REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
O gordo, o belo e o obeso - Carlos Vogt
Reportagens
Transição nutricional: da desnutrição à obesidade
Cintia Cavalcanti
A fisiologia da obesidade: bases genéticas, ambientais e sua relação com o diabetes
Ricardo Schinaider de Aguiar
Jos Ricardo Manini
Um desafio de peso para as políticas públicas
Marta Avancini
O gordo, o belo e o feio: o embate entre obesidade e padrões estéticos
Meghie Rodrigues
De dieta em dieta. O que a ciência diz sobre as soluções milagrosas?
Marina Gomes
Artigos
Consumo alimentar no Brasil e o desafio da alimentação saudável
Rosely Sichieri
Engordurando a arte contemporânea: as imagens de Fernanda Magalhães
Vinicios Kabral Ribeiro
A obesidade e a indústria do emagrecimento
Tadeu João Ribeiro Baptista
Cirurgia bariátrica: de anti-obesidade à anti-diabetes
Bruno Geloneze
Abordagens da obesidade na mídia e a construção de ideia de epidemia
Simone Pallone de Figueiredo
Alimento e emoção*
Arthur Kaufman
Resenha
O que há por trás da obesidade infantil
Por Monique Lopes
Entrevista
Maria Edna de Melo
Entrevistado por Por Romulo Orlandini
Poema
Mentirinha
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Editorial
O gordo, o belo e o obeso
Por Carlos Vogt
10/02/2013

Os gordos de Fernando Botero são obesos?

Segundo o próprio artista colombiano, não, se se levar em conta suas declarações que vão no sentido de que ele não pinta gente gorda, mas o que faz é procurar expressar o volume como uma parte da sensualidade da arte.

Então, é por isso que embora gordas, as figuras gordas de Botero são sensuais e bonitas, mesmo numa época, como a contemporânea, em que o ideal de beleza é, cada vez mais, identificado com o traço, a magreza e, do peso do corpo, quase que com sua abstração? Quer dizer, os gordos de Botero são magros? Ou percebidos, esteticamente, como magros, já que a redondeza de suas formas, o volume de suas curvas, as cores vivas de seus movimentos e repousos, expressam a sensualidade de um estilo de representação e a apresentação de um estilo inconfundíveis, como forma de beleza em que o clássico e o popular se fundem para dizer que a arte não admite dietas e que o exagero é também limite de contensão?

Os gordos da arte são, então, diferentes dos gordos da realidade de tal modo que quando representado o gordo se faz magro e o magro segue sendo o padrão?

E os que morrem na mesa de cirurgia de clínicas suspeitas para entregar-se ao sonho de consumo de emagrecimento estético e conquistar apenas o estandarte do fim?

A obesidade é, desde alguns anos, tratada como uma questão de saúde pública e, em países emergentes como o Brasil, um problema que saltou da posição antagônica da desnutrição, portanto da falta de alimentação, para o excesso da concentração de gordura e de peso de boa parcela da população.

Ricardo Manini, numa reportagem sobre o documentário Muito além do peso , de Estela Renner, colhe ali a informação de que, no Brasil, 33% das crianças são obesas e de que quatro em cada cinco destas irão manter-se assim até o final da vida. ( Ciência e Cultura , Ano 65, nº 1, janeiro/fevereiro/março 2013, p. 12-14).

Num país em que o índice de obesidade vem aumentando significativamente desde o final dos anos 1980, acompanhando, nesse sentido, o seu crescimento e o seu desenvolvimento econômico e social, a questão é, de fato, preocupante e se tornou um item prioritário na formulação de políticas públicas para a prevenção e o tratamento dessa doença crônica multifatorial, dada a sua associação a vários problemas de saúde e ao aumento expressivo da taxa de morbidade da população.

Várias medidas vêm sendo adotadas, em diferentes países, para o combate à obesidade, desde a regulação e o controle da publicidade televisiva de alimentos gordurosos para crianças até sobretaxas de impostos específicas para esses produtos, ou mesmo taxas negativas e subsídios para produtos saudáveis, visando a estimular o seu consumo.

Há, desse modo, ao lado da consciência da gravidade do problema, a urgência das medidas para sua solução, buscando com isso não só o estabelecimento e a implementação de ações em diversos campos jurídico-institucionais, como também, e principalmente, a criação de uma cultura do saudável que seja efetivamente internalizada pela sociedade e passe a pautar, com naturalidade espontânea, os seus comportamentos e hábitos alimentares.

É uma tarefa nada simples que deve ainda levar em conta a complexidade dos aspectos psicológicos envolvidos na questão e que tem de preservar os limites das ações públicas em relação às liberdades individuais e aos direitos do cidadão.

Mas dizê-la complexa não é atenuante para não assumi-la. Ao contrário, é uma forma de entender a multivariedade de aspectos nela envolvidos e poder tomar a decisão acertada de nela participar, começando, desde logo, pela observação de seus próprios hábitos e pelas mudanças eventuais que possam contribuir para torná-los mais saudáveis.

Isso sem deixar de admirar, na bela obra de Fernando Botero, os volumes sensuais das figuras coloridas que povoam as cenas do cotidiano regional do artista e o universal do imaginário social e estético dos que o acompanham, veem e assistem, nas mais diferentes partes do mundo, sem fronteiras, sem limites, sem dietas, no exagero criativo da medida certa e no acerto preciso do alvo errático.

Os gordos de Botero não são obesos!