Editorial:
Carlos Vogt
Reportagens:
Agências dos EUA reconhecem efeito estufa, mas Bush não ratifica Quioto
34 anos de negociações: das boas intenções à fria realidade
Quem será beneficiado pelos créditos de carbono?
Brasil age para reduzir o efeito estufa
Aquecimento global já pode ser sentido
Atividades humanas promovem aumento do efeito estufa
Efeito estufa desequilibra a vida no planeta
Matemática é usada para medir aquecimento
Impacto sobre ecossistemas do Brasil é incerto
Artigos:
Aquecimento Global
Isaac Epstein
Mudança Climática e Energias Renováveis
André Santos Pereira
Energia e Mudanças Climáticas: barreiras e oportunidades
Gilberto Jannuzzi
As mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas brasileiros
Enéas Salati, Ângelo dos Santos e Carlos Nobre
|
Créditos
  Mudanças Climáticas
Impacto sobre ecossistemas do Brasil é incerto

Pouco se conhece sobre os efeitos das mudanças climáticas globais nos diversos ecossistemas brasileiros. Apesar de alguns fenômenos observados evidenciarem uma relação entre as mudanças climáticas globais e alterações na biodiversidade animal e vegetal dos ecossistemas, as informações não são muito precisas. Provavelmente, a seca na região do semi-árido nordestino será mais intensa, mas as conseqüências exatas sobre as espécies de plantas e animais desse ecossistema ainda são uma incógnita. O aumento da temperatura média global poderá causar o declínio populacional de plantas e animais e já tem sido observado que algumas espécies de árvores têm florescido mais cedo. Além disso, já foi atribuída às mudanças climáticas a proliferação de certas espécies de insetos.

Os ecossistemas brasileiros responderão diferentemente às modificações climáticas globais, mas ainda não é possível determinar quais biomas serão mais afetados nem como isso ocorrerá, pois ainda não existem estudos científicos conclusivos. Em alguns casos, o desconhecimento pode ser prejudicial para o planejamento regional a longo prazo. Segundo Paulo Tagliane, professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o planejamento costeiro brasileiro não tem levado em consideração as alterações ambientais a longo prazo. Ele afirma que, ainda se assume que o clima e outras variáveis são relativamente estáveis. "Isso pode ser prejudicial para o planejamento costeiro, no que diz respeito, por exemplo, à implantação de construções no litoral, pois sabe-se que o aumento da temperatura está diretamente relacionado à elevação dos níveis do mar devido ao aumento das concentrações dos gases do efeito estufa", explica ele.

Tagliane afirma também que as alterações climáticas sobre a costa brasileira ainda são imperceptíveis, o que não significa que ela não será afetada. Ele conta que a relação entre as alterações climáticas globais e a redução de estoques pesqueiros brasileiros é pouco conhecida.

José Domingos Gonzalez Miguez, coordenador-geral de Mudanças Globais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), afirma que os estudos de vulnerabilidade dos ecossistemas brasileiros são muito importantes para a elaboração de programas específicos, que visem a adaptação aos impactos climáticos. Ele diz que, como os impactos são diferentes em cada região, os programas teriam que ser elaborados também regionalmente. "Existem estudos preliminares que apontam tendências, mas ainda há incerteza da relação dos fenômenos que estão ocorrendo e sua atribuição à mudança do clima. Contudo, há necessidade de aumentar as pesquisas nessas áreas, considerando a falta de modelos detalhados que indiquem cenários de aumento de temperatura e precipitação até 2100".

Apesar de importantes, os programas regionais ainda não estão sendo empregados. Um dos motivos é que ainda não existe uma metodologia de pesquisa eficaz. Além disso, o Brasil ainda está em estágio inicial nos estudos sobre mudanças climáticas.

Os estudos regionais são importantes para determinar como o clima pode influenciar a biodiversidade de cada ecossistema, utilizando programas computacionais específicos que podem modelar e prever o comportamento de cada bioma. Miguez diz que o nível de detalhamento desse tipo de estudo demanda muito tempo para ser concluído, mas já existem algumas iniciativas nacionais. "A maioria dos estudos utilizam informação dos modelos de circulação global (que analisam tanto a biosfera como a atmosfera), que na maior parte dos casos são simplificados no que diz respeito a modelagem do hemisfério sul pois foram elaborados para fazer simulações nas condições dos países do hemisfério norte (onde estão os centros que desenvolvem os modelos). Uma simulação dessas utiliza modelos que projetam o que acontecerá, em 100 anos, em 50000 pontos da biosfera e 20 pontos na atmosfera, ou seja é feito o equacionamento dinâmico em cerca de um milhão de pontos", explica o pesquisador. Segundo ele, há ainda outros tipos de estudo, que analisam a implicação de um dado aumento de temperatura (2 ou 3º C) em um sistema ou impactos socioeconômicos de eventos extremos em doenças como dengue e malária. "Esse último tipo de estudo está sendo desenvolvido pela Fundação Osvaldo Cruz", exemplifica. "Outros estudos analisam efeitos específicos sobre espécies", completa.

Miguez diz que os impactos adversos projetados pelo IPCC, que apontam várias conseqüências sobre os ecossistemas naturais, dão uma idéia da vulnerabilidade dos ecossistemas brasileiros. Entre os efeitos podem estar: a redução geral no potencial de produção agrícola na maior parte das regiões tropicais e subtropicais; a disponibilidade reduzida de água em regiões onde já era escassa; o risco maior de enchentes; e maior demanda por refrigeração devido a maiores temperaturas no verão, entre outros efeitos.

(JS)