CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE

Novos observatórios
Lentes maiores
No século XXI
O que se buscará
Elo perdido

Veja uma tabela com as características dos modernos telescópios.

A imagem das estrelas em torno do quasar PDS 456, no centro, degradada para simular os efeitos da atmosfera terrestre.
Fonte: Inpe.

A mesma região do céu, numa simulação do que resultaria ao se usar um sistema de óptica adaptativa (direita).
A quantidade total de luz coletada é a mesma nas duas imagens.
Fonte: Inpe.

Lentes maiores e imagens de melhor qualidade

Dois conceitos fundamentais estão direcionando os esforços que culminam na presente geração de grandes telescópios: a área coletora de luz e a capacidade de concentrar essa luz na menor área possível sobre os detectores (sensores).

O primeiro conceito é fácil de ser entendido se fizermos a seguinte analogia: imagine duas pessoas participando de uma gincana. A tarefa é sair na chuva e coletar a maior quantidade de água (pingos de chuva) durante o mesmo intervalo de tempo.

O primeiro competidor dispõe de uma xícara como "captador" e o segundo de uma fôrma de pizza. Ninguém tem dúvida do resultado. O competidor com a fôrma de pizza vai coletar mais água no intervalo de tempo estabelecido, pois dispõe de maior área coletora. Exatamente a mesma coisa ocorre com os telescópios. A informação que chega dos corpos celestes vem sob a forma de "pingos" de luz, chamados fótons. O telescópio de maior área capta mais fótons (luz) por intervalo de tempo.

Essa é a razão para se construir telescópios cada vez maiores, o que se tornou possível com o uso de espelhos relativamente finos, tipo menisco, em contraposição aos atuais espelhos, os monolíticos, mais espessos e pesados e o desenvolvimento de sistemas de suporte ativo, que corrigem deformações .

O segundo conceito básico que define o "poder" de um telescópio é a sua capacidade de concentrar a luz. A criança que brinca com uma lupa, focalizando a luz do Sol numa folha de papel está utilizando na prática este conceito. Quanto menor a área sobre a qual o telescópio consegue concentrar a luz que captou, melhor é o seu desempenho.

No entanto, para os telescópios que operam em terra, existe um problema sério para concentrar a luz. Mesmo quando o instrumento é perfeito em sua fabricação, a atmosfera que nos cerca produz uma enorme diminuição na capacidade de concentrar a luz. Nós mesmos podemos apreciar esse efeito quando olhamos uma rua de asfalto quente rente ao horizonte. A cena parece estar difusa e em constante movimento.

A mesma coisa acontece com a luz das estrelas focalizadas por um telescópio. As imagens se tornam difusas e pode-se perder completamente a capacidade de registrar objetos celestes de pouco brilho. Essa é uma das razões pelas quais o Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita. Ali está livre dos efeitos da atmosfera terrestre. Pela mesma razão, os grandes telescópios são instalados em montanhas altas. Mauna Kea, no Havaí, é um vulcão extinto de 4200 metros de altitude, onde a atmosfera é limpa e tem pouca agitação.

É bom lembrar ainda que a atmosfera terrestre também absorve, ou suprime, a luz em certos comprimentos de onda, como a radiação ultravioleta, barrada pela camada de ozônio.

Os construtores de telescópios encontraram uma maneira engenhosa de driblar, pelo menos parcialmente, os efeitos da degradação das imagens pela atmosfera terrestre. Trata-se de utilizar a óptica adaptativa. Em poucas palavras, isto consiste em monitorar a uma grande velocidade a forma e a posição das imagens estelares sobre um detector. Com um computador é simples fazer isso mais que 200 vezes por segundo. Com base nessa informação, o mesmo computador deforma um componente óptico, em geral um espelho pequeno e fino, de modo que a luz incidente sobre ele sofra deslocamentos opostos àqueles introduzidos pela atmosfera da terra. O resultado é uma melhoria na concentração de luz da cena observada, permitindo estudar objetos celestes mais fracos, ou muito próximos da imagem obtida.

A figura abaixo mostra uma simulação dos efeitos de concentração da luz para que seja possível verificar como os detalhes e as estruturas aparecem ao se utilizar a óptica adaptativa. Na imagem sem óptica adaptativa, à esquerda, podemos ver muito menos estrelas do que na imagem da direita, correspondente ao uso da óptica adaptativa.

(Texto de Francisco Jablonski, pesquisador do Inpe)