No dia 21 de maio de 2025, o Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp (Labeurb) promove a Jornada “Inventar mundos possíveis, cidades e tecnologias populares” com uma programação especial dedicada a debater como coletivos, movimentos sociais e cooperativas têm criado alternativas tecnológicas solidárias nos territórios urbanos.
Pela manhã, o Conversa de Rua com as lideranças da Cooperativa Señoritas Courier, do MTST, da plataforma Contrate Quem Luta, da Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR) e da Casa de Cultura Tainã busca aproximar universidade, sociedade civil e movimentos sociais em um espaço de troca sobre experiências concretas de apropriação popular da tecnologia. A partir dessas vivências, o objetivo é refletir sobre formas de construir cidades mais sustentáveis, seguras e solidárias, com alternativas de mobilidade e trabalho digno.
Na parte da tarde, acontecerá a Oficina TecnoPopular, voltada a lideranças comunitárias de Campinas e região. A oficina apresentará noções básicas de programação, design e criação de tecnologias solidárias, com foco em experiências como a plataforma Señoritas Courier e o app Contrate Quem Luta. A proposta é mostrar como tecnologias podem fortalecer economias locais e a organização política nos territórios. Serão oferecidas 60 vagas, 30 destinadas a lideranças da FCCR e 30 aos demais inscritos no evento.
As inscrições são gratuiras e podem ser feitas AQUI
PROGRAMAÇÃO 9h: Abertura do Evento 9h30: Conversa de Rua com Señoritas Courier, Núcleo de Tecnologia do MTST, Contrate quem Luta, Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR) e Casa de Cultura Tainã . 12h: Almoço 13h30: Oficina TecnoPopular A oficina objetiva apresentar noções básicas de programação, ferramentas, criação e design de tecnologias solidárias para as lideranças comunitárias de Campinas, com foco em modelos desenvolvidos pelos convidados, como é o caso da plataforma do Señoritas Courrier e o aplicativo Contrate quem luta. A proposta é mostrar como é possível construir dispositivos tecnológicos, bem como produtos digitais, que atendam a economias locais, sustentáveis e solidárias, de modo a contribuir para que os territórios e suas lideranças se apropriem da tecnologia em favor de seus direitos, lutas e organização política. 17h: Encerramento.