Leia aqui todo o conteúdo do dossiê: Linguagem, criatividade e divulgação

Este dossiê celebra os 40 anos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, o Nudecri, que abriga atividades e pesquisas que ampliem os processos multidisciplinares e criativos dentro da universidade.

Começou, em 1985, com o programa de artistas residentes, como uma forma de aproximar cultura e ciência, além de envolver a comunidade em apresentações artísticas e musicais. Hoje, mantém o caráter interdisciplinar pelo qual a Unicamp se destaca, intensificando também a pesquisa acadêmica.

O Nudecri reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como linguística, ciência social, biologia, jornalismo, entre outros, e concentra atividades nas áreas de linguagem e comunicação.

Ao longo dessas 4 décadas, consolidou-se como referência em pesquisas sobre jornalismo de ciência, linguagem e cidade, e as influências do crescente mundo digital nessas áreas.

Este dossiê foi elaborado pela aluna do Labjor Mayra Trinca como parte de seu projeto Mídia Ciência (Fapesp), em que atuou como editora convidada.

Boa leitura!

Entrevista
Carlos Vogt – A história do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri/Unicamp)

Artigos

Ia generativa e o papel das fontes de informação nos textos acadêmicos e de divulgação científica
Por Mônica Macedo-Ruet

Ciência como valor público: a trajetória comunicacional da SBPC
Por Daniela Klebis e Francilene Procópio Garcia

Quando a ciência ganha voz
Por Chris Bueno

Reportagens

Uso da linguagem simples amplia a participação popular
Por Lívia Mendes e Daniel Rangel

Plataformização alterou a relação entre informação e leitor
Por Eduarda Moreira

Comunicação de mudanças climáticas exige estratégias eficazes
Por Juliana Vicentini

A importância do jornalismo especializado como prática interdisciplinar
Por Liniane Haag Brum

Charge
Por João Garcia