Virgilio Almeida é o vencedor do Prêmio FCW de Ciência 2023

Professor emérito da UFMG e especialista em inteligência artificial foi escolhido por júri de notáveis e receberá o Prêmio da Fundação Conrado Wessel em outubro

Por Fundação Conrado Wessel

Virgilio Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial, é o vencedor do Prêmio FCW de Ciência em 2023. Concedido anualmente pela Fundação Conrado Wessel, o Prêmio reconhece este ano um pesquisador de excelência na área de Ciência da Computação. O Prêmio, no valor de R$ 400 mil, será entregue em cerimônia em outubro, em São Paulo.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido escolhido para o Prêmio FCW, que marca a primeira vez que é atribuído à Ciência da Computação. O Prêmio representa uma valorização da pesquisa nessa área dinâmica e que conta com uma comunidade de pesquisadores brilhantes. Espero que a concessão do Prêmio ajude a atrair talentos para um campo de extrema importância para o futuro do Brasil”, disse Almeida.

Virgilio Augusto Fernandes Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Harvard University. Pesquisador 1A do CNPq, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Formou-se engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-RJ e doutorado em ciência da computação pela Vanderbilt University. Seus interesses atuais em pesquisa são especialmente o impacto social dos algoritmos e governança e políticas públicas para tecnologias digitais.

A escolha de Almeida foi feita pela Comissão Julgadora, presidida por Helena Nader (professora emérita da Escola Paulista de Medicina e presidente da ABC) e composta por: Avelino Zorzo (coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da Capes/MEC), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep), Demi Getschko (diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br), Fabio Cozman (diretor do Center for Artificial Intelligence – C4AI), Jacques Wainer (professor do Instituto de Computação da Unicamp), Marcio de Castro Silva Filho (diretor científico da FAPESP), Ricardo Galvão (presidente do CNPq) e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

“O Prêmio FCW de Ciência é um dos maiores e mais tradicionais prêmios científicos no Brasil”, disse Nader, que destacou a decisão de premiar este ano um pesquisador em Ciência da Computação, “área extremamente importante e na qual o Brasil tem tido posição de destaque”.

Carlos Vogt, diretor presidente da Fundação Conrado Wessel, cumprimentou o júri pela escolha. “Virgilio Almeida é um nome reconhecido nas Ciências da Computação e um pesquisador que tem se dedicado nos últimos anos à uma questão fundamental de nosso tempo, que é a inteligência artificial. É titular da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde se pensa nos impactos futuros da computação, e é também um poeta”, disse.

“Recebi uma ligação do professor Carlos Vogt, que me informou que fui selecionado para receber o Prêmio FCW de Ciência 2023. Essa notícia me encheu de alegria. Gostaria de expressar minha gratidão à FCW e ao júri por me agraciarem com esse prestigioso reconhecimento”, disse Almeida.

O Prêmio FCW de Ciência é concedido desde 2002 a uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país. Saiba mais sobre o Prêmio e conheça seus ganhadores em: www.fcw.org.br/ciencia.

Virgilio Almeida foi um dos entrevistados na primeira edição da revista FCW Cultura Científica, que teve como tema “Chatbots e Inteligência Artificial”. Leia a entrevista em www.fcw.org.br/culturacientifica-ia-virgilioalmeida.

Fotos: Lucas Braga/UFMG e FCW.