Recombinant DNA" - James Watson, Michael Gilman, Jan Witkowiski e Mark Zoller. Pag. 597, segunda edição Ed. Scientific American Books.

Essa tecnologia é utilizada para se conhecer a ordem correta das quatro bases que compõem o DNA (A, T, C e G). Utilizando o DNA do qual se quer conhecer a seqüência são feitas quatro reações separadas, cada uma contendo um primer (o iniciador da reação) acoplado a um marcador fluorescente diferente para cada um dos terminadores. Estes terminadores nada mais são do que bases modificadas que, ao se ligar à molécula de DNA que está sendo feita não permitem a ligação das bases seguintes. Desta forma, serão formados fragmentos de DNA de diferentes tamanhos. No final, todas as reações são reunidas e colocadas em um gel que vai separar os fragmentos por tamanho. Quando cada fragmento passa por uma fonte de laser no final da separação os marcadores são excitados e emitem uma fluorescência diferente. Com o auxílio de um computador é possível distinguir uma fluorescência e conseqüentemente saber qual é a base correspondente.

 


Voltar ao texto principal

 



 

Esta reportagem tem
1 2 3 4 5 documentos
Bibliografia | Créditos

 
Última atualização: 30/6/99